Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12818
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação do impacto do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia no Estado de Pernambuco |
Título(s) alternativo(s): | Impact Assessment of the Graduate Program in Biotechnology of the Northeast Biotechnology Network in the State of Pernambuco |
Autor(es): | Ferreira, Sandra Maria Morgado |
Orientador(a): | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Primeiro coorientador: | Wischral, Aurea |
Primeiro membro da banca: | Gregório, Sandra Regina |
Segundo membro da banca: | Guerra, Maria Madalena Pessoa |
Palavras-chave: | Graduate students;Results;Agriculture and animal husbandry;Egressos;Resultados;Agropecuária |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Set-2015 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | Ferreira, Sandra Maria Morgado. Avaliação do impacto do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia no Estado de Pernambuco. 2015. [56 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB - RENORBIO), Ponto Focal Pernambuco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo universo de estudo foram os egressos da área de concentração em agropecuária, durante o período 2011-2014, bem como os coordenadores e professores da mesma área. O objetivo principal foi demonstrar o impacto da atuação dos egressos do PPGB – RENORBIO no Estado de Pernambuco. A fim de atingir seus objetivos, foi adotada, como metodologia de coleta de dados, a pesquisa documental e a pesquisa de campo descritiva, cujas ferramentas investigativas foram: entrevistas semiestruturadas; levantamento dos currículos Lattes e fichas de registros de matrícula dos egressos e documentos oficiais do programa e da área de biotecnologia da CAPES. A análise quantitativa dos dados coletados foi realizada nos programas Excel, Adobe InDdesign e Adobe Illustrator. Para a análise qualitativa optou-se pela utilização da técnica da análise categorial, onde as informações são agrupadas por categorias. O estudo foi desenvolvido sobre o perfil dos alunos egressos e a contribuição da atuação dos mesmos para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, bem como a percepção dos coordenadores e professores quanto ao impacto social e econômico do programa para o estado. Como resultado, constatou-se a relevância do programa para a formação de pessoal qualificado; o aumento do acervo bibliográfico com a divulgação de novos conhecimentos para a sociedade em geral; e os benefícios sociais e econômicos gerados à população com as novas técnicas, processos e produtos oriundos da aplicação prática dos resultados das pesquisas dos egressos |
Abstract: | This research was conducted at the Graduate Program in Biotechnology of the Northeast Biotechnology Network - (PPGB - RENORBIO), Pernambuco, at Federal Rural University of Pernambuco, focusing graduate students of agriculture and animal husbandry research area during the period 2011-2014, as well as coordinators and teachers from the same area. The main objective was to demonstrate the impact of the former students performance in Pernambuco state. In order to complete this research objective, it was adopted a methodology of data collection in documentation research and descriptive field research. The investigative tools were semi-structured interviews; survey of Lattes curriculum and records and official documents of the graduated students of the program and the biotechnology area. The quantitative analysis of the collected data was conducted through programs like Excel, Adobe InDdesign and Adobe Illustrator. The qualitative analysis was performed by categorical analysis technique where the information is grouped by categories. The study was carried out on the profile of graduated students and their contribution for the development of the Pernambuco state, as well as the perception of the coordinators and teachers about the social and economic impact of the program for the state. The results showed the relevance of the program referred to the training of qualified personnel; to increase the scientific publication with the dissemination of new knowledge to society in general. Also, it was demonstrated the social and economic benefits for the people with new techniques, processes and products generated through the results of students' surveys |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12818 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Sandra Maria Morgado Ferreira.pdf | 2015 - Sandra Maria Morgado Ferreira | 5.02 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.