Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12623
Tipo do documento: Dissertação
Title: M-learning e realidade virtual aplicados ao ensino técnico de agropecuária
Other Titles: M-learning and virtual reality applied to agricultural technical education
Authors: Compto, Gabriel Pinheiro
Orientador(a): Marino, Tiago Badre
Primeiro membro da banca: Cruz, Sergio Manuel Serra da
Segundo membro da banca: Nascimento, Bruno Santos do
Keywords: M-Learning;Realidade Virtual;TICs na Educação;Técnico em Agropecuária;Virtual Reality;ICTs in Education;Agriculture and Faming technician
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COMPTO, Gabriel Pinheiro. M-learning e realidade virtual aplicados ao ensino técnico de agropecuária. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.
Abstract: O presente trabalho constitui uma investigação sobre as potencialidades do M-Learning (aprendizagem móvel) e Realidade Virtual no curso técnico em Agropecuária, tendo em vista que essas ferramentas tecnológicas podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na Amazônia, área geográfica onde está inserido o Campus Tefé. As ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para sanar dificuldades de acesso ao local de estudo, aproximando o aluno ao experimento que se pretende abordar, tendo em vista que o uso de passeios virtuais em ambientes de Realidade Virtual através de dispositivos móveis já é uma realidade vivida na educação. Este projeto possui como delimitação o uso de tecnologias móveis, em especial smartphones e o uso de Realidade Virtual Imersiva no curso técnico de nível médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tefé. O objeto deste projeto é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas do curso de nível médio técnico em Agropecuária, nas suas diversas séries, por intermédio do uso dos conceitos de M-Learning e Realidade Virtual. Os seus objetos específicos são: aplicar o conceito de aprendizagem móvel nas disciplinas do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Aplicar um aplicativo móvel de Realidade Virtual Imersiva nos alunos do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Investigar o impacto da Realidade Virtual Imersiva através de um ambiente virtual e óculos VR de baixo custo no curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé. O referencial teórico desta pesquisa parte do princípio que o uso de M-Learning e Realidade Virtual podem ser inseridos no processo de ensino de aprendizagem nos cursos de agropecuária. Desta forma, foram levantados os estados da arte sobre “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”, “M-Learning”, “Realidade Virtual e Aplicações da Realidade Virtual na Educação”. A pesquisa deste projeto de dissertação foi dividida em três etapas: 1ª Etapa – levantamento dos dados das pesquisas referentes ao tema do projeto; 2ª Etapa – desenvolvimento do projeto e aplicação do projeto, para tal foi utilizada a pesquisa-ação; 3ª Etapa – análise dos resultados e finalização da escrita da dissertação. A pesquisa evidenciou que o uso TICs, em particular smartphones e Realidade Virtual, podem ser inseridas no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico de nível médio em Agropecuária e que o aluno ao ser imerso nesse ambiente virtual pode aprender com as interações de objetos dispostos no ambiente de Realidade Virtual.
Abstract: This Project is a research about the potentialities of M-Learning (mobile learning) and Virtual Reality in the technical course in Farming, considering that these technological tools can enhance the teaching-learning process in the Amazon, geographic area where it is located the Campus Tefé. Technological tools can be used to solve difficulties of access to the study site, bringing the student closer to the experiment to be approached, considering that the use of virtual tours in Virtual Reality environments through mobile devices is already a reality lived in education. This project has delimitation the use of mobile technologies, especially smartphones and the use of Immersive Virtual Reality in the technical high school course in Farming from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Tefé. The object of this project is to contribute to the teaching-learning process of the subjects of the technical high school course in Farming, in its several grades, through the use of the concepts of M-Learning and Virtual Reality. Its specific objects are: Apply the concept of mobile learning in the subjects of the technical course in Farming of IFAM - Campus Tefé; Apply an immersive virtual reality mobile application to the students of the technical course in Farming of IFAM - Campus Tefé; To investigate the impacts of Immersive Virtual Reality through a virtual environment and low cost VR glasses in the technical course in Farming of IFAM - Campus Tefé. The theoretical framework of this research presumes that the use of M-Learning and Virtual Reality can be placed in the teaching process of learning in agriculture courses. Thus, the state of the art on Use of Information and Communication Technologies in Education, M-Learning, Virtual Reality and Applications of Virtual Reality in Education were raised. The research of this dissertation project was divided into three stages: 1st Stage - survey of research data related to the project theme; 2nd Stage - project development and project application, for this purpose was used action research; 3rd Stage - analysis of the results and finalization of the dissertation writing. The research evidenced that the use of ICTs, in particular smartphones and Virtual Reality, can be placed in the teaching-learning process of the high school technical course in Farming and that the student being immersed into a virtual environment can learn from the interactions of objects arranged. in the Virtual Reality environment.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12623
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Gabriel Pinheiro Compto.pdf7.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.