Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12747
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A interdisciplinaridade como ferramenta de promoção da alfabetização científica no ensino de química |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinarity as a tool to promote scientific literacy in the teaching of chemistry |
Autor(es): | Sant'ana, Daniella Alves |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araujo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Gabriel de Araujo |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Terceiro membro da banca: | Santos, Alexandre Augusto Oliveira |
Palavras-chave: | Roda de conversa;Educação científica;Pedagogia de projetos;Conversation wheel;Scientific education;Project pedagogy |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 25-Jun-2020 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | SANT'ANA, Daniella Alves. A interdisciplinaridade como ferramenta de promoção da alfabetização científica no ensino de química. 2020. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Resumo: | Atualmente, o ensino de Química ministrado nas escolas é baseado na memorização, transmissão de conteúdo e definições de leis isoladas, o que causa no aluno a falta de interesse pela matéria. Apesar de importantíssima, o fato de a Química aparecer descontextualizada e individual faz com que os alunos acreditem que ela não é necessária dentro do currículo das escolas técnicas agrícolas, dificultando, assim, sua aprendizagem. O próprio fato da formação dos professores ser fragmentada dificulta a proposta de currículo integrado, uma vez que cada disciplina fica isolada, aparentando não ter nenhuma relação entre elas. A fim de proporcionar o melhor aprendizado e promover a alfabetização científica nos alunos dentro da disciplina de Química, é preciso usar estratégias e abordagens diferenciadas. O corrente projeto propõe melhorar o ensino de Química através de uma proposta experimental interdisciplinar, relacionando a disciplina de Química com a disciplina de Qualidade de Água. O principal objetivo desse projeto é, através da interdisciplinaridade, contribuir para a alfabetização científica dos alunos envolvidos. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de questionário diagnóstico, observação, roda de conversa e posterior análise qualitativa do possível conhecimento incorporado pelos alunos envolvidos. Os resultados foram concludentes em formato de uma súmula, aspirando responder questões como: A interdisciplinaridade de fato auxilia no processo de alfabetização científica quando usada dentro do ensino da Química? A conclusão foi feita através das análises dos dados |
Abstract: | Chemistry teaching in schools is currently based on memorization, content transmission and definitions of isolated laws, which causes the student to lack interest in the subject. Although very important, the fact that chemistry appears out of context and individual makes students believe that it is not necessary within the curriculum of agricultural technical schools, thus hindering their learning. The very fact that teacher education is fragmented makes it difficult to propose an integrated curriculum, since each subject is isolated and does not seem to have any relationship between them. In order to provide the best learning and promote scientific literacy in students within the chemistry discipline, different strategies and approaches need to be used. The current project proposes to improve the teaching of chemistry through an interdisciplinary experimental proposal, relating the discipline of chemistry with the discipline of water quality. The main objective of this project is, through interdisciplinarity, to contribute to the scientific literacy of the students involved. Data collection was performed by applying a diagnostic questionnaire, observation, conversation wheel and subsequent qualitative analysis of the possible knowledge incorporated by the students involved. The results were conclusive in a summary format, aspiring to answer questions such as: Does interdisciplinarity really help in the process of scientific literacy when used within chemistry teaching? The conclusion was made through data analysis |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12747 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - Daniella Alves Sant'ana.pdf | 2020 - Daniella Alves Sant'ana | 5.26 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.