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dc.contributor.authorRosa, Daniele Moura
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:19Z-
dc.date.issued2021-04-19
dc.identifier.citationROSA, Daniele Moura. Desafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” em Barra de São Francisco - ES. 2021.85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12814-
dc.description.abstractO estudo abordou os desafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” em Barra de São Francisco - ES. A gestão vem sendo discutida e revista no âmbito teórico ao longo do tempo. No entanto, as práticas de gestão existentes na maioria das escolas parecem perpétuas, intocáveis e distantes de uma ação reflexiva que possa gerar transformações sociais. Compreendemos que dentre as concepções de gestão existentes, a gestão democrática se destaca por seu caráter emancipador. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as concepções de gestão, na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”, no município de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, com vistas à percep-ção dos seus desafios e avanços. O lócus do estudo é uma instituição pública municipal, vin-culada à Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Zona Rural. A escola adota a proposta da pedagogia da alter-nância, em que a participação coletiva dos atores sociais e da Associação de Pais da Escola da Família Agrícola (APEFA) devem ser a base do processo de planejamento participativo e ges-tão democrática. A pesquisa de natureza qualitativa fez uso de fontes bibliográficas e docu-mentais, e, principalmente, referenciou-se no estudo do projeto político-pedagógico da escola, com análise das atas das reuniões, relatos de documentos institucionais e de registros oficiais da APEFA. Os resultados da pesquisa revelaram que a gestão democrática na escola em ques-tão está em processo de desenvolvimento, mas ainda se constitui um desafio a ser enfrentado pela comunidadepor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectAssociação de Pais da Escola Família Agrícolapor
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopor
dc.subjectEducação no Campopor
dc.subjectDemocratic Managementeng
dc.subjectParents' Associationpor
dc.subjectPolitical-pedagogical projectpor
dc.titleDesafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” em Barra de São Francisco – ESpor
dc.title.alternativeChallenges of democratic management at the Jacyra de Paula Miniguite Municipal Agricultural School in Barra de São Francisco - ESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe study addressed the challenges of democratic management in the Municipal Agricultural Family School “Jacyra de Paula Miniguite” in Barra de São Francisco - ES. Management has been discussed and revised theoretically over time. However, the existing management practices in most schools seem perpetual, untouchable and far from a reflexive action that can generate social transformations. We understand that among the existing management concepts, democratic management stands out for its emancipatory character. The general objective of this work was to analyze the conceptions of management, in the Municipal Agricultural Family School “Jacyra de Paula Miniguite”, in the municipality of Barra de São Francisco, in Espírito Santo, with a view to the perception of its challenges and advances. The locus of the study is a municipal public institution, linked to the Municipality of Barra de São Francisco through the Municipal Department of Education and Culture, located in the Rural Zone. The school adopts the proposal of the alternation pedagogy, in which the collective participation of social actors and the Association of Parents of the Agricultural Family School (APEFA) should be the basis of the process of participatory planning and democratic management. The qualitative research made use of bibliographical and documental sources, and, mainly, it was referenced in the study of the political-pedagogical project of the school, with analysis of the minutes of the meetings, reports of institutional documents and official records. of APEFA. The research results revealed that democratic management in the school in question is in the process of development, but it is still a challenge to be faced by the communityeng
dc.contributor.advisor1Paiva, Liz Denize Carvalho
dc.contributor.advisor1ID009.375.917-77por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor-co1ID739.514.557-72por
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Paiva, Liz Denize Carvalho
dc.contributor.referee1ID009.375.917-77por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875por
dc.creator.ID076.746.147-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348320597247856por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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