Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBueno, Eliane de Souza Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:51Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:51Z-
dc.date.issued2012-06-18
dc.identifier.citationBUENO, Eliane de Souza Silva. A reformulação do projeto pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Câmpus Uberlândia: possibilidades e desafios de articulação. 2012. 100 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12823-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve o objetivo de contribuir para a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberlândia no ano de 2011. Foi utilizada a metodologia da pesquisa participante, com uma abordagem qualitativa que possibilitou enfrentar o desafio de envolver todos os responsáveis por esse curso, tanto professores quanto especialistas da educação durante a consecução deste trabalho. O que se pretende é que o novo Projeto Pedagógico efetive, de fato, a articulação entre o ensino profissional e a formação geral (Ensino Médio), além de propiciar a necessária atualização curricular. As discussões pautaram-se na legislação vigente para a Educação Básica e Profissional e, em textos e artigos científicos que contemplam a interdisciplinaridade e a trandisciplinaridade. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários semiestruturados dirigidos aos estudantes e aos professores, pastas de estágio de estudantes egressos e documentos postados no Google Docs. Como resultado do processo, mesmo a matriz curricular, mantendo a estrutura disciplinar, conseguimos motivar os docentes a vislumbrarem inúmeras possibilidades de articulação por meio de atividades interdisciplinares e transdisciplinares e com a realização de projetos, já no primeiro semestre de 2012por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArticulationeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectTransdisciplinarityeng
dc.subjectArticulaçãopor
dc.subjectParticipação Coletivapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectPublic Participationpor
dc.titleA reformulação do projeto pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Câmpus Uberlândia: possibilidades e desafios de articulaçãopor
dc.title.alternativeThe reformulation of the pedagogical project of the technical course in agriculture of the Federal Institute of Triângulo Mineiro – Uberlândia Campus: Possibilities and Challenges of Articulation.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe goal of this research was to contribute to the reformulation of the Pedagogical Project of the Technical Course in Agriculture of the Federal Institute of Triângulo Mineiro – Uberlândia Campus in the year of 2011. For that, we used the methodology of the participant research, with a qualitative approach that was able to face the challenge of involving all those responsible for this course, both teachers and education specialists during the development of this work. The intention is that the new Pedagogic Project can finally make the articulation between the professional education and the general education (High School) possible, and also provide the necessary update in the curriculum. The debates were based on the legislation for the Basic and Professional Education, and on scientific articles and texts that study the interdisciplinary and the transdisciplinarity. The research instruments included semi-structured questionnaires addressed to the students and teachers, folders of graduated student´s internship and documents posted on Google Docs. As a result of the process, even with the curriculum maintaining the disciplinary structure, we were able to motivate teachers to glimpse numerous possibilities of articulation through interdisciplinary and trandisciplinarity activities, through the completion of projects, already in the first half of 2012eng
dc.contributor.advisor1Santos, Akiko
dc.contributor.advisor1ID244.709.701-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006951832365872por
dc.contributor.advisor-co1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor-co1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2Nehme, Valéria Guimarães e Freitas
dc.creator.ID369.794.901-25por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0562983513544078por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references6 REFERÊNCIAS ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1998. BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm>. Acesso em: 25 mar. 2012 BRANDÃO, Carlos R. (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1984. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 28. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. BRASIL. Resolução n. 2, de 30 de janeiro de 2012. Brasília: Câmara de Educação Básica, 2012. __________. PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Apresentação dos temas transversais, 3ª. ed. Brasília: MEC/SEF, 1997/1998. __________. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em: 5 set. 2011. __________. Decreto n. 5154, de 23 de julho de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 5 fev. 2011. __________. LDBEN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n. 9394/96. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2011. __________. Lei de criação dos Institutos Federais. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/.../lei/l11892.htm> __________. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio dos estudantes. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em 12 ago. 2011. __________. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, que estabeleceu a inclusão da Filosofia e da Sociologia como unidades curriculares obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 19 jul. 2011. __________. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: 80 <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11769.htm>. Acesso em: 18 mar. 2011. CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado – Concepções e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105. CORDÃO, Francisco Aparecido. Educação Geral e formação profissional na Ótica das Competências. In: REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane Margareth (Orgs.). Ensino Médio e Educação Profissional – Desafios da Integração. Brasília: UNESCO, 2009. FERREIRA. Francisco Whitaker. Planejamento sim e não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, (Coleção Leitura), 1996. __________. Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. __________. Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. 31ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. GARCIA, Daniele da Costa. História do Colégio Agrícola de Uberlândia. Da Criação a formatura da Primeira Turma de Técnicos em Agropecuária (1945 – 1972). 