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dc.contributor.authorPinto, Maria Lúcia Barbosa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:54Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:54Z-
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationPINTO, Maria Lúcia Barbosa. Investigando a formação docente no processo de expansão do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12711-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise sobre a formação continuada dos docentes no processo de expansão do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus São João Evangelista (SJE). O objetivo principal dessa investigação foi identificar e analisar o processo de formação continuada dos docentes do campus SJE, apurando os reflexos da formação do doutorado em Fitotecnia na carreira docente, em sua prática pedagógica, na formação discente e no desenvolvimento institucional e local. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso de base empírica, com abordagem qualitativa e suporte quantitativo para subsidiar as análises e interpretações dos dados. Para a coleta de dados foi utilizada análise documental de Leis, Decretos, Resoluções, Editais e registros de documentos em Arquivos do Setor de Gestão de Pessoas de SJE. As técnicas e instrumentos utilizados na continuidade da investigação foram observação, questionário aplicado aos onze docentes participantes do doutorado especificado, entrevista com dois gestores que participaram das negociações para implementar a realização desse doutorado, pesquisa documental e registros funcionais de servidores. Inicialmente foi feito o estudo do referencial teórico para embasar o trabalho de campo. Assim, foi feita a contextualização histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, no período compreendido entre o processo de industrialização do país até o presente momento, para compreensão da influência do processo produtivo no sistema educacional. Também se abordou a formação docente para a EPT, buscando considerações sobre os saberes necessários ao professor dessa modalidade de ensino. Os dados foram analisados por meio de quadros e gráficos, e as falas foram comparadas com as reflexões teóricas. Por meio dessa investigação, acredita-se que foi possível elucidar situações sobre a formação continuada no campus SJE, contribuindo para uma reflexão sobre a educação profissional nas instituições de ensino técnico e tecnológico, bem como se verificou que essa modalidade de educação tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão, porém tem sofrido ameaças pelo atual momento político-econômico.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectTeacher knowledgeeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.titleInvestigando a formação docente no processo de expansão do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista.por
dc.title.alternativeInvestigating teacher training in the expansion process of the Federal Institute of Education Sciences and Technology of Minas Gerais - São João Evangelista Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work presents an analysis on the continued formation of the teachers in the expansion process of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) - São João Evangelista Campus (SJE). The main objective of this research was to identify and analyze the process of continuous training of teachers at the SJE campus, assessing the reflections of the PhD training in Phytotechnics in the teaching career, in their pedagogical practice, in student training and in institutional and local development. The research was set up as an empirical case study with a qualitative approach and quantitative support to support the analyzes and interpretation of the data. The collection of data was based upon documentary analysis of Laws, Decrees, Resolutions, Records and records of documents in files of the Sector of People Management of SJE. The techniques and instruments used in the continuity of the research were observation, questionnaire given to the eleven professors participating in the specified doctorate, interview with two managers who participated in the negotiations to implement the accomplishment of this doctorate, documentary research and functional records of servers. Initially the study of the theoretical reference was made to support the field work. Thus, the historical contextualisation of Professional and Technological Education (EPT) was made in Brazil, in the period between the industrialization process of the country up to the present moment, in order to understand the influence of the productive process on the educational system. It also addressed teacher education for EPT, seeking considerations about the knowledge needed for the teacher of this type of education. The data were analyzed by means of tables and graphs, and the speeches were compared with the theoretical reflections. Through this research, it is believed that it was possible to elucidate situations about continuing education at the SJE campus, contributing to a reflection on professional education in technical and technological education institutions, and it was found that this type of education has contributed to the research and extension activities, but has been threatened by the current political and economic moment.por
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee1IDMG 3.255.174por
dc.contributor.referee1ID559.099.496-91por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee2Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0849-4928por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee3Puggian, Cleonice
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3033623305822611por
dc.creator.IDMG 3.255.174por
dc.creator.ID559.099.496-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4291132166723535por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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