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dc.contributor.authorPereira, Maiza Gabrielle Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:56Z-
dc.date.issued2015-11-12
dc.identifier.citationPereira, Maiza Gabrielle Ribeiro. Centro familiar de formação por alternância: superando a imagem do “Fabiano” para o desenvolvimento local. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica/RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12807-
dc.description.abstractA reflexão feita na pesquisa, base desta dissertação, trata sobre a problemática da formação de sujeitos do meio rural por meio de experiências pedagógicas que constroem a Educação do Campo. Precisamente, esta focaliza a Pedagogia da Alternância pelo CEFFA, na formação de jovens e adultos do Campo, pois geralmente atende a uma proposta pedagógica que prioriza a articulação entre a escolarização e o trabalho, preparando o sujeito para a vida. Essa reflexão dialoga com definições de desenvolvimento local/rural, apontando pontos exitosos da Pedagogia da Alternância, políticas públicas. Aponta ainda a perspectiva sócio-histórica, como método da crítica ao imaginário social coletivo, que associa o campo e quem nele vive, como algo subdesenvolvido e “atrasado”, que para melhor caracterização, então, utiliza-se a imagem do “Fabiano”, personagem do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Para melhor compreensão da problemática, a pesquisa se divide em dois momentos. O primeiro levanta uma discussão das relações dos sujeitos que estão estabelecidas no campo da produção literária do Brasil, anterior ao período de expansão e tecnificação da agricultura até os dias de hoje, tecendo a história social sob a influência das “teorias raciais” na composição da divisão de classes, que subjugou e subjuga o homem do campo como sendo uma classe despreparada, para viver em uma nova sociedade provida de um novo padrão social e reformulada em bases de novas tecnologias. O segundo momento da pesquisa, retrata as novas experiências de promoção da Educação do Campo, evidenciando o CEFFA como parte do processo de valorização do campo em prol do desenvolvimento local/rural. Dessa maneira descreve e contextualiza essas experiências e suas práticas educativas das relaçoes socioculturais originárias das políticas públicas de investimentos, em novas ruralidades e desenvolvimento local/rural do norte Capixabapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectdesenvolvimento rural/localpor
dc.subjectRaceffaespor
dc.subjectEducação do Campo e Teorias Raciaispor
dc.subjectPedagogy of Alternation, ,por
dc.subjectrural / local developmentpor
dc.subjectEducation Field and Racial Theoriespor
dc.titleCentro familiar de formação por alternância: superando a imagem do “Fabiano” para o desenvolvimento localpor
dc.title.alternativeFamily Training Alternating: Overcoming image "Fabiano" for local developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe reflection made in the research base of this dissertation deals with the issue of formation of subjects of rural areas through educational experiences that build the Rural Education. Precisely, this focuses on the Pedagogy of Alternation by CEFFA, training of young people and adults do Campo, it usually serves a pedagogical approach that emphasizes the link between education and work, preparing the subject to life. This reflection dialogues with local / rural development settings, pointing successful points of the Pedagogy of Alternation, public policy. also shows the socio-historical perspective, as a method of criticism of collective social imagination, which combines the countryside and those who live in it, as something underdeveloped and "late", which for better characterization, then we use the image of "Fabiano" book character "Vidas Secas" of Graciliano Ramos. To better understand the problem, the research is divided into two parts. The first raises a discussion of the relationship of the subjects that are established in the field of literary production in Brazil prior to the period of expansion and technification of agriculture to the present day, weaving social history under the influence of "racial theories" in the composition of class division, which subjugated and subdues the farmer as a class unprepared to live in a new society provided with a new social standard and reformulated in new technology bases. The second stage of the research, portrays the new experiences of promotion of Rural Education, highlighting the CEFFA as part of the field enhancement process in support of local / rural development. Thus describes and contextualizes these experiences and their educational practices of sociocultural relations originating from public investment policies, new ruralities and local / rural development of the North Capixaba.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID40856640778por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee2Oitaven, Sandro Roberto Araujo
dc.creator.ID7812835669por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635147434525994por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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