Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12803
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dc.contributor.authorSantos, Georgia Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:43Z-
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationSANTOS, Georgia Silva. A educação física no Instituto Federal Goiano: projeto pedagógico de curso, abordagens pedagógicas e a prática docente. 2021.118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12803-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo central identificar quais abordagens pedagógicas norteiam a prática pedagógica dos docentes de Educação Física do Instituto Federal Goiano (campi Ceres-GO, Morrinhos-GO e Urutaí-GO). Neste sentido, o estudo gera uma reflexão sobre a escolha das abordagens pedagógicas da Educação Física e a elaboração ou reformulação do Projeto Pedagógico do Curso, para proporcionar uma formação significativa para o aluno. Para a aplicação do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, apoiada num referencial teórico reflexivo e metodologia dialógica. Desta forma, a coleta dos dados foi realizada por visita aos campi, foi utilizado um roteiro de entrevista e análise documental; oito docentes participaram da pesquisa, professores do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Os principais temas abordados foram as ações pedagógicas: como são pensadas, elaboradas, organizadas, realizadas e se estão devidamente registradas no documento oficial da instituição, o projeto pedagógico de curso. Descrevendo a partir das análises documental e de conteúdo, as abordagens pedagógicas predominantes que permeiam a prática docente dos professores de Educação Física do IF Goiano dos campi de Ceres-GO, Morrinhos-GO e Urutaí-GO são as abordagens crítico-superadora e desenvolvimentista. Assim sendo, a partir do estudo identificou-se o perfil das aulas de Educação Física, apontando como este componente curricular está sendo planejado pelos docentes e gestãopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto pedagógico de cursopor
dc.subjectAbordagens pedagógicaspor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectPedagogical course projecteng
dc.subjectPedagogical approacheseng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleA educação física no Instituto Federal Goiano: projeto pedagógico de curso, abordagens pedagógicas e a prática docentepor
dc.title.alternativePhysical education at the Federal Goiano Institute: pedagogical course project, pedagogical approaches and teaching practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research had the central objective of identifying which pedagogical approaches guide the pedagogical practice of Physical Education teachers at the Federal Goiano Institute (Ceres-GO, Morrinhos-GO and Urutaí-GO Campuses). In this regard, the study generates a reflection on the choice of pedagogical approaches to Physical Education and the preparation or reformulation of the Course's Pedagogical Project, to provide a meaningful training for the student. For the application of the study, a qualitative research was carried out, supported by a reflective theoretical framework and dialogic methodology. Thus, data collection was carried out by visiting the campuses; an interview script and document analysis was used; eight teachers participated in the research, teachers of the agriculture technical course integrated with high school. The main topics covered were pedagogical actions: how they are thought, elaborated, organized, carried out and whether they are properly registered in the official document of the institution, the pedagogical course project. Describing from the data and content analysis, the prevailing pedagogical approaches that permeate the teaching practice of Physical Education teachers at Ceres-GO, Morrinhos-GO and Urutaí-GO IF Goiano Campuses were the critical-overcoming, the developmentalist. Therefore, due to the study the profile of Physical Education classes was identified, pointing out how this discipline is being planned by teachers and managementeng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1ID783.970.067-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee2Coube, Roberta Jardim
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063999649415453por
dc.contributor.referee3Martins, Rodrigo Lema Del Rio
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1082-2425por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215131825606115por
dc.contributor.referee4Justino, Rogério
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5207413200779236por
dc.creator.ID002.586.901-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3579775757470555por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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