Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12733
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Percepções sobre as práticas pedagógicas de professores de escolas situadas em áreas rurais: um estudo de caso da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo – Itaguaí - Rio de Janeiro. |
Other Titles: | Perceptions on the pedagogical practices of school teachers in rural areas: a case study of the Camilo Cuquejo Municipal School – Itaguaí - Rio de Janeiro |
Authors: | Roza, Luiz Ricardo Alves Pessoa |
Orientador(a): | Yukizaki, Suemy |
Primeiro membro da banca: | Yukizaki, Suemy |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Luiza Alves de |
Keywords: | Prática pedagógica;Escola rural;Atuação docente;Pedagogical practice;Rural school;Teaching performance |
Área(s) do CNPq: | Agronomia Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 25-Sep-2019 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | ROZA, Luiz Ricardo Alves Pessoa. Percepções sobre as práticas pedagógicas de professores de escolas situadas em áreas rurais: um estudo de caso da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo – Itaguaí - Rio de Janeiro. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Abstract: | Essa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo, situada na área rural do município de Itaguaí do interesse em conhecer as práticas docentes de professores, segundo suas próprias concepções. O estudo de caso em questão foi contextualizado com os dados pessoais e profissionais das professoras, obtidos através de um questionário, e com a análise de suas respostas a uma entrevista semi-estruturada. Como referencial teórico, a pesquisa buscou apoio em obras de Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardif, dentre outros, que refletiram sobre o fazer docente. Esse trabalho constatou que as professoras, em sua atuação profissional, preocupavam-se como os alunos que estavam aprendendo e buscavam diferentes formas de ensinar, estando atentas às suas singularidades. Esse estudo revelou, ainda, que a falta de apoio, por parte do poder público municipal, limitava a atuação profissional das professoras. |
Abstract: | This dissertation is the result of a research accomplished with teachers of the first segment of State CamiloCuquejo Elementary School, located in the rural area of Itaguaí City - Rio de Janeiro. pedagogical practices of teachers, according to their own conceptions. The case study in question was contextualized with the personal and professional data of the teachers, obtained through a questionnaire, and with the analysis of their answers to a semi structured interview. As a theoretical reference, the research sought support in works of Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardif, among others that reflected on the teaching work. This research verified that the teachers, in their professional performance, were worried about how the students were learning and looking for different ways of teaching, being attentive to their singularities. This study also revealed that the lack of support from the municipal public power, limited the professional performance of the teachers. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12733 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Luiz Ricardo Alves Pessoa Roza.pdf | 2019 - Lui Ricardo Alves Pessoa Roza | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.