Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12715
Tipo do documento: Dissertação
Title: Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista
Other Titles: Contributions of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) for the graduates of the degree course in Mathematics of the Instituto Federal Minas Gerais - São João Evangelista Campus
Authors: Oliveira, Anderson Nascimento
Orientador(a): Silva, Wanderley da
Primeiro membro da banca: Silva, Wanderley da
Segundo membro da banca: Nascimento, Giovane do
Terceiro membro da banca: Oliveira, Leandro Dias de
Keywords: PIBID;Início carreira docente;Licenciatura em Matemática;Ambiente escolar;PIBID;Home teaching career;Degree in Mathematics;School environment
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Anderson Nascimento. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. 2019.81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: A presente pesquisa consiste em estudar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Tendo em vista que a intenção da pesquisa visa uma interpretação significativa dos processos pelos quais os docentes em início de carreira são submetidos, a abordagem é qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa documental, questionários e entrevistas. Como referencial teórico para a pesquisa, buscamos em Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif e Raymond (2000); Wiebusch e Ramos (2012), estudos sobre a formação inicial de professores; e em Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi e Ferreira (2015), pesquisas relacionadas ao PIBID. Além disso, buscamos alinhar as atividades desenvolvidas no PIBID com o trabalho de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e sua equipe em Guiné-Bissau, através de sua obra “Cartas a Guiné-Bissau”, de 1978. Ainda foi realizada uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista, da legislação referente ao PIBID, dos Subprojetos do PIBID submetidos à Capes em 2011e 2013, assim como dos relatórios anuais de 2011 a 2016. Após análise destes dados e do referencial teórico utilizado, foi elaborado um questionário que foi enviado aos egressos. De posse das respostas destes questionários, foi possível, principalmente, verificar, dentre os egressos, os que participaram das atividades do PIBID e que estão lecionando atualmente. Analisados os dados apresentados pelo questionário, foi realizada uma entrevista com alguns egressos, de forma a aprofundar nos objetivos propostos pela pesquisa. Com a entrevista, foi possível perceber a importância para estes egressos participarem de Programas de Iniciação à Docência, robustecendo suas vivências escolares como docentes em formação
Abstract: The present research consists in studying the contributions of the Institutional Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) for the graduates of the degree course in Mathematics of the Instituto Federal Minas Gerais - São João Evangelista Campus. Considering that the intention of the research aims at a meaningful interpretation of the processes for which early-stage teachers are submitted, the approach is qualitative. The research instruments used were: documentary research, questionnaires and interviews. As a theoretical reference for the research, we search in Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif and Raymond (2000); Wiebusch and Ramos (2012), studies on initial teacher education; and in Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi and Ferreira (2015), surveys related to PIBID. In addition, we sought to align the activities developed in PIBID with the literacy work developed by Paulo Freire and his team in Guiné-Bissau, through his work "Letters to Guinea-Bissau", 1978. An analysis of the Pedagogical Project of the Mathematics Degree Course of the Instituto Federal Minas Gerais - São João Evangelista Campus, the PIBID legislation, the PIBID Subprojects submitted to CAPES in 2011 and 2013, as well as the annual reports from 2011 to 2016. After analyzing these data and the theoretical reference, a questionnaire was prepared and sent to the graduates. With the answers of these questionnaires, it was possible, mainly, to verify, among the graduates, those who participated in the activities of PIBID and that they are currently teaching. After analyzing the data presented by the questionnaire, an interview was conducted with some graduates, in order to deepen the objectives proposed by the research. With the interview, it was possible to perceive the importance for these graduates to participate in Teaching Initiation Programs, reinforcing their school experiences as teachers in formation
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12715
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Anderson Nascimento Oliveira.pdf2019 - Anderson Nascimento Oliveira758.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.