Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12818
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Sandra Maria Morgado | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:23:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-30 | |
dc.identifier.citation | Ferreira, Sandra Maria Morgado. Avaliação do impacto do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia no Estado de Pernambuco. 2015. [56 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12818 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB - RENORBIO), Ponto Focal Pernambuco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo universo de estudo foram os egressos da área de concentração em agropecuária, durante o período 2011-2014, bem como os coordenadores e professores da mesma área. O objetivo principal foi demonstrar o impacto da atuação dos egressos do PPGB – RENORBIO no Estado de Pernambuco. A fim de atingir seus objetivos, foi adotada, como metodologia de coleta de dados, a pesquisa documental e a pesquisa de campo descritiva, cujas ferramentas investigativas foram: entrevistas semiestruturadas; levantamento dos currículos Lattes e fichas de registros de matrícula dos egressos e documentos oficiais do programa e da área de biotecnologia da CAPES. A análise quantitativa dos dados coletados foi realizada nos programas Excel, Adobe InDdesign e Adobe Illustrator. Para a análise qualitativa optou-se pela utilização da técnica da análise categorial, onde as informações são agrupadas por categorias. O estudo foi desenvolvido sobre o perfil dos alunos egressos e a contribuição da atuação dos mesmos para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, bem como a percepção dos coordenadores e professores quanto ao impacto social e econômico do programa para o estado. Como resultado, constatou-se a relevância do programa para a formação de pessoal qualificado; o aumento do acervo bibliográfico com a divulgação de novos conhecimentos para a sociedade em geral; e os benefícios sociais e econômicos gerados à população com as novas técnicas, processos e produtos oriundos da aplicação prática dos resultados das pesquisas dos egressos | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Graduate students | eng |
dc.subject | Results | eng |
dc.subject | Agriculture and animal husbandry | eng |
dc.subject | Egressos | por |
dc.subject | Resultados | por |
dc.subject | Agropecuária | por |
dc.title | Avaliação do impacto do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia no Estado de Pernambuco | por |
dc.title.alternative | Impact Assessment of the Graduate Program in Biotechnology of the Northeast Biotechnology Network in the State of Pernambuco | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research was conducted at the Graduate Program in Biotechnology of the Northeast Biotechnology Network - (PPGB - RENORBIO), Pernambuco, at Federal Rural University of Pernambuco, focusing graduate students of agriculture and animal husbandry research area during the period 2011-2014, as well as coordinators and teachers from the same area. The main objective was to demonstrate the impact of the former students performance in Pernambuco state. In order to complete this research objective, it was adopted a methodology of data collection in documentation research and descriptive field research. The investigative tools were semi-structured interviews; survey of Lattes curriculum and records and official documents of the graduated students of the program and the biotechnology area. The quantitative analysis of the collected data was conducted through programs like Excel, Adobe InDdesign and Adobe Illustrator. The qualitative analysis was performed by categorical analysis technique where the information is grouped by categories. The study was carried out on the profile of graduated students and their contribution for the development of the Pernambuco state, as well as the perception of the coordinators and teachers about the social and economic impact of the program for the state. The results showed the relevance of the program referred to the training of qualified personnel; to increase the scientific publication with the dissemination of new knowledge to society in general. Also, it was demonstrated the social and economic benefits for the people with new techniques, processes and products generated through the results of students' surveys | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Nádia Maria Pereira de | |
dc.contributor.advisor1ID | 73951455772 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Wischral, Aurea | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7554202456918624 | por |
dc.contributor.referee1 | Gregório, Sandra Regina | |
dc.contributor.referee2 | Guerra, Maria Madalena Pessoa | |
