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dc.contributor.authorFeltrin, Cristina Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:23Z-
dc.date.issued2011-09-29
dc.identifier.citationFELTRIN, Cristina Silva. Instalações para suinocultura e destinação dos dejetos: uma análise ambiental no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12778-
dc.description.abstractA suinocultura é uma atividade muito importante no cenário econômico do país, porém os dejetos de suínos, se não forem corretamente tratados, tornam-se um poderoso poluidor ambiental. Por outro lado, a educação ambiental pode ser um meio de gerar reflexões e ações para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi o de propor que a Educação Ambiental seja aplicada no setor de suinocultura do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFF – Campus SVS), sendo valorada, tanto no âmbito das aulas práticas, como nas teóricas. Para tanto, foi necessário realizar uma análise ambiental do manejo dos dejetos nessas instalações, avaliando-se a percepção dos alunos a respeito dos impactos ambientais. O resultado foi: mais de 68% dos alunos não sabem dos malefícios que a má disposição dos dejetos suínos pode causar ao meio ambiente. Na etapa caracterizada pelos encontros e pesquisas de campo, os alunos verificaram que no IFF – Campus SVS as instalações de suínos estão em condições adversas, sendo assim, os alunos não evidenciam, de maneira apropriada, o correto modo de manejo dos dejetos. Após a pesquisa de campo, os alunos que participaram e os que não participaram da pesquisa foram novamente questionados para a verificação do grau de aprendizado. O resultado dessa etapa mostrou que os alunos, que participaram da pesquisa, tiveram maior índice de acertos nas respostas, o que demonstra que a aplicação das metodologias de Educação Ambiental surtem efeito, quando aplicadas efetivamente. Em conseqüência da falta de maior carga horária sobre o tema “Suinocultura e o Meio Ambiente” nas disciplinas de Gestão Ambiental e Suinocultura, além da má influência das instalações sobre o aprendizado, os alunos encontraram dificuldades em responder corretamente algumas perguntas simples dos questionários. Constatou-se também que a maioria dos alunos manifestou que as instalações precisavam de reformas, pois, como eles mesmos afirmaram, as instalações estavam precárias e faltava espaço para as aulas práticas. Assim sendo, os resultados finais intensificaram a necessidade de melhorias na Educação Ambiental e na preocupação com o manejo adequado dos dejetos no IFF - Campus SVS. Portanto é necessária uma proposta pedagógica buscando aumentar a quantidade de conteúdos relacionados à preservação do meio ambiente e ao manejo adequado para os dejetos da suinocultura. Por ser ensino agrícola, a prática de ensino voltada para a preservação do meio ambiente deveria ser evidenciada. A partir de todos os resultados encontrados nessa pesquisa, advertiu-se à direção do IFF – Campus SVS da necessidade que fossem construídas novas instalações de suinocultura, com infraestrutura adequada. Como conseqüência disto, em Abril de 2011, a direção do IFF - Campus SVS solicitou a elaboração de um novo projeto de instalações para suinocultura. Em Julho de 2011 o projeto foi concluído. Assim, considera-se que este trabalho contribuiu expressivamente para as mudanças de postura, diante da realidade apresentada, e despertou a atenção dos gestores do Instituto, colaborando para a viabilização da execução dos projetos de novas instalações.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBuildings for Pigseng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectConstruções para Suínospor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEnvironmental Educationpor
dc.titleInstalações para suinocultura e destinação dos dejetos: uma análise ambiental no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sulpor
dc.title.alternativeFacilities and disposal of hog waste: an environmental analysis at the Federal Institute Farringdon - Campus São Vicente do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe pig is a very important activity in the economic scenario of the country, but the pig manure, and if not properly treated, they become a powerful environmental polluter. On the other hand, environmental education can be a means of generating ideas and actions to improve the quality of teaching in schools. Thus, the objective of this study was to propose that environmental education is applied in the swine industry of the Farroupilha Federal Institute – Campus São Vicente do Sul (IFF - Campus SVS), and valued, both in practical classes, as in the theoretical . Thus, it was necessary to conduct an environmental analysis of waste management of these facilities, evaluating the students' perception about the environmental impacts. The result was, more than 68% of students are unaware of the harm that poor disposal of pig waste can cause to the environment. In step characterized by meetings and field research, students found that the IFF – Campus SVS facilities are pigs in adverse conditions, so students do not show, appropriately, the correct way of handling the waste. After the fieldwork, students who participated and those who did not participate in the survey were asked again to verify the degree of learning. The result of this step showed that students who participated in the survey had a higher rate of correct responses, which shows that implementation of the Environmental Education methods are effective when applied effectively. As a result of the lack of increased workload on the topic "Swine and the Environment" in the disciplines of Environmental Management and Swine, the bad influence of facilities