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dc.contributor.authorPina, Glória Maria Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:37Z-
dc.date.issued2015-10-27
dc.identifier.citationPina, Glória Maria Silva. Evasão escolar no curso técnico em administração empresarial e marketing do colégio agícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE. 2015. [49 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12819-
dc.description.abstractA evasão escolar é um fenômeno que acomete as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. As ações do governo diante da educação encontram-se desconectadas da realidade em problemas como abandono, repetência ou mesmo na aprovação, onde não se percebem as variáveis que interferem no processo escolar do aluno. Esta pesquisa teve como finalidade conhecer as causas da evasão no Curso Técnico em Administração Empresarial e Marketing (CTADEM) do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), no período compreendido entre 2010 e 2013, conceituando a evasão escolar e seus desdobramentos, mapeando as causas da evasão escolar, destacando suas motivações sob o ponto de vista dos discentes e docentes, apresentando possibilidades de ações que visem minimizá-la. Para este intento utilizamos a metodologia qualitativa entrelaçado com a técnica de Estudo de Caso de caráter exploratório. Utilizamos como instrumentos questionários mistos com os discentes ingressos e evadidos e entrevistas semiestruturada com os docentes do CTADEM. Na análise das descobertas investigamos os motivos e razões que levam o aluno a se evadir, tratando das percepções dos atores sociais compreendendo seus conceitos sobre evasão, motivações da permanência, buscando contribuições que possam ser utilizadas visando a diminuição da evasão no CTADEM, seus limites e possibilidades, entrelaçados com os olhares dos teóricos envolvidos nesta pesquisa. Nesse caminhar apreendemos uma realidade que aponta diversos aspectos, como problemas familiares, aspectos geográficos, o despreparo oriundo do ensino médio, infraestrutura física e ambiente escolar inadequados com as modernidades, dificultando uma melhor integração e qualidade de ensino, bem como necessidade de avaliação do CTADEM pelos critérios atuais do MEC e reestruturação da grade curricular. Essas percepções podem contribuir não apenas para que os docentes visem uma melhoria contínua de suas atividades, mas também auxiliar o CTADEM na busca de um melhor desempenho da instituição como escola, construindo estratégias para o enfrentamento da evasão escolar com possíveis reflexos na qualidade de ensino, desenvolvimento educacional, social e econômico desses alunospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDropouteng
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectCTADEMpor
dc.subjectCODAIpor
dc.titleEvasão escolar no curso técnico em administração empresarial e marketing do colégio agícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPEpor
dc.title.alternativeSchool dropout in the technical course in business administration and marketing of the agricultural school Dom Agostinho Ikas - CODAI / UFRPEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSchool dropout is a phenomenon that occurs at educational institutions, both public and private. The actions of the government regarding education find themselves disconnected from the reality of problems like abandonment, retention or even premature passing, where the variables that interfere in each student‟s school process are not perceived. The objective of this research was to discover the causes of dropout in the Business Administration and Marketing technical course (CTADEM) at Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI), in the period between 2010 and 2013, conceptualizing dropout and its developments, mapping the causes of school dropout, highlighting its motivations from the point of view of students and teachers, and presenting possible actions that aim to minimize it. With this intent we utilize a qualitative methodology interlaced with the exploratory character Case Study technique. As instruments, we use questionnaires with registered students and students who have dropped out and interviews with the students at CTADEM. In the analysis of our discoveries, we investigate the motives and reasons that lead to a student dropping out, dealing with the perceptions of social players, understanding their concepts about school dropout, motivations of school permanence, searching for contributions that can be useful toward the decrease of dropout rates at CTADEM, their limits and possibilities, interlaced with the views of theorists involved in this investigation. In this way we have noticed a reality that points to several aspects, such as family problems, geographical aspects, unprepared high school graduates, outdated physical infrastructure and school environment, hindering better integration and educational quality, as well as the need to evaluate CTADEM according to the current MEC criteria and restructuring of its curriculum. These perceptions can contribute not only to make teachers aim a continuous improvement of their activities, but also to aid CTADEM in its efforts toward a better school performance, constructing strategies to confront school drop out with possible reflections in the quality of instruction, and the educational, social and economic development of these studentseng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID26694255772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Zatorre, Natália Pereira
dc.contributor.referee2Garcia, Andrés Calderín
dc.creator.ID12767093404por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7912296225463859por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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