dc.creator.ID | 15973328287 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1965689845097205 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | 6 REFERÊNCIAS ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A.A pós-graduação e a evolução da produção científica brasileira. São Paulo: Senac, 2013. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. Elementos essenciais: para referenciar Legislações. JURISDIÇÃO. Título, numeração, data da publicação, (no caso de Constituições e suas emendas, acrescenta-se a palavra, “Constituição”, entre o nome da jurispr udência e o título seguido do ano de promulgação, entre parênteses). BRASIL, CAPES. Caracterização do sistema de avaliação da pós-graduação, 2014b. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/permanencia-no-snpgavaliacao/ avaliacoes-anteriores/91-conteudo-estatico/avaliacao-capes/6871-caracterizacao-dosistema- de-avaliacao-da-pos-graduacao>. Acesso em: 14 jul. 2015. ______. Considerações gerais da área de biotecnologia:ficha de avaliação trienal.2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Biotecnolo gia_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015. ______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V Plano nacional de pós-graduação, 2005-2010. Brasília, DF, 2004. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpgsanteriores>. Acesso em: 6 maio 2014. ______. Ficha de Avaliação do Programa - Biotecnologia – Rede RENORBIO – Período de Avaliação 2010 a 2012 – Avaliação Trienal 2013, Brasília, 2013c. Disponível em:<https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Biote cnologia_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015. ______. História e missão.Brasília, DF, 2008.Disponível em:<http://www.capes.gov.br/historiaemissao>. Acesso em: 13 jul. 2015. ______. Qualis. Brasília, DF: CAPES, 2014d. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producaointelectual >. Acesso em: 16 jul. 2015. ______. Resolução CS/CAPES nº 5 de 11/12/2014.Brasília, 2014c. Disponível em: <http://www.capes.gov.br › Avaliação › Sobre a Avaliação>. Acesso em: 15 jul. 2015. ______. Resultados da Avaliação da CAPES revelam que Pós-graduação teve um crescimento de 23% no triênio. Brasília, DF, 2013a. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/36- noticias/6689-resultados-da-avaliacao-da-capes-revelamque- pos-graduacao-teve-crescimento-de-23-no-trienio>. Acesso em: 16 jul. 2015. ______. Sobre a avaliação. Brasília, DF,2014a. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao>. Acesso em: 14 jul. 2015. 45 ______. Conselho de Ensino Superior. Parecer nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1995. ______. Ministério da Ciência e Tecnologia. Portaria nº 598 de 26denovembro de 2004. Descrever a portaria. por extenso, Local, de 30 de novembro de2004, Seção 1, p.16. ______. Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Título nº 969 de 21 de dezembro de 2011.por extenso, Local, de 23 de dezembro de 2011 Seção 1, p. 12. ______. Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação., 2013 – Disponível em: <http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/351169.html>.Acesso em: 17abr. 2014. ______. Ministério da Educação. Conselho Federal de Ensino. Parecer nº 77 de dia mês de 1969. Regulamenta a implantação da Pós-graduação no Brasil. Documenta, Brasília, DF, n. 98; p. 128-132, 1969. ______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior de 2013. Brasília, DF: Inep, 2014a. ______. Ministério da Educação . Portaria MEC nº 1.077 de 31 de agosto de 2012. Descrever a portaria. Local, de dia de mês de ano, art. 1º, item 343. ______. Ministério do Meio Ambiente. A Convenção sobre diversidade biológica. Brasília, 2000. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_chm_rbbio/_arquivos/cdbport- 72.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2014. ______. Plano Nacional de Educação. Versão para sanção presidencial. Brasília, 3 de junho de 2014b. Disponível em :< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em :17 abr. 2014. BRONOWSKI, J. A escalada do homem.Tradução de Núbio Negrão. São Paulo: Martins Fontes.Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1979. CANTINI, A. H.Metodologia da pesquisa científica. 2015. Disponível em: <http://www.facol.com/egressos/downloads/Elaboracao03.ppt>. Acesso em: 28 ago. 2015 CASAS, R.; GORTARI, R. de; SANTOS, M. J. The building of knowledge spaces in México: a regional approach to networking. Research Policy, Local, v.29, n.2, p.225-241, 2000. CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005. CREECH, H.; WILLARD, T. Strategic intentions: managing Knowledge networks for sustainable development. Winnipeg: IISD, 2001. Disponível em: <http://www.iisd.org/pdf/2001/networks_strategic_intentions.pdf>. Acesso em: 5 maio 2014. CUNHA, L. A.Critérios de avaliação e credenciamento do ensino superior: Brasil e Argentina em o ensino superior e o Mercosul.Rio de Janeiro: Garamond, 1998. ______. A universidade crítica. Rio de Janeiro : Francisco Alves. Local: Editora, 1983. 260p. 46 CUNHA, J.V.A.; CORNACHIONE JR, E. B.; MARTINS, G. A. Pós- graduação: o curso de doutorado em Ciências Contábeis da FEZ/USP. Revista Contabilidade & Finanças, Local,v. 19, n. 48, p. 6-26, 2008. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por um ético - epistemologia da avaliação. In: RISTOFF, D.; ALMEIDA, JÚNIOR. V. de P. (Org.). Avaliação participativa: perspectivas e desafios. Brasília: INEP, 2005. cap. ?, p. inicial- final. EDVINSSON, L.; MALONE, M. S. Capital intelectual. Tradução de Roberto Galma; revisão técnica de PetrosKatalifós. São Paulo: MakronBooks, 1998. FESTINALLI, R. C. A.A formação de mestres em administração: por onde caminhamos? O&S, Local, v. 12, n.35, p.135-150, 2005. FRANCO, O. L."Cortes no Capes vão de encontro a pseudo pátria educadora", matéria publicada no Jornal Correio do Estado em 14 de julho de 2015. Mato Grosso do Sul. Disponível em :<http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/octavio- luiz- franco-cortes-nocapes- vao-de-encontro-a-pseudo/252188/>. Acesso em: 27 ago. 2015. FUJISAWA, D. S. Utilização de jogos e brincadeiras como recurso no atendimento fisioterapêutico de criança: implicações na formação do fisioterapeuta. 2000. Total de folhas. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. GADOTTI, M. P. Título do capítulo. In: DEMO, P.. Avaliação qualitativa: polêmicas do nosso tempo. 