Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12705
Tipo do documento: Dissertação
Title: O papel da biblioteca escolar na formação de leitores: a experiência da biblioteca do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, MG, na formação de leitores nos cursos de nível médio
Authors: Santos, Rejane Valéria
Orientador(a): Berenblum, Andrea
Primeiro membro da banca: Giambiagi, Irene
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Keywords: Biblioteca Escolar;Formação de leitores;Instituto Federal de Minas Gerais;School library;Reader training
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Rejane Valéria. O papel da biblioteca escolar na formação de leitores: a experiência da biblioteca do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, MG, na formação de leitores nos cursos de nível médio. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O presente trabalho aborda o papel da Biblioteca Escolar na formação do leitor, alunos do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. A pesquisa parte da concepção de Biblioteca Escolar enquanto espaço que oferta condições de acesso ao acervo bibliográfico, mas que também se constitui como um espaço de aprendizagem, assim traremos o debate para o cenário local, explorando as questões que envolvem tal formação a partir do seguinte problema de pesquisa: a Biblioteca Professor Pedro Valério realmente contribui na formação de leitores? Considerando-se a problemática apresentada, este estudo tem como objetivo geral investigar o desempenho da biblioteca Professor Pedro Valério na formação do leitor. A pesquisa pretendeu avançar no conhecimento sobre a função, desempenho e papel da Biblioteca Escolar, a partir dos estudos da área, buscando indagar sobre contribuições potenciais ou reais da Biblioteca Professor Pedro Valério na formação do leitor. Contribuindo para o importante debate sobre a biblioteca como espaço de aprendizagem no campo das pesquisas em educação e em biblioteconomia no Brasil. Questões importantes também são levantadas sobre o papel dos bibliotecários e de professores nesse cenário, abordando as formas pelas quais suas práticas podem se relacionar, influenciando a Biblioteca Escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com informações coletadas a partir de questionários e entrevista semiestruturada com alunos do 3º ano do curso de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, professores do respectivo curso e a Coordenação Geral do Ensino Médio e Técnico. A pesquisa identificou como positivos a autonomia da biblioteca, para realizar atividades de formação de leitores e a importância da articulação de professores, bibliotecários e coordenadores, como agentes determinantes para que a biblioteca atue na efetiva formação do leitor.
Abstract: The present work discusses the role of the school library in the formation of the reader, students of the Instituto Federal de Minas Gerais, São João Evangelista Campus. The research starts from the conception of the school library as a space that offers conditions of access to the bibliographic collection, but also constitutes a learning space, so we will bring the debate to the local scenario, exploring the issues that involve such formation from the following: research problem: Does the Professor Pedro Valério Library really contribute to the formation of readers? Considering the problem presented, this study aims to investigate the performance of the library Professor Pedro Valério in the formation of the reader. The research aimed to advance the knowledge about the function, performance and role of the school library, from the studies of the area, seeking to inquire about the potential or real contributions of the Professor Pedro Valério Library in the formation of the reader. Contributing to the important debate about the library as a learning space in the field of research in education and library science in Brazil. Important questions are also raised about the role of librarians and teachers in this scenario, addressing the ways in which their practices can relate, influencing the school library. A qualitative research was conducted with information collected from questionnaires and semi-structured interviews with students of the 3rd year of the Nutrition and Dietetics course of the Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, teachers of the respective course and general teaching coordination. The research identified as positive the autonomy of the library to perform reader training activities and the importance of the articulation of teachers, librarians and coordinators, as determining agents for the library to act in the effective formation of the reader.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12705
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Rejane Valéria Santos.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.