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dc.contributor.authorSant'ana, Daniella Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:40Z-
dc.date.issued2020-06-25
dc.identifier.citationSANT'ANA, Daniella Alves. A interdisciplinaridade como ferramenta de promoção da alfabetização científica no ensino de química. 2020. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12747-
dc.description.abstractAtualmente, o ensino de Química ministrado nas escolas é baseado na memorização, transmissão de conteúdo e definições de leis isoladas, o que causa no aluno a falta de interesse pela matéria. Apesar de importantíssima, o fato de a Química aparecer descontextualizada e individual faz com que os alunos acreditem que ela não é necessária dentro do currículo das escolas técnicas agrícolas, dificultando, assim, sua aprendizagem. O próprio fato da formação dos professores ser fragmentada dificulta a proposta de currículo integrado, uma vez que cada disciplina fica isolada, aparentando não ter nenhuma relação entre elas. A fim de proporcionar o melhor aprendizado e promover a alfabetização científica nos alunos dentro da disciplina de Química, é preciso usar estratégias e abordagens diferenciadas. O corrente projeto propõe melhorar o ensino de Química através de uma proposta experimental interdisciplinar, relacionando a disciplina de Química com a disciplina de Qualidade de Água. O principal objetivo desse projeto é, através da interdisciplinaridade, contribuir para a alfabetização científica dos alunos envolvidos. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de questionário diagnóstico, observação, roda de conversa e posterior análise qualitativa do possível conhecimento incorporado pelos alunos envolvidos. Os resultados foram concludentes em formato de uma súmula, aspirando responder questões como: A interdisciplinaridade de fato auxilia no processo de alfabetização científica quando usada dentro do ensino da Química? A conclusão foi feita através das análises dos dadospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRoda de conversapor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectPedagogia de projetospor
dc.subjectConversation wheeleng
dc.subjectScientific educationeng
dc.subjectProject pedagogyeng
dc.titleA interdisciplinaridade como ferramenta de promoção da alfabetização científica no ensino de químicapor
dc.title.alternativeInterdisciplinarity as a tool to promote scientific literacy in the teaching of chemistryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherChemistry teaching in schools is currently based on memorization, content transmission and definitions of isolated laws, which causes the student to lack interest in the subject. Although very important, the fact that chemistry appears out of context and individual makes students believe that it is not necessary within the curriculum of agricultural technical schools, thus hindering their learning. The very fact that teacher education is fragmented makes it difficult to propose an integrated curriculum, since each subject is isolated and does not seem to have any relationship between them. In order to provide the best learning and promote scientific literacy in students within the chemistry discipline, different strategies and approaches need to be used. The current project proposes to improve the teaching of chemistry through an interdisciplinary experimental proposal, relating the discipline of chemistry with the discipline of water quality. The main objective of this project is, through interdisciplinarity, to contribute to the scientific literacy of the students involved. Data collection was performed by applying a diagnostic questionnaire, observation, conversation wheel and subsequent qualitative analysis of the possible knowledge incorporated by the students involved. The results were conclusive in a summary format, aspiring to answer questions such as: Does interdisciplinarity really help in the process of scientific literacy when used within chemistry teaching? The conclusion was made through data analysiseng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araujo
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dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee3Santos, Alexandre Augusto Oliveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932408759497691por
dc.creator.ID118.881.267-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2635469223470931por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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