6.ed.Campinas, SP: Autores Associados, 1999. cap. ?,p. 1-5. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, Local, v.35, n.2,p. 57-63,mar./abr. 1995ª. GUIMARÃES, V. N.; GRAMKOW, A.; FILIPON, N. Compartilhando conhecimentos e experiências: a formação de redes e parcerias em organizações de pequeno porte em Santa Catarina. In: KRUGLIANSKAS, I.; TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas . São Paulo: Negócio Edição, 2003. cap. 10, p.241-267. HOSTINS, R.C.L.Os Planos nacionais de pós-graduação brasileira . Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 133-160, 2006. Disponível em: <http://www.perspectiva.ufsc.br>. Acessoem: 6 maio, 2014. JARVENPAA, S. L.; TANRIVERDI, H. Leading virtual knowledge networks. Organizational Dynamics, Local, v.31, n.4, p.403-412, 2003. MACHADO, J. A. S. Difusão do conhecimento e inovação: o acesso aberto a publicações científicas. Revista Movimento Acesso Aberto, 2005. Disponível em: <http://www.acessoaberto.org/acesso_aberto_carta_de_sao_paulo.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2015. 47 MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais : aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf. por extenso, Brasília, DF, v. 30, n. 1, p. 71 - 81, 2001. MARTINS, G. A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Tipologia de estudos monográficos. São Paulo: Atlas, 2000. p.27-41. MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MOREIRA, C. O.; HORTALE, V. A.; HARTZ, Z. de A. Avaliação da pós-graduação: buscando o consenso. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Local, v.2, n. 3, p. 185-198, 2005. NASCIMENTO, L. F. Modelo CAPES de avaliação: quais as consequências para o triênio 2010-2012.Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de janeiro, v.11, n.4, p.579-600, 2010. PADOVEZE, C. L. Aspectos da gestão econômica do capital humano. Revista de Contabilidade do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, São Paulo, SP: ano 4, n. 14, p.4-20, dez. 2000. PAIVA, S. B.O capital intelectual e a contabilidade: o grande desafio no alvorecer do 3º milênio. Revista Brasileira de Contabilidade . Brasília, DF: ano 28, n. 117, p.76-82, maio/jun.1999. POLIT, D. F.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. RALHA, C.G.; CARVALHO, D.B.B.; GUERRA, G.N. Observe UNB: Observatório da rede de colaboração científica da Universidade de Brasília.Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 10, n. 22, p.1130-1160, 2013. RENORBIO. 2010. Disponívelem: <http://www.renorbio.org.br/portal/renorbio.htm>. Acesso em:1 dez. 2013. ______. Regimento do programa. 2012. Disponível em: <http://www.renorbio.org.br/portal/public/upl/doc/p1/doc_8051.pdf>. Acesso em: 1dez. 2013. ______. Regimento do programa com suas modificações. 2013. Disponível em: <http://www.renorbio.org.br/portal/public/upl/doc/p1/doc_8051.pdf>. Acesso em: 1 maio 2014. RIGBY, D. K. Quem tem medo das ferramentas gerenciais? HSM Management. Revista de Informação e Conhecimento para Gestão Empresarial. São Paulo, SP: ano 4, n.19, p.122-130, mar/abr.2000. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cient ífica.13. ed. Petrópolis: Vozes, 1989. 48 SANTOS, C. M. Tradições e contradições da pós-graduação no Brasil.Título da Revista, Campinas, v.24, n. 83, p. inicial- final, 2003. SCHWARTZMAN, S.. Avaliando a pós-graduação: a prática da teoria. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1982, p 1. (Série Estudos, 10). Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/avcapes.htm>. Acesso em: 2 maio 2014 ______. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento. Local: Editora, 1980. ______. Um espaço para a ciência: a formação da comunidade científica no Brasil”. Brasília, DF: MCT/CNPq/CEE, 2001. SOARES, S. V.; CASA NOVA, S. P. de C.A avaliação de programas da CAPES, os conceitos e o uso de indicadores bibliográficos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n.2, p.278-301, maio 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/...2015v8n2p278/29295>. Acesso em: 16 jul. 2015. STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998. TOMAÉL, M. I. Redes de conhecimento: datagrama zero.Revista de Ciência da Informação, Local, v.9, n.2, p. inicial- final, 2008. UFRPE. O livro dos 100 anos : memorial fotográfico da UFRPE. Organizado por R S C (nome do autor por extenso) Leão. Recife: Editora da UFRPE, 2013. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed.São Paulo: Atlas, 2000 | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/4834/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/19494/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/25839/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/32270/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/38644/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/45052/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/51416/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/57854/2015%20-%20Sandra%20Maria%20Morgado%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1387 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-24T14:13:56Z No. of bitstreams: 1 2015 - Sandra Maria Morgado Ferreira.pdf: 5136516 bytes, checksum: e234c7bb0d1e27b7d6b27300db893f18 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-01-24T14:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Sandra Maria Morgado Ferreira.pdf: 5136516 bytes, checksum: e234c7bb0d1e27b7d6b27300db893f18 (MD5) Previous issue date: 2015-09-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Sandra Maria Morgado Ferreira.pdf | 2015 - Sandra Maria Morgado Ferreira | 5.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.