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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas das trajetórias de formação de jovens trabalhadores estudantes.
Otros títulos: Narratives of the training trajectories of young student workers.
Autor: Silva, Natalina Aparecida Gomes da
Orientador(a): Costa, Adriana Alves Fernandes
Primeiro coorientador: Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Alves, Bruna Molisani Ferreira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Palabras clave: narrativas;formação;jovens trabalhadores;Educação Profissional;narratives;young workers;Professional Education;formation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 4-jul-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Natalina Aparecida Gomes da. Narrativas das trajetórias de formação de jovens trabalhadores estudantes. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Resumen: O presente estudo teve como questão investigativa as narrativas sobre as trajetórias de formação dos jovens trabalhadores estudantes, frequentadores do curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente, concluintes no primeiro semestre de 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Governador Valadares. Diante disso, o objetivo principal foi conhecer, explicitar e analisar os elementos formativos de tais histórias. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumento de produção de dados um questionário, cujo alvo foi delinear o perfil da turma, de modo a coletar apontamentos sociais sobre os discentes: idade, sexo, motivos que propiciaram o estudo em um curso técnico, quais suas expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais. Além disso, também utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada com uma amostra referente aos participantes do referido curso. O roteiro temático foi estruturado de forma a compreender quais foram as experiências vivenciadas e como estas impactaram a formação do público abordado. Os resultados apontam um alunado constituído, majoritariamente, por jovens que compõem faixa etária de 18 e 29 anos, participantes do Programa de Assistência Estudantil – PAE, declarantes da cor da pele como pardos e do gênero feminino, trabalham ou estão à procura dele e, possuem como motivação primordial, a inserção no mundo do trabalho. Além deste aspecto, também constatamos o impacto desta formação profissional na configuração da vida civil dos sujeitos, isto é, colaboram em formas mais autônomas de existência e contribuem no auxílio do orçamento familiar. Portanto, tratase de um desencadeamento educacional e também social visto que interfere na configuração do viver dos indivíduos. Consideramos ainda que o estudo, ora apresentado, está em consonância com as pesquisas realizadas sobre juventudes, é relevante para o seu contexto direto - IFMG/GV - por ser inédito, contribui para o aprimoramento de políticas que tratam sobre a temática Educação Profissional.
Abstract: The present study had as investigative question the narratives about the training trajectories of the young workers students, students of the Technical Course in Subsequent Work Safety, concluding in the first semester of 2019, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus. Valadares Governor. Given this, the main objective was to know, explain and analyze the formative elements of such stories. The methodology, predominantly qualitative, had as a data production instrument a questionnaire, whose aim was to delineate the class profile, in order to collect social notes about the students: age, gender, reasons that led to the study in a technical course, which your expectations, educational, personal and professional needs. In addition, we also used the semi-structured interview, conducted with a sample of participants of that course. The thematic script was structured to understand what were the experiences and how they impacted the formation of the approached public. The results show that most of the students from 18 to 29 years old, participants of the Student Assistance Program (PAE), brown skinned and female, work or are looking for them. Their main motivation is their insertion in the world of work. In addition to this aspect, we also note the impact of this vocational training in the configuration of the subjects' civil life, that is, they collaborate in more autonomous forms of existence and contribute to the help of the family budget. Therefore, it is an educational as well as social triggering as it interferes with the configuration of the individuals' lives. We also consider that the study, presented here, is in line with the research conducted on youths, is relevant to its direct context - IFMG / GV - because it is unprecedented, contributes to the improvement of policies that address the theme Vocational Education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12682
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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