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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12698
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Romaro Antonio | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:17:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:17:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Romaro Antonio. A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica: elo entre o conhecimento empírico e o escolarizado. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12698 | - |
dc.description.abstract | Motivados pelo processo histórico e social na formação de mais de 138 (cento e trinta e oito), comunidades remanescentes de quilombos, identificadas no estado do Amapá, e buscando compreender o processo de ensinagem da matemática escolar com foco no cotidiano destes grupos sociais, realizamos uma pesquisa, fundamentada nas ideias de Ubiratan D’Ambrosio, sobre a etnomatemática vivenciada em uma comunidade remanescente de quilombo. O objetivo foi investigar a relação da cultura com o saber escolarizado e a forma que o ensino dialoga com a realidade local. Os sujeitos da pesquisa são professores, pedagogos e alunos da Escola Municipal Goiás, localizada no distrito do Coração, divisa entre os municípios de Macapá, Santana e Mazagão Velho no estado do Amapá. Utilizamos técnicas de entrevistas e observação, com foco na prática pedagógica dos professores de matemática na escola. Os resultados obtidos apontam para uma educação escolarizada com foco na valorização da cultura local e que fortalece as relações étnicas na busca por igualdade e estabelece um resgate artístico-cultural de importantes movimentos como Marabaixo e atuação dos ladrões de Marabaixo. Encontram-se reunidos aqui, um conjunto de atividades, projetos e ações que potencializam a educação na escola e que foi objeto da pesquisa. Esperamos que este trabalho contribua para reflexões sobre currículos, que possam contribuir com a divulgação e com discussões sobre as comunidades quilombolas neste país. Por fim, esperamos que efetivamente os ensinos pautados nos valores étnicos possam ocupar o protagonismo educacional na valorização da realidade dos alunos e no reconhecimento dos saberes não escolarizados. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Quilombolas | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Amapá | por |
dc.subject | Ethnomathematics | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica: elo entre o conhecimento empírico e o escolarizado | por |
dc.title.alternative | Ethnomathematics as a principle of socio-cultural valorization in a quilombola community in the Amazon region: link between empirical and schooled knowledge | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Motivated by the historical and social process in the formation of more than 138 (one hundred and thirty-eight), remaining communities of quilombos, identified in the state of Amapá, and seeking to understand the teaching process of school mathematics focusing on the daily life of these social groups. a research, based on Ubiratan D'Ambrosio's ideas, about the ethnomathematics experienced in a remnant quilombo community. The objective was to investigate the relationship of culture with schooled knowledge and the way that teaching dialogues with the local reality. The research subjects are teachers, educators and students of the Goiás Municipal School, located in the district of the Heart, border between the municipalities of Macapá, Santana and Mazagão Velho in the state of Amapá. We used interviews and observation techniques, focusing on the pedagogical practice of mathematics teachers at school. The results point to a schooled education focused on the valorization of the local culture and that strengthens the ethnic relations in the search for equality and establishes an artistic and cultural rescue of important movements such as Marabaix and thieves of Marabaix. Here are gathered a set of activities, projects and actions that enhance education at school and that was the object of research. We hope this work will contribute to reflections on curricula that may contribute to the dissemination and discussions about quilombola communities in this country. Finally, we hope that effectively the teachings based on ethnic values can occupy the educational role in valuing the reality of students and the recognition of unschooled knowledge. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 545.417.927-34 | por |
dc.contributor.referee1 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, José Sávio Bicho de | |
dc.contributor.referee3 | Mattos, Sandra Maria Nascimento de | |
dc.creator.ID | CPF: 096.006.596-21 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1204242293372513 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas contemporâneas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A.; FREITAS, L. C. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1153-1174, 2013. ANASTASIOU, L.G.C. (2015). Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Santa Catarina: UNIVILLE. ARAÚJO, C. H.; LUZIO, N. Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e equidade no Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton. (1963). AUSUBEL, D. P. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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