Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12823
Tipo do documento: Dissertação
Título: A reformulação do projeto pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Câmpus Uberlândia: possibilidades e desafios de articulação
Otros títulos: The reformulation of the pedagogical project of the technical course in agriculture of the Federal Institute of Triângulo Mineiro – Uberlândia Campus: Possibilities and Challenges of Articulation.
Autor: Bueno, Eliane de Souza Silva
Orientador(a): Santos, Akiko
Primeiro coorientador: Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Segundo membro da banca: Nehme, Valéria Guimarães e Freitas
Palabras clave: Articulation;Interdisciplinary;Transdisciplinarity;Articulação;Participação Coletiva;Interdisciplinaridade;Transdisciplinaridade;Public Participation
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-jun-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: BUENO, Eliane de Souza Silva. A reformulação do projeto pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Câmpus Uberlândia: possibilidades e desafios de articulação. 2012. 100 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Esta pesquisa teve o objetivo de contribuir para a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberlândia no ano de 2011. Foi utilizada a metodologia da pesquisa participante, com uma abordagem qualitativa que possibilitou enfrentar o desafio de envolver todos os responsáveis por esse curso, tanