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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Sanitária: uma análise da proposta da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Health Education: an analysis of the proposal of the Secretariat of Agriculture and Livestock of the State of Rio de Janeiro
Authors: Antunes, Rosa Maria
Orientador(a): Sanavria, Argemiro
Primeiro coorientador: Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Fonseca, Adivaldo Henrique da
Segundo membro da banca: Silva Junior, Virginio Pereira da
Keywords: Health Education;Zoonoses;Public health;Environment;Educação Sanitária;Zoonoses;Saúde Pública;Meio Ambiente
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 4-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ANTUNES, Rosa Maria. Educação Sanitária: uma análise da proposta da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro. 2015, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
Abstract: Esta Pesquisa teve como objetivo investigar, analisar e discutir as contribuições e as possibilidades que trazem, para os profissionais de ensino e para os alunos do ensino fundamental, os instrumentos utilizados na proposta de educação sanitária da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC/RJ). O trabalho experimental foi conduzido nos municípios de Santo Antônio de Pádua; Miracema; São José do Vale do Rio Preto; Maricá; Duque de Caxias; Japeri e Paracambi, no período de 2013 a 2015. Foi utilizada uma coleção de sete cartilhas que empregam a pedagogia lúdica, de forma interdisciplinar, como mecanismos de aprendizagem que tratam de temas de defesa agropecuária e a capacitação de professores para utilização desse material em sala de aula. Nesse sentido, foi elaborado um material didático intitulado “Se Liga Galera”, composto pelos tópicos: Febre Aftosa; Raiva; Brucelose; Tuberculose; Teníase/Cisticercose; Alimentos Seguros; Agrotóxicos e Destino de Embalagens, indicados para alunos do 4° e 5°anos do Ensino Fundamental. Foram ministradas capacitações para os Professores sobre as noções básicas das temáticas, oferta de kits (mochila contendo sete cartilhas) para serem distribuídos entre seus alunos, além de CDs contendo as palestras em PDF e as cartilhas em PowerPoint. A investigação foi otimizada em três momentos: elaboração do material e reuniões com profissionais da SEAPEC/RJ; capacitação de professores e realização de pré e pós-avaliação e um questionário final acerca do material didático. As duas últimas fases geraram coletas de dados que passaram pela metodologia de investigação do Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e pela análise de conteúdo, revelando um bom aproveitamento dos educadores sobre os temas de defesa agropecuária focalizados pela educação sanitária. Ficou evidenciado que os educandos demonstraram interesse e construíram conhecimento a partir do material didático disponibilizado. Ademais, ficou comprovado que, para se alcançar um bom nível cognitivo a respeito dos temas selecionados, deve-se facultar capacitações e formações continuadas aos professores, além de material contextualizado e de qualidade. O referencial teórico que fundamentou e deu consistência a todo esse estudo foi a Teoria Sociointeracionista de Lev Semenovich Vygotsky. Os resultados demonstraram que, em sua maioria, os temas abordados faziam parte da realidade dos alunos e da comunidade alvo, fomentando, desta forma, reflexões e debates sobre a realidade na qual estão inseridos. Outrossim, concluiu-se que tanto os educadores das escolas mais afastadas da Capital, como aqueles das escolas mais contíguas às metrópoles apresentaram o mesmo interesse pelos estudos inerentes à Sanidade Agropecuária. A contribuição maior da pesquisa está na difusão do material educativo estratégico e essencial à conscientização dos educadores e educandos para que se tornem parceiros e multiplicadores dos temas abordados junto aos seus familiares e à comunidade, sensibilizando, desta forma, o grande público à coparticipação e à corresponsabilidade nas ações de defesa agropecuária em prol da saúde pública e do meio ambiente.
Abstract: This research aimed to investigate, analyze and discuss the contributions and the possibilities they bring to teaching professionals and students of elementary school, the instruments used in the health education proposal of the State Secretary of Agriculture and Livestock of Rio de Janeiro (SEAPEC / RJ). This Master's research was conducted in the Estado do Rio Janeiro, in the municipalities: Santo Antônio de Pádua; Miracema; São José do Vale do Rio Preto; Maricá; Duque de Caxias; Japeri e Paracambi, from 2013 to 2015. We used a collection of seven booklets employing a playful pedagogy, in an interdisciplinary way, as learning mechanisms that deal with agricultural defense issues and the training of teachers for use of living material of class. In this sense, a didactic materials entitled "Se Liga Galera" was established, composed of topics: FMD; Anger; Brucellosis; Tuberculosis; Taeniasis / cysticercosis; Safe Food; Pesticides and Packaging Destinations, suitable for students of the 4th and 5th years of elementary school. Trainings were held for teachers on the basics of the subject, offering kits (backpack containing seven booklets) to be distributed among their students, as well as CDs containing the lectures in PDF and booklets in PowerPoint. The investigation was optimized in three stages: preparation of materials and meetings with professionals SEAPEC / RJ; teacher training, and pre- and post-assessment and a final questionnaire about didactic material. The last two phases generated data collections that passed through the Statistical Package Program research methodology for Social Sciences (SPSS) and content analysis, revealing a good use of guardians over the agricultural defense issues targeted by health education. It was evident that the students showed interest and built knowledge from available didactic material. Furthermore, it was proven that in order to achieve a good cognitive level about the selected topics, you must provide training and continuing training for teachers, as well as contextual material and quality. The theoretical framework that justified and gave consistency to all this study was to sociointeractionist Lev Semenovich Vygotsky theory. The results showed that, for the most part, the themes were part of the reality of the students and the target community, fostering in this way, reflection and discussion on the reality in which they live. Furthermore, it was concluded that both the educators of the most remote schools in the Capital, such as those of the neighboring schools to cities had the same interest in studies related to the Agricultural Health. The greatest contribution of the research is the dissemination of the strategic educational materials and essential to the awareness of teachers and students to become partners and multipliers of the themes with their families and the community, raising awareness in this way, the general public to co-participation and responsibility in agriculture defense actions for the sake of public health and the environment.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12796
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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