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dc.contributor.authorPrates, Roberta
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:26Z-
dc.date.issued2010-11-05
dc.identifier.citationPRATES, Roberta. Análise das abordagens e discussões do conteúdo de Pedologia nos livros didáticos de Geografia. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12779-
dc.description.abstractSabe-se que as questões ambientais vêm cada vez mais sendo foco de atenção e discussão na sociedade, e neste contexto pode-se dizer que o estudo pedológico a partir do conceito, evolução, formação e uso de solo é essencial no contexto para as discussões referentes à sociedade e natureza, que são temas pertinentes à Ciência Geográfica, principalmente no Ensino Básico que atua na formação, habilidades e competências. Por esse motivo, o estudo da pedologia torna-se primordial tanto no âmbito do ensino formal (como por exemplo, conteúdo dos PCN’s), assim como na educação informal abordando a importância de seu conhecimento para a conservação, sendo este, essencial às premissas de um uso sustentável. Cabe ressaltar que embora haja um esforço no tratamento do ensino de solos relacionado à natureza em nível do Ensino Médio pelos professores de geografia, e principalmente nos conteúdos dos livros didáticos, depara-se com problemas de entendimento e transposição de conceitos, de explicações parciais e inconsistentes, e que por diversas vezes é inconsistente para a compreensão dos processos e de sua formação. Pode-se dizer que neste contexto um dos instrumentos mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem é o livro didático, o qual tem como a utilização para apresentar o estudo de conteúdos, motivar atividades que permita a construção do conhecimento, a partir da reflexão e solução de atividades, da observação de fenômenos, de acontecimentos e fatos em diferentes escalas da análise, acarretando assim no desenvolvimento da criatividade e da crítica. Desta forma, visando melhorar a qualidade dos livros didáticos em 2006 o Ministério da Educação – MEC, estabeleceu critérios para adoção desse material de Geografia através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM para 2007. Os quinze (15) livros didáticos de Ensino Médio de Geografia recomendados pelo MEC, foram analisados exclusivamente em sua abordagem de Pedologia, mas especificamente no tema Solos. Nas obras, em questão, foram analisadas e apontadas as abordagens de cada autor sobre os conteúdos relacionados a pedologia, tanto soluções fornecidas na tentativa de suprir a necessidade de entendimento quanto a conteúdos de uso e importância se seu estudo. Sugere-se assim, uma melhor organização e aprofundamento do assunto nos livros didáticos, a fim de despertar o interesse do aluno, fazendo-o entender a relação e a importância do tema com as questões cotidianas do mundo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectciência do solopor
dc.subjectgeografiapor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectsoil scienceeng
dc.subjectgeographyeng
dc.subjecttextbookseng
dc.titleAnálise das abordagens e discussões do conteúdo de Pedologia nos livros didáticos de Geografiapor
dc.title.alternativeAnalysis of approaches and discussions of the content of Pedology in the didatic books of Geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt is known that environmental issues are increasingly being focus of attention and discussion in society and, in this context, it can be said that the pedological study from the concept, evolution, formation and use of soil is essential in the context for the referring discussions to the society and nature, that are pertinent subjects to the Geographic Science, mainly in the Basic Education that acts in the formation, abilities and competences. For this reason, the study of Pedology becomes in such a way primordial in the scope of formal education (as for example the content of the PCN’s), as well as in the informal education, approaching the importance of its knowledge for the conservation, being this essential to the premises of a sustainable use. It is worth standing out that, although there is an effort of the Geography teachers in the treatment of teaching the soils related do nature in the Medium Education and mainly in contents of the didactic books, we come across problems of understanding and transposition of concepts, of partial and inconsistent explanations and that is several times unstable for the understanding of the processes and their formation. It can be said that in this context one of the most used instruments in the teaching-learning process is the didactic book, which has as its main use to present the study of contents, to motivate activities that allow the construction of knowledge from the reflection and solution of activities, from the observation of phenomena, from events and facts in different scales of the analysis, thus bringing about the development of the creativity and the criticism. Thus aiming at improving the quality of the didactic books in 2006, the Ministry of Education – MEC – established criteria for the adoption of this material of Geography through the National Program of the Didactic Book for the Medium Education – PNLEM for 2007. The fifteen (15) didactic Geography books of the Medium Education recommended by MEC were analyzed exclusively in its aspect of Pedology, but specifically in the subject soil. In the works in question, the approaches of each author on the contents related to Pedology were analyzed and pointed out, as many solutions were provided, in the attempt to supply the necessity of understanding the contents of use and importance of its study. It is suggested thus a better organization and deepening of the subject in didactic books in order to stimulate the interest of the pupil, making him understand the relation and the importance of the subject to the daily questions of the world.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Barros, Regina Cohen
dc.contributor.referee2Menezes, Juliana Magalhães
dc.creator.ID011.223.577-88por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328453048632085por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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