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, 2011. GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Paraná: Avanços e Desafios. Tese de Doutorado – Setor de Educação – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2009. GLOBO RURAL. Criar animais sem sofrimento é tendência de mercado consumidor. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/02/criar-animais-semsofrimento- e-tendencia-de-mercado-consumidor.html>. Acesso em: 17 mar. 2012 INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Plano de Desenvolvimento Institucional. Uberaba: IF Triângulo Mineiro, 2009. INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Regimento Geral. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/instituto/regimento_geral.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011. LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. LEAL, Leila. Educação profissional e ensino médio integrado no Brasil: um balanço das conquistas e reivindicações. Revista Poli, Rio de Janeiro, Ano 3, n. 15, jan./fev. 2011, p. 2 a 9. 81 LIBÂNIO, C. J., SANTOS, A. (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010. CENSO 2011. Messoregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesorregi%C3%A3o_do_Tri%C3%A2ngulo_Mineiro_e_ Alto_Parana%C3%ADba >. Acesso em: 21 ago. 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2009. MINISTÉRIO DA FAZENDA. Economia Brasileira em Perspectiva. Disponível em: <http://www.fazenda.gov.br/portugues/docs/perspectiva-economiarasileira/ edicoes/Economia-Brasileira-Em-Perpectiva-Especial-10.pdf/>. Acesso em: 25 jun. 2011. MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. Disponível em: <http://www.rizoma-freireano.org/index.php/transdisciplinaridade-e-educacao--mariacandida- moraes>. Acesso em: 23 abr. 2011. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Começando uma conversa sobre currículo. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Orgs.). Currículo na Contemporaneidade – Incertezas e Contradições. São Paulo: Cortez, 2008, p. 7-39. MORIN, Edgar. A cabeça Bem-Feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. __________. Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. Trad. Dulce Matos. 2ª. ed. __________. Edgar. Sobre a Reforma Universitária. In: ALMEIDA, Maria da Conceição e CARVALHO, Edgard de Assis. (Orgs.). Educação e complexidade.: os sete saberes e outros ensaios.5ª ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 13-27. NEHME, Valéria Guimarães de Freitas. A Pedagogia de Projetos na Práxis da Educação Ambiental: uma experiência na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia-MG. Uberlândia, 2004. Dissertação de mestrado. Instituto de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999. OLIVEIRA, Ângela Pereira da Silva. As Concepções Dos Professores Do Curso Técnico Em Agropecuária, Do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberlândia, Sobre Interdisciplinaridade. Seropédica, 2009. Dissertação de mestrado. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 82 PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. PANPLONA, Ronaldo Mendes. CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: O desafio da implementação. In: Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas - RETTA. Rio de Janeiro: EDUR, 2010, p. 49-68. PEREIRA, Heliese Fabrícia et al. Normas para elaboração de projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos (TCC), dissertações, teses e relatórios de estágio. Uberlândia: IF Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia, 2009. RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado – Concepções e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 106-125. SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO AGRÍCOLA. (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 1., 2008, Brasília, DF. Documento final. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2009. SOMMERMAN, Américo (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009, 128p. SANTOS, Ana Cristina Souza e SANTOS, Akiko. Obstáculos epistemológicos no diálogo de saberes. In: Santos, Akiko; SOMMERMAN, Américo (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009. 128 p. SANTOS, Akiko; SANCHEZ, Sandra Barros; BUENO, Eliane de Souza Silva. Ensino Médio Integrado: Justaposição ou Articulação?Texto produzido para o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica: Impressa Universitária da UFRRJ, 2012, 25 p. SANTOS, Akiko. Ensino Médio Integrado na Perspectiva da Transcomplexidade. Texto produzido para o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seropédica, 2011. SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção e Politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1987. SOARES, Ana Maria Dantas. O Ensino Técnico e Formação Profissional: trajetórias, movimentos, contrapontos e perspectivas. Revista de educação técnica e tecnológica em ciências agrícolas - RETTA. UFRRJ. DOSSIÊ: Reforma do Ensino Técnico e Tecnológico no Brasil. Seropédica, RJ: EDUR, 2010. VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001. 83 __________. I. P. A. Inovações e projeto-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, v. 23, nº 61, Campinas, Dez, 2003. ZABALA, Antoni. A prática Educativa: Como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998. __________. Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: Uma proposta para o currículo escolar. Trad. Ernani Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 2002.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4959/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19622/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25949/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32346/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38724/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45070/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51452/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57926/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza%20Silva%20Bueno.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1635
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-12T12:42:45Z No. of bitstreams: 1 2012 - Eliane de Souza Silva Bueno.pdf: 8157808 bytes, checksum: b8696d370f3cb04c61d636353ca64d4c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-12T12:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Eliane de Souza Silva Bueno.pdf: 8157808 bytes, checksum: b8696d370f3cb04c61d636353ca64d4c (MD5) Previous issue date: 2012-06-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Eliane de Souza Silva Bueno.pdf2012 - Eliane de Souza Silva Bueno7.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.