Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Jeane Colares da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:27Z-
dc.date.issued2016-03-23
dc.identifier.citationSILVA, Jeane Colares da. A prática da educação pela música do povo Magüt. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12798-
dc.description.abstractApresentamos neste trabalho uma pesquisa que visa expor experiências com grupos indígenas da etnia Ticuna, no Amazonas, na região do Alto Solimões, especificamente no município de Tabatinga, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Trata da descrição de como se dá a prática de ensino no sentido da transmissão dos valores culturais que definem essa etnia identitariamente como a língua, costumes, mitologia, cosmologia e demais elementos determinantes em sua cultura, através da música. Nesse universo cultural elegemos a música ritual da festa da moça nova, por apresentar essencialmente um caráter pedagógico, sendo este um ritual de passagem para meninas da comunidade e a música infantil Magüta, que é amplamente utilizada como ferramenta de ensino entre os indígenas. Como ponto de partida utilizamos conceitos etnológicos para compreender e diferenciar a educação indígena e a educação escolar indígena. Entre os autores consultados nas referências bibliográficas constam importantes fontes para o estudo especificamente do povo1 Magüta como João Pacheco de Oliveira, Roberto Cardoso e Abel Antônio Santos. Foram utilizadas várias ferramentas de metodologia de pesquisa como a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo com observação participante. Procuramos conhecer os processos históricos contidos a partir de movimentos sociais e os movimentos indígenas que em muito contribuíram para garantir o direito a educação dos povos autóctones brasileiros. No caso do ensino de música na escola, historicamente é fruto de conquista de inúmeros movimentos sociais e partindo dessa temática gostaríamos de abordar tais questões para o ensino de música, verificando sua convergência quanto a questão da emancipação escolar indígena. Buscamos estudar com maior profundidade questões específicas da educação. Neste sentido, fomos analisar todas as formas conceituais de educação que poderiam estar contidas nesta prática de ensino-aprendizagem. Analisamos a música indígena, e a música indígena Magüta, de forma a contextualizar com os conceitos vigentes do fazer musical, na cultura nacional. Enfim temos verificado que a prática da Educação Musical, que muitos educadores lutaram para que fosse implantado no sistema de ensino brasileiro, está muito presente na prática de educação do povo Magüta aqui no Alto Solimões, pois a música é um caminho de grande valor pedagógico para transmissão de conhecimentos praticados por elespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuiscal educationeng
dc.subjectIndigenous scholar educationeng
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectMagütaeng
dc.subjectTicunaeng
dc.subjectIndigenous musiceng
dc.subjectTicuna’s musiceng
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectMagütapor
dc.subjectTicunapor
dc.subjectMúsica indígenapor
dc.subjectMúsica Ticunapor
dc.titleA prática da educação pela música do povo Magütpor
dc.title.alternativeThe educational practice through the Magüta musiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis essay is a research that shows some experiences with Ticuna indigenous groups, from Tabatinga city, Amazonas, in Alto Solimões region, on the triple frontier between Brazil, Peru and Colombia. It describes, through the music aspect, how the educational practices transmit the cultural values,like language, habits, mythology, cosmology and all the elements which determines their culture and define their ethnicity. In this cultural universe the song from the young lade ritual was elected, for being a child song and a rite of passage from childhood to adulthood specific for girls from Magüta community, because it essentially presents a pedagogical character. At first, some ethnological concepts were used to understand and distinguish the indigenous education and the indigenous scholar education. Among the bibliographic reference consulted, there are important information sources to study Magüta people, written by authors like João Pacheco de Oliveira, Roberto Cardoso e Abel Antônio Santos. Many different methodology instruments of research such as bibliographic research and the observation of the participants were used. Were examined the historical processes inside the social movements and the indigenous movements which contributed to guarantee the educational rights to the Brazilian autochthones people. The music taught at school is historically a conquest of innumerous social movements. This research will talk about all this issues in the music teach, verifying its convergence about the indigenous scholar emancipation. The aim is to study deeply specific educational issues and analyze the conceptual ways of education that could be presented in the teach-learning practices. The indigenous song and specifically the Magüta indigenous song, were analyzed contextualizing the current musical practices concepts in the national culture. At last, it is possible to verify that the music educational practice that many educators fight to be installed in the Brazilian educational system is extensively involved in Magüta’s educational practice in Alto Solimões region, because the music is an important pedagogical way to transmit the knowledge practiced by them.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID773.186.927-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123por
