Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12811
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Eliane Mendonça dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:09Z-
dc.date.issued2005-12-13
dc.identifier.citationSANTOS, Eliane Mendonça dos. Aplicação de tema transversal em uma abordagem interdisciplinar: transgênicos (OGMs - organismos geneticamente modificados). 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.por
dc.identifier.citationSANTOS, Eliane Mendonça dos. Aplicação de tema transversal em uma abordagem interdisciplinar: transgênicos (OGMs - organismos geneticamente modificados). 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12811-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado em Seropédica - RJ, no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) e em Pinheiral - RJ. no Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP) em 2004. Foram aplicados dois questionários aos alunos do CTUR. Alguns docentes do CTUR responderam a perguntas, almejando uma aprendizagem mais contextualizada, e o estímulo à interdisciplinaridade. Buscou-se verificar a percepção dos alunos quanto às ligações e interações entre o tema e a grade curricular e as correlações com o cotidiano. Após a palestra e a atividade interdisciplinar, os docentes responderam a mais algumas perguntas. No CANP, o curso de Agropecuária é tradicional. Os alunos do CANP responderam as questões do primeiro questionário. Os alunos do Ensino Médio demonstraram menos envolvimento com o assunto. Os discentes do técnico apresentaram percepções variadas quanto ao tema. No Ensino Médio, as respostas denotaram que eles não discerniram que a questão perneia várias disciplinas, pois é um tema transversal. Os alunos do Ensino Técnico elencaram um número maior de disciplinas que possuem conexões com os OGMs. A maioria dos alunos conceituou os transgênicos de uma forma não satisfatória. Houve muitos alunos interessados em participar da palestra, ficou evidente o anseio por maiores esclarecimentos sobre este tema tão polêmico e atual.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcontextualizationeng
dc.subjectmeaningful learningeng
dc.subjectbiosecurityeng
dc.subjectcontextualizaçãopor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectbiossegurançapor
dc.titleAplicação de tema transversal em uma abordagem interdisciplinar: transgênicos (OGMs - organismos geneticamente modificados)por
dc.title.alternativeAplication of transversal theme in the interative approach: transgenic (GMO - Genetically Modified Organisms)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper has been done in Seropédica, at Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) and in Pinheiral, at Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), both in Rio de Janeiro State, in the year of 2004. Two surveys have been given to the students at CTUR. Some teachers at CTUR answered questions about more contextualized learning, and the incentive to interaction among subjects. It was aimed to check the students perception as far as connections between the theme and the curriculum is concerned the relations with their daily activities. After a speech and na interative activity the teachers answered some more questions. At CANP, the course of farming is traditional. The students at CANP answered the questions of the first questionnaire. The hightschoolers demonstrated less envolviment with the subject. The technical students presented varied perceptions related to the theme. The answers from the students of the high school showed that they did not understand the matter goes through many subjects, thus a transversal theme. The professional course students were able to list a bigger number of subjects that have connections with the GMO. Most students classified the transgenic insufficiently. There have been many students interested in participating in the speech, as it was clear to note the need for more clarification about this issue so polemic and forward.eng
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luís Mauro Sampaio
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luís Mauro Sampaio
dc.contributor.advisor1ID533.517.977-53por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2Hora, Deise Martins
dc.contributor.referee2Hora, Deise Martins
dc.creator.ID588.374.937-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9810950850645475por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7571/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19428/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25785/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32166/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38590/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44952/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51368/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57838/2005%20-%20Eliane%20Mendon%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1342
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-25T18:01:56Z No. of bitstreams: 1 2005 - Eliane Mendonça dos Santos.pdf: 652395 bytes, checksum: bd5ff58751aa2707364a743183c317ac (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-25T18:01:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Eliane Mendonça dos Santos.pdf: 652395 bytes, checksum: bd5ff58751aa2707364a743183c317ac (MD5) Previous issue date: 2005-12-13eng
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2005 - Eliane Mendonça dos Santos.pdfDocumento principal671.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.