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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBarros, Francisco Janio Cortezão
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:52Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:52Z-
dc.date.issued2020-07-08
dc.identifier.citationBARROS, Francisco Janio Cortezão. Contribuições das atividades produtivas do setor primário no município de Coari-AM para a aprendizagem na formação profissional. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12751-
dc.description.abstractTomando-se a elaboração de uma política pedagógica contextualizada e gerenciadora de ações transformadoras que permitam aos alunos empreenderem para a vida, o desenvolvimento local (endógeno) a escola terá grandes chances de ser potencializada, pois o fortalecimento do sujeito no campo é um dos desafios da educação no campo. Para tornar viável tal abordagem, é fundamental a elaboração de princípios que permitam aos alunos terem inserção prática desde aportes teóricos consequentes com a sua realidade. Para tanto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Coari, município do Estado do Amazonas, tem colocado em sua matriz curricular três cursos técnicos para suprir a necessidade do Setor Primário do município, que são os seguintes: Técnico em Agricultura, Técnico em Agropecuária e Técnico em Recursos Pesqueiros. No intuito de analisar a efetividade desta proposta, a presente pesquisa busca dialogar com alguns aspectos da teoria acerca do desenvolvendo regional e local no sentido de ponderar a importância que estes cursos têm para a comunidade local de alunos. A metodologia usada foi a pesquisa descritiva cujo ponto de partida foi a análise da opinião dos alunos, bem como a pesquisa bibliográfica a respeito da formação profissional no meio rural e da teoria acerca do desenvolvimento regional e local. A pesquisa contextualiza a experiência prática docente a partir da realidade rural dos microempreendedores capacitados pelos cursos oferecidos pelo IFAM Campus Coari, AM. Por fim, a pesquisa indica que os alunos preparados para atuar no setor primário esperam que os professores e o curso respondam de forma mais eficaz ao processo de capacitação à gestão e ao empreendedorismo rural, sintetizando de maneira mais enfática os aspectos teóricos e práticos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento local e regionalpor
dc.subjectPolíticas Pedagógicaspor
dc.subjectSetor Primáriopor
dc.subjectLocal and regional developmenteng
dc.subjectPedagogical Policieseng
dc.subjectPrimary Sectoreng
dc.titleContribuições das atividades produtivas do setor primário no município de Coari-AM para a aprendizagem na formação profissionalpor
dc.title.alternativeontributions of productive activities from the primary sector in the municipality of Coari-AM to learning in professional educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherTaking the elaboration of a contextualized pedagogical policy and manager of transformative actions that allows students to undertake for life, local development (endogenous) will have great chances to be potentiated, as the subject's empowerment in the field is one of the challenges of education. To make such an approach viable, it is essential to develop principles that allow students to have practical insertion from theoretical contributions consistent with their reality. To this end, the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Coari, municipality of the state of Amazonas, has placed in its curriculum three technical courses to meet the need of the Primary Sector of the municipality, which are as follows: Technical in Agriculture, Agricultural Technician and Fishery Technician. In order to analyze the effectiveness of this proposal, this research seeks to dialogue with some aspects of the theory about regional and local development in order to ponder the importance that these courses have for the local community of students. The methodology used was the descriptive research whose starting point was the analysis of the students' opinion, as well as the bibliographical research about the professional formation in the rural area and the theory about the regional and local development. The research contextualizes the practical teaching experience from the rural reality of micro entrepreneurs trained by the courses offered by IFAM Campus Coari, AM. Finally, research indicates that students prepared to work in the primary sector expect teachers and the course to respond more effectively to the process of training for management and rural entrepreneurship, by synthesizing the theoretical and practical aspects more emphatically.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.referee1Ramos, Jose Ricardo da Silva
dc.contributor.referee2Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee3Coube, Roberta Jardim
dc.creator.ID561.187.402-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0698533595575015por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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