dc.contributor.referee1Reinheimer, Patricia
dc.contributor.referee2Pereira, Edmundo Marcelo Mendes
dc.creator.ID441.298.072-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9440282558564136por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos. O dom e a Tradição Indígena Kapiinawá (Ensaio Sobre uma Noção Nativa de Autoria). Religião e Sociedade. Rio de Janeiro: 2008. ALVAREZ, Gabriel. O. Interculturalidades e Educação Escolar no Amazonas. Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos. Cadernos do LEME. Campina Grande: vol. 1, n 2, pag. 5 – 25. Jul/dez 2009. ALVES, Rubem. Educação dos Sentidos e mais...Verus Editora, 6ª ed. Campinas, SP: 2010. ALVES, Giovanni. Trabalho e Mundialização do Capital. A Nova Degradação do Trabalho na Era da Globalização. Ed. Práxis. Londrina, PR: 1999. ANGARITA, Abel Antônio Santos. NarraciónTikuna Del OrigendelTerritorio Y de Los Humanos. Mundo Amazónico 1, 2010 | 303-313 | Letícia, Amazonas, Colômbia. AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Escala, Ritmo e Melodia na Música dos Índios Brasileiros. Tese que se apresenta no concurso para provimento da cadeira de Folclore Nacional, da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. “Jornal do Comércio” Rodrigues & CIA. Rio de Janeiro: 1938. BARBOSA, Maria Flávia Silveira. Percepção Musical Sob Novo Enfoque: a Escola de Vigotski. Música Hodie. Vol. 5 – N 2. 2005. BECKER, Howard S. Truques de escrita para começar e terminar teses, livros e artigos. Editora Zahar. Rio de Janeiro: 2015. BEM, Arim Soares do. A Centralidade dos Movimentos Sociais na Articulação entre o Estado e a Sociedade Brasileira nos Sec. XIX e XX. Educ. Soc. Campinas, vol. 27, n. 97. P 1137-1157. set/dez. 2006. BENDAZZOLI, Sirlene. Políticas Públicas de Educação Escolar Indígena e a Formação de Professores Ticunas no Alto Solimões/AM. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2011, São Paulo. BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Vol. 1, 2 e 3. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 2011. CAMÊU, Helza. Sôbre música indígena. Revista C.B.M. sem indicação de ano e local. 105 _____________. Introdução ao Estudo da Música Indígena Brasileira. Conselho Federal de Cultura e Departamento de Assuntos Culturas. Academia Brasileira de Música. Rio de Janeiro: 1977. ______________. Esboço para uma História da Música Indígena. MusicesAptatio. Die Musikkulturen der IndianerBrasiliens III. Liber Annuarius. 1998/99 – Jahrbuch. Roma. DIAS, Everardo. História das Lutas Sociais no Brasil. São Paulo, Alfa e Ômega, 1977. DIAS, Rosa Maria. Nietzsche e a Música. São Paulo: Discurso Editorial: Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2005. Sendas e Veredas. GEN. FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. FUSSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte. Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1999 – 2. ed. GOHN, Maria da Glória. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. Ed. 9. Edições Loyola, São Paulo:2011. _____________________. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 16, n. 47. Mai - ago (2011) GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. 5ª edição. Gradiva – Publicações, Lta. Lisboa: 2007. GRUBER, Jussara Gomes. Projeto Educação Ticuna: arte e formação de professores indígenas. Em Aberto, Brasília. V. 20 n. 76. P. 130-142, fev. 2003. _______________________. A Educação e a Arte Ticuna. Povos Indígenas no Brasil, 1996-2000. São Paulo: Instituto Socioambiental: 2000. _______________________. Instrumentos Musicais Ticuna. MusicesAptatio. Die Musikkulturen der IndianerBrasiliens II. LiberAnnuarius. 1996/97 – Jahrbuch. Roma. KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira: dos primórdios ao início do século XX. 4ª edição. Editora Movimento. Porto Alegre-RS: 1977. KLÉBER, Magali Oliveira. Discussões acerca da aprovação da Lei 11. 