on learning, students found it difficult to correctly answer some simple questions of the questionnaires. It was also found that most students said that the facilities needed reforms because, as they themselves said, the facilities were poor and lacked space for practical classes. Thus, the final results have intensified the need for improvements in environmental education and care for the proper management of waste at IFF – Campus SVS is therefore a necessary pedagogical proposal seeking to increase the amount of content related to the preservation of environment and proper management to pig farming waste. Because agricultural education, teaching practice dedicated to the preservation of the environment should be highlighted. From all the results found in this study, warned that the direction of the IFF - Campus SVS that need to be built new facilities for swine, with adequate infrastructure. As a consequence, in April 2011, the direction of the IFF - Campus SVS calls for a new project facilities for swine. In July 2011 the project was completed. Thus, it is considered that this work has contributed significantly to changes in posture in the face of reality presented, and attracted the attention of managers of the Institute, helping to make possible the implementation of projects for new facilities.eng
dc.contributor.advisor1Vieira, Antonio Assis
dc.contributor.advisor1ID329.269.286-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307905746544873por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Chiquieri, Julien
dc.creator.ID992.924.240-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3222812889620306por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesACSURS – Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul. Disponível em: www.acsurs.com.br. Acesso em: 30 jun.2010. ANDRADE, S.A. O movimento ambientalista brasileiro. Educação Ambiental: conceitos, história, problemas e alternativas. 2°. Ed. Brasília: MMA, 2001. ANUÁRIO 2009 DA SUINOCULTURA INDUSTRIAL. São Paulo: Edição 219, nº. 09/2008, 2009. BARCELOS, V. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BRASIL, D.M. Apontamentos sobre o valor do prejuízo ecológico. Alguns parâmetros da suinocultura em Braço do Norte. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002. BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº. 9795, de 27 de abril de 1999. Brasília, DF: Senado, 1999. BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. Lei nº. 6938, de 31 de agosto de 1981. Brasília, DF: Senado, 1981. BRASIL. Resolução do CONAMA 001. Resolução, de 23 de janeiro de 1986. Brasília, DF:1986. BRASIL. Resolução do CONAMA 237. Resolução, de 19 de dezembro de 1997. Brasília, DF:1997. CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. COELHO, M.F. Percepção dos impactos ambientais causados pelos dejetos da suinocultura na área do CEFET – Rio Pomba/MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2006. DALAVÉQUIA, M.A. Avaliação de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos de suínos. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2000. DIESEL, R.; MIRANDA, C.R.; PERDOMO, C.C. Boletim Informativo de Pesquisa – EMBRAPA Suínos e Aves e Extensão – EMATER/RS. 2002. 30p. DRHIMA Depto de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFRJ Centro Experimental de Saneamento Ambiental do, (sem citação de autor). LAGOA AREADA - Unidades de Tratamento de Esgotos – UTE – CESA-UFRJ. http://www.saneamento.poli.ufrj.br/site/pt-br/lagoa-areada/, Acesso em 19 de agosto de 2011 GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995. 57 FEE – Fundação de Economia e Estatística. Banco de Dados. Disponível em: www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/resumo/pg_municipios_detalhe.php?municipio=São +Vicente+do+Sul. Acesso em: 07 fev. 2010. FEPAM – Critérios técnicos para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos destinado à suinocultura. Disponível em: www.fepam.rs.gov.br/licenciamento/area4/17.asp. Acesso em: 15 dez. 2010. MANUAL TÉCNICO – Projeto: Controle da contaminação ambiental decorrente da suinocultura no Rio Grande do Sul, v. 1, 2 edição – Programa Nacional do Meio Ambiente – PNMA II. SPAZZIANI, M.L; FERNANDES-DA-SILVA, P.G. Planejamento e avaliação em projetos de Educação Ambiental. Curitiba, IESDE - Brasil S.A., 2006. OLIVEIRA, P.A.V. Impacto ambiental causado pelos dejetos de suínos. In: Instalações e manejo para suinocultura empresarial. São Paulo: Ícone, 1997. p. 63-83. OLIVEIRA, P.A.V. Manual de manejo e utilização dos dejetos de suínos. Concórdia: EMBRAPA-CNPSA, documentos, 27, 1993. 188p. OLIVEIRA, P.A.V.; SILVA, A.P. As edificações e os detalhes construtivos voltados para o manejo de dejetos na suinocultura. Concórdia: EMBRAPA Suínos e Aves, documentos, 113, 2006. 41p. OLIVEIRA, P.A.V. Uso Racional da Água na Suinocultura. Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br/pnma/pdf_doc/7-PauloArmando_agua.pdf. Acesso em: 10 nov. 2010. PALHARES, J.C.P. Considerações técnicas para a viabilização ambiental de uma granja de suínos. Concórdia: EMBRAPA Suínos e Aves, comunicado técnico, 364, 2004. 3p. PERDOMO, C.C.; OLIVEIRA, P.A.V. de; KUNZ, A. Sistemas de tratamento de dejetos suínos: inventário tecnológico. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, documentos, 85, 2003. 87p. SCHULTZ, G. Boas Práticas Ambientais na Suinocultura. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2007. 44p. SEGANFREDO, M.A. Gestão ambiental na suinocultura. Brasília: EMBRAPA - Informação Tecnológica, 2007. WIKIPÉDIA, a Enciclopédia Livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil. Acesso em: 14 jan. 2010.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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