Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12660
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Erivaldo Erbo Alves dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:35Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:35Z-
dc.date.issued2019-04-23
dc.identifier.citationSANTOS, Erivaldo Alves Erbo dos. Minhobucket - Uma ferramenta de apoio pedagógico para o ensino e aprendizagem. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12660-
dc.description.abstractAs ferramentas pedagógicas estão sendo muito difundidas para o ensino e a aprendizagem. Essas ferramentas são criadas com o objetivo de facilitar o aprendizado se utilizadas para fins pedagógicos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo criar, conhecer e analisar o kit Minhobucket enquanto ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem, bem como avaliar sua utilização junto aos alunos do Curso de Bacharel em Zootecnia do IFCE – Campus Crato (Ceará). A pesquisa trilhou caminhos nos moldes da pesquisa-ação e participante, com abordagem qualitativa investigando os aspectos subjetivos e quantitativos com a expectativa de mensurar ou quantificar a partir de intensos modelos matemáticos e dados estatísticos pela busca de explicações ou soluções que esclareçam fenômenos observados. Como percurso metodológico se utilizou da revisão bibliográfica sobre o assunto. Recrutou-se 20 alunos para a realização das atividades de pesquisa, que entre elas, utilizou-se de questionário semiestruturado, oficina, experimento e a reaplicação de questionário. Para a análise dos dados referentes ao questionário, utilizou-se o tabelamento das respostas por meio do software Microsoft Excel com gráficos comparativos entre a primeira aplicação do questionário e a segunda no que resultou em um avanço na averiguação da assimilação dos assuntos trabalhados. Para análise da ferramenta pedagógica Minhobucket, o experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizados, com cinco tratamentos em proporções diferentes entre esterco bovino e capim-colonião e quatro repetições, inoculando em cada, 3 minhocas adultas e cliteladas. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias pelo teste de Scott & Knott (1974) a 5% de probabilidade, apresentando resultados importantes na aprendizagem e no ensino dos alunos, constatando-se que a ferramenta pedagógica além de facilitar o ensino e a aprendizagem, também é uma ferramenta adequada para a criação e multiplicação de minhocas, onde nos substratos à base de EB (100%) e 25% de CC + 75% de EB, não houve diferença estatística, mas apresentaram maiores quantitativos de minhocas, sugerindo melhores habitats para a reprodução das mesmas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMinhoculturapor
dc.subjectVermicompostagempor
dc.subjectCompostopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMinhocaspor
dc.subjectVermicultureeng
dc.subjectVermicompostingeng
dc.subjectComposteng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectWormseng
dc.titleMinhobucket - Uma ferramenta de apoio pedagógico para o ensino e aprendizagempor
dc.title.alternativeMinhobucket - A pedagogical support tool for teaching and learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPedagogical tools are being very widespread for teaching and learning. These tools are created with the aim of facilitating learning if used for pedagogical purposes. In this context, the work aims to create, know and analyze the Minhobucket kit as a pedagogical tool for teaching and learning, as well as to evaluate its use with the students of the Bachelor of Animal Science course of IFCE – Campus Crato (Ceará). The research has walked paths in the form of action-research and participant, with a qualitative approach investigating the subjective and quantitative aspects with the expectation of measuring or quantifying from intense mathematical models and statistical data The search for explanations or solutions that clarify observed phenomena. As a methodological route, the literature review was used. Twenty students were recruited to perform the research activities, which among them used a semi-structured questionnaire, workshop, experiment and the reapplication of a questionnaire. For the analysis of the data regarding the questionnaire, we used the tabulation of responses using Microsoft Excel software with comparative graphs between the first application of the questionnaire and the second one in which resulted in a breakthrough in the investigation of assimilated subjects. For the analysis of the Pedagogical tool Minhobucket, the experiment was carried out in a completely randomized design, with five treatments in different proportions between bovine manure and guinea-grass and four replications, inoculated in each, 3 Adult worms and cliteladas. The data were subjected to analysis of variance and the averages by the Scott & Knott Test (1974) at 5% probability, presenting important results in the learning and teaching of the students, noting that the pedagogical tool in addition to facilitating the teaching and Learning, is also an appropriate tool for the creation and multiplication of earthworms, where in the EB-based substrates (100%) and 25% of CC + 75% of EB, there was no statistical difference, but showed higher quantitative of earthworms, suggesting better habitats for reproduction of them.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 854.161.427-15por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Francisca Alves de
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 873.724.283-00por
dc.contributor.referee1Silva, Erllens Éder Silva
dc.contributor.referee2Santos, Francisco Galberto Barros dos
dc.creator.IDCPF: 984.775.524-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7721357091032980por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66959/2019%20-%20Erivaldo%20%20Erbo%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5087
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-09-27T20:48:22Z No. of bitstreams: 1 2019 - Erivaldo Erbo Alves dos Santos.pdf: 1472606 bytes, checksum: 8f4d2545909158ecadbf0665288032f7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T20:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Erivaldo Erbo Alves dos Santos.pdf: 1472606 bytes, checksum: 8f4d2545909158ecadbf0665288032f7 (MD5) Previous issue date: 2019-04-23eng
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019 - Erivaldo Erbo Alves dos Santos.pdf1.44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.