769 – Pró. http://www.abemeducacaomusical.com.br LÉVI-STRAUSS. TOTEMISMO HOJE. Editora Vozes Ltda. Petrópolis: 1975. LUCIANO, Gersem dos Santos – Baniwa. O Índio Brasileiro: O Que Você Precisa Saber Sobre os Povos Indígenas no Brasil de Hoje. Cap. 2. Movimento 106 indígena etnopolítico: história de resistência e luta. Coleção Educação para Todos. Série Via dos Saberes No. 01. MEC. UNESCO. Brasília: 2006. MATTOS, Fernando Lewis de. Análise Musical I (Art. 03163). UFRGS. Instituto de Artes. Departamento de Música. Porto Alegre: 2006. MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª edição, revista e ampliada. Brasília-DF. Editora Musimed: 1996. MELIÀ, Bartomeu. Educação Indígena na Escola. Cadernos Cedes, ano XIX, No. 49, Dezembro/99. I Congresso Internacional de Educação Indígena. Dourados, MT MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. PTDRS – Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Mesorregião Alto Solimões – Am. Amazonas: 2011. MONTARDO, Deise Lucy Oliveira. Para uma Antropologia da Música na Amazônia. Amazônia e outros temas. Coleção de textos antropológicos. Universidade Federal do Amazonas/Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. Museu Amazônico. Manaus: EDUA, 2010. NIMUENDAJÚ, Curt. Textos Indigenistas: relatórios, monografias, cartas/Curt Nimuendajú. Ed. Loyola, São Paulo: 1982. Coleção Missão Aberta. Vol, 6. NUNES, César e FEITOZA, Ronney. Os Movimentos Sociais e as Políticas Educacionais diante da Questão da Emancipação Humana: As Tendências Reais e as Novas Ilusões Repostas. QUAESTIO, Sorocaba, SP, v.10, n. 1/2, p. 71-94, maio/nov. 2008. OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. “O Nosso Governo” Os Ticunas e o Regime Tutelar. Editora Marco Zero. MCT/CNPq. São Paulo: 1988. ________________________________; GRUBER, Jussara Gomes; PAOLIELLO, Vera Maria Navarro; VILLAS-BOAS, Mariana K. Os Índios Ticuna como agentes de um processo de educação integrada. Fórum Educacional. v. 1 n.1 Fundação Getúlio. Rio de Janeiro: jan./mar. 1977. OLIVEIRA, João Pacheco de. e Freire, Carlos Augusto da Rocha. A Presença Indígena na Formação do Brasil. Coleção Educação para Todos. Série Via dos Saberes No. 02. MEC. UNESCO. Brasília: 11/2006. ________________________. O Idioma da Intolerância: situação etnográfica, comunidades de comunicação e definições de realidade. Amazônia em Cadernos – Os Ticunas Hoje. No 05, jan/dez 1999. Editora da Universidade do Amazonas. Manaus: 2000. 107 OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O Índio e o Mundo dos Brancos: uma interpretação sociológica da situação dos Tukúna. 2ª Edição. Livraria Pioneira Editora, São Paulo: 1972. PENNA, Maura. Música (s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. PINHEIRO, Pedro Inácio; CARMO, Reinaldo Otaviano do; SOARES, Marília Facó; Professores Ticunas. Minha Luta pelo meu Povo (tchorüduüügüca`tchanu). Editora da UFF. Niterói, RJ: 2014. PREISS, Jorge Hiirt. A música nas missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII. Porto Alegre, Martins Livr. Ed., 1988. SANTOS, Jonise Nunes. Educação Escolar Indígena no Município de Manaus. Dissertação (Mestrado em Educação) UFAM. Manaus: 2011. SANTOS, Miriam de Oliveira. A Noção de Identidade e seu uso nos Estudos Migratórios. Aprofundamentos. Rev. Inter. Mob. Hum., Brasília, Ano XVIII, Nº 34, p. 27-43, jan./jun. 2010. SEEGER, Antony. Porque Cantam os Kisêdjê – uma antropologia musical do povo amazônico. São Paulo: Cosac Naify, 2015. SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2ª edição. Editora Global. São Paulo: 2001. SOUZA, João Laurentino; SANTIAGO, Ernesto Manoel (narração oral); TORÜduü’ügü = nosso povo. Memórias Futuras Edições. Museu Nacional da UFRJ. Rio de Janeiro: 1985. TINHORÃO, José Ramos. A Deculturação da Música Indígena Brasileira. Revista Brasileira de Cultura. Ano IV. No 13. Julho/Setembro. Rio de Janeiro: 1972. ______________________. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Editora Vozes Ltda. Petrópolis, RJ: 1972. TORRES, Carlos Alberto; MORROW, Raymond A. Gramsci e a Educação Popular na América Latina. Percepções do debate brasileiro. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.2, pp. 33-50, Jul/Dez 2004. ZELLE, José Antônio Baêta; Gonçalves, Cristiane Penido. Cenário da Produção Bibliográfica Científica Publicada na Área de Música no Brasil no Ano de 2013. Revista Modus – Ano IX/No 2014. Belo Horizonte: maio de 2014, pag. 75-94.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4720/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19354/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25701/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32134/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38514/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44864/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51256/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57748/2016%20-%20JEANE%20COLARES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1337
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-25T11:52:39Z No. of bitstreams: 1 2016 - JEANE COLARES DA SILVA.pdf: 2303490 bytes, checksum: caa6d64d65e5cd48174ecbf66393cd63 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-25T11:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - JEANE COLARES DA SILVA.pdf: 2303490 bytes, checksum: caa6d64d65e5cd48174ecbf66393cd63 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - JEANE COLARES DA SILVA.pdf2016 - JEANE COLARES DA SILVA2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.