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dc.contributor.authorCoutinho, Francelina Neta
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:07Z-
dc.date.issued2020-11-11
dc.identifier.citationCOUTINHO, Francelina Neta. Um estudo sobre a implementação do currículo integrado no IF Goiano campus avançado Hidrolândia. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12756-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou a implementação da proposta de currículo integrado no Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do IF Goiano – Campus Avançado Hidrolândia, procurando verificar os desafios enfrentados pelos profissionais e alunos envolvidos durante o processo. Investigou as ações integradoras praticadas no cotidiano escolar, dentro da concepção de currículo integrado que visa à formação humana integral do sujeito, observando as relações teórico-práticas entre as disciplinas de formação geral e técnica. Este tema foi proposto a partir da questão de pesquisa: como se dá a implementação da integração curricular no Instituto Federal Goiano- Campus Avançado Hidrolândia no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio? Para a realização desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem de investigação qualitativa, buscando entender uma determinada situação, num contexto particular; o que caracteriza o trabalho como um estudo de caso (LUDKE e ANDRÉ, 1986), uma vez que os professores e os alunos foram questionados sobre suas percepções e expectativas sobre o processo de integração curricular no ensino profissional articulado ao ensino médio. Quanto aos instrumentos, foram utilizadas a análise documental e a observação in loco com a participação em reuniões, aulas compartilhadas e seminários, além da aplicação de questionários. Os resultados indicaram que há desafios a serem superados, mas que, através dos esforços por um trabalho coletivo e interdisciplinar, com práticas integradoras que articulam o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como princípios fundantes da organização curricular dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, os envolvidos conseguem desenvolver o currículo do ensino médio integrado em formas e níveis possíveis de integração.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo Integradopor
dc.subjectEducação Profissional Técnica de Nível Médiopor
dc.subjectFormação humana Integralpor
dc.subjectIntegrated Curriculumeng
dc.subjectTechnical and Professional Educationeng
dc.subjectIntegral human formationeng
dc.titleUm estudo sobre a implementação do currículo integrado no IF Goiano campus avançado Hidrolândiapor
dc.title.alternativestudy on the implementation of the integrated curriculum in the IF Goiano campus avançado Hidrolândiaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research analyzed the implementation of the proposed curriculum integrated in the Technical Course in Maintenance and Support in Informatics Integrated to High School of the IF Goiano - Advanced Campus Hidrolândia, seeking to verify the challenges faced by the professionals and students involved during the process. It revealed the integrative actions practiced in the school routine, within the concept of an integrated curriculum aimed at the integral human formation of the subject, observing the theoretical-practical relations between the subjects of general and technical training. This theme was proposed from the research question: How is the implementation of curricular integration at the Federal Goiano Institute- Advanced Campus Hidrolândia in the course Maintenance Technician and Support in Informatics Integrated to High School? To carry out this research, a qualitative research approach was used, seeking to understand a certain situation, in a particular context; what characterizes the work as a case study (LUDKE and ANDRÉ, 1986) in which teachers, students were asked about their perceptions and expectations of the process of curricular integration in vocational education linked to high school As for the instruments, document analysis and on-site observation with participation in meetings, shared classes and seminars were used, in addition to the application of questionnaires. The results indicated that there are challenges to be overcome, but that through efforts for collective and interdisciplinary work, with integrative practices that articulate work, culture, science and technology as founding principles of the curricular organization of technical courses integrated to High School , the objective achieved the objective of integrated high school in possible forms and levels of integration.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1ID011.522.477-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384por
dc.contributor.referee1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee2Sartorio, Lucia Aparecida Valadares
dc.contributor.referee3Boaventura, Geisa D’avila Ribeiro
dc.creator.ID073.065.566-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4439295608642844por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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