Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12811
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação de tema transversal em uma abordagem interdisciplinar: transgênicos (OGMs - organismos geneticamente modificados)
Otros títulos: Aplication of transversal theme in the interative approach: transgenic (GMO - Genetically Modified Organisms)
Autor: Santos, Eliane Mendonça dos
Orientador(a): Magalhães, Luís Mauro Sampaio
Magalhães, Luís Mauro Sampaio
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Santos, Ana Cristina Souza dos
Segundo membro da banca: Hora, Deise Martins
Hora, Deise Martins
Palabras clave: contextualization;meaningful learning;biosecurity;contextualização;aprendizagem significativa;biossegurança
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 13-dic-2005
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SANTOS, Eliane Mendonça dos. Aplicação de tema transversal em uma abordagem interdisciplinar: transgênicos (OGMs - organismos geneticamente modificados). 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
SANTOS, Eliane Mendonça dos. Aplicação de tema transversal em uma abordagem interdisciplinar: transgênicos (OGMs - organismos geneticamente modificados). 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
Resumen: Este trabalho foi realizado em Seropédica - RJ, no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) e em Pinheiral - RJ. no Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP) em 2004. Foram aplicados dois questionários aos alunos do CTUR. Alguns docentes do CTUR responderam a perguntas, almejando uma aprendizagem mais contextualizada, e o estímulo à interdisciplinaridade. Buscou-se verificar a percepção dos alunos quanto às ligações e interações entre o tema e a grade curricular e as correlações com o cotidiano. Após a palestra e a atividade interdisciplinar, os docentes responderam a mais algumas perguntas. No CANP, o curso de Agropecuária é tradicional. Os alunos do CANP responderam as questões do primeiro questionário. Os alunos do Ensino Médio demonstraram menos envolvimento com o assunto. Os discentes do técnico apresentaram percepções variadas quanto ao tema. No Ensino Médio, as respostas denotaram que eles não discerniram que a questão perneia várias disciplinas, pois é um tema transversal. Os alunos do Ensino Técnico elencaram um número maior de disciplinas que possuem conexões com os OGMs. A maioria dos alunos conceituou os transgênicos de uma forma não satisfatória. Houve muitos alunos interessados em participar da palestra, ficou evidente o anseio por maiores esclarecimentos sobre este tema tão polêmico e atual.
Abstract: This paper has been done in Seropédica, at Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) and in Pinheiral, at Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), both in Rio de Janeiro State, in the year of 2004. Two surveys have been given to the students at CTUR. Some teachers at CTUR answered questions about more contextualized learning, and the incentive to interaction among subjects. It was aimed to check the students perception as far as connections between the theme and the curriculum is concerned the relations with their daily activities. After a speech and na interative activity the teachers answered some more questions. At CANP, the course of farming is traditional. The students at CANP answered the questions of the first questionnaire. The hightschoolers demonstrated less envolviment with the subject. The technical students presented varied perceptions related to the theme. The answers from the students of the high school showed that they did not understand the matter goes through many subjects, thus a transversal theme. The professional course students were able to list a bigger number of subjects that have connections with the GMO. Most students classified the transgenic insufficiently. There have been many students interested in participating in the speech, as it was clear to note the need for more clarification about this issue so polemic and forward.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12811
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2005 - Eliane Mendonça dos Santos.pdfDocumento principal671.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.