Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12671
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Tempo e espaço das transformações do Rio Botas no bairro de Comendador Soares: um estudo de caso |
Other Titles: | Time and space of the transformations of the Botas River in the neighborhood of Comendador Soares: a case study |
Authors: | Pereira, Francine Melo Santos |
Orientador(a): | Pereira, Jorge Luiz de Goes |
Primeiro membro da banca: | Bahia, Bruno Cardosos de Menezes |
Segundo membro da banca: | Vieira, William de Souza |
Keywords: | Percepção Ambiental;História Oral;Conscientização;Environmental Perception;Oral History;Awareness |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Jun-2019 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | PEREIRA, Francine Melo Santos. Tempo e espaço das transformações do Rio Botas no bairro de Comendador Soares: um estudo de caso. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Abstract: | A questão das transformações ocorridas nos rios da Baixada Fluminense, especificamente o Rio Botas, situado no bairro de Comendador Soares, Município de Nova Iguaçu, é bem preocupante, pois são dezenas de resíduos despejados diariamente nesses rios. Os objetivos da pesquisa são analisar as transformações ocorridas no Rio Botas, as políticas adotadas no tratamento dos recursos hídricos e identificar a percepção ambiental dos moradores da região e suas memórias sobre o rio Botas em sua origem. A pesquisa adotou a metodologia de estudo de casos, trabalho de campo auxiliada por instrumentos como: observação participante, pesquisa bibliográfica e levantamento iconográfico. O método da História Oral foi utilizado como recurso fundamental para a pesquisa, as entrevistas foram abertas e as mesmas foram realizadas através de um roteiro semiestruturado com blocos de questões e registros fotográficos realizados no local da pesquisa. Diante aos dados coletados da pesquisa espera-se que os moradores tenham um novo olhar de conscientização e responsabilidade, as instituições escolares do bairro continuem com ativiades e projetos ambientais e as autoridades realizem de fato seus projetos de melhoria no Rio Botas e no bairro. |
Abstract: | The question of the transformations that occurring in the rivers of the Baixada Fluminense, specifically the Rio Botas, located in the neighborhood of Comendador Soares, Municipality of Nova Iguaçu is very worrying, as dozens of waste are dumped daily in these rivers. The objectives of the research are to analyze the changes in Rio Botas, the policies adopted in the treatment of water resources and to identify the environmental perception of the inhabitants of the region and their memories about the Botas river in its origin. The research adopted the methodology of case study, fieldwork aided by instruments such as participant observation, bibliographical research and iconographic survey. The oral history method was used as a fundamental resource for the research, the interviews were opened and they were carried out through a semi- structured script with question blocks and photographic records carried out at the research site. Given the data collected from the survey, the residents are expected to have a new look of awareness and responsibility, the school institutions in the neighborhood continue with activities and environmental projects and the |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12671 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Francine Melo Santos Pereira.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.