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dc.contributor.authorVieira, Jackson Aparecido Gomes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:29Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:29Z-
dc.date.issued2009-10-09
dc.identifier.citationVieira, Jackson Aparecido Gomes. A pesquisa científica no processo de ensinoaprendizagem: uma abordagem a partir do estudo da ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto.. 2009. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12780-
dc.description.abstractO fazer para aprender descolado dos demais saberes já não cabe como premissa pedagógica nos dias de hoje das nossas escolas, visto que é preciso utilização de novas tecnologias no processo de produzir conhecimentos flexibilizados no tempo/espaço de construção. Este trabalho teve como objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos, para a compreensão da ciência a partir de métodos e processos de investigação, que no âmbito da formação profissional na Escola Agrotécnica poderá desenvolver o espírito crítico científico do aluno do curso Técnico em Agropecuária. O trabalho foi desenvolvido por meio de um processo de ensino-aprendizagem baseado em abordagem a partir do estudo da ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto. O estudo foi desenvolvido na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus São João Evangelista). Duas turmas de alunos voluntários, compostas por 21 alunos, foram submetidas ao processo de ensino-aprendizagem. Uma turma foi trabalhada com o método tradicional de ensino e a outra com o método científico. Às duas turmas foi aplicado um questionário contendo 10 questões referentes à cultura do eucalipto. No primeiro capítulo, avaliou-se, por meio da metodologia científica, a ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto. Verificou-se que a deposição de serapilheira sobre o solo permitiu a liberação de macronutrientes para o solo, destacando-se o N e Ca. O acúmulo de serapilheira também beneficiou a fertilidade do solo, sendo verificada melhoria em quase todos os atributos avaliados, com ênfase na matéria orgânica do solo. No segundo capítulo, avaliou-se a eficiência das metodologias de ensino (tradicional e científica) no processo de ensino-aprendizagem, tendo o método científico se mostrado mais eficiente que o tradicional, pois neste os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre o assunto, além de maior interesse, por estarem descobrindo e esclarecendo suas antigas dúvidas e crenças. Esse maior aprendizado foi facilmente verificado, observando-se as notas do questionário e também as suas participações, bem efetivas durante as atividades.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologia de ensino. .por
dc.subjectCurso técnicopor
dc.subjectInterface aluno-planta-solopor
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectI study technicianeng
dc.subjectInterface student-plant-soileng
dc.titleA pesquisa científica no processo de ensinoaprendizagem: uma abordagem a partir do estudo da ciclagem de nutrientes na cultura do eucalipto.por
dc.title.alternativeThe scientific research in the teaching-learning process: an approach starting from the study of the cycling of nutrients in the culture of the eucalyptuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDoing to learn unstuck of the others know no longer it fits as pedagogic premise in the days today of our Schools, because it is necessary use of new technologies, in the process of producing knowledge flexible in the construction time/space. This work had as objective offers theoretical-methodological subsidies, for the understanding of the science starting from methods and investigation processes, that in the extent of the professional formation in the Agrotécnica School, it can develop the student's of the technical course scientific critical spirit in farming. The work was developed through a teaching-learning process based on an approach starting from the study of the cycling of nutrients in the culture of the eucalyptus. The study was developed at the School Federal Agrotécnica of São João Evangelista, today Federal Institute of Education Science and Technology of Minas Gerais (IFMG-Campus São João Evangelista). Two groups of voluntary students, composed by 21 students, they were submitted to the teaching-learning process. A group was worked with the traditional method of teaching and the other with the scientific method. To the two groups a questionnaire was applied containing 10 subjects regarding the culture of the eucalyptus. In the first chapter it was evaluated, through the methodology it informs, the cycling of nutrients in the culture of the eucalyptus. It was verified that the burlap deposition on the soil allowed the macronutrients liberation for the soil, standing out N and Ca. The burlap accumulation also benefitted the fertility of the soil, being verified improvement in almost all of the appraised attributes, with emphasis in the organic matter of the soil. In the second chapter the efficiency of the teaching methodologies was evaluated (traditional and it informs) in the teaching-learning process, and the scientific method was shown more efficient than the traditional, because in this the students acquired more knowledge on the subject besides a larger interest, for they be discovering and explaining their old doubts and faiths. This larger learning was verified being observed the notes of the questionnaire easily and also in their participations, very effective during the developed activities.eng
dc.contributor.advisor1Lima, Eduardo
dc.contributor.advisor1ID287.510.949-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269448984013726por
dc.contributor.advisor-co1Zonta, Everaldo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3943601345963141por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Resende, Alexander Silva de
dc.creator.ID549.059.586-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8498240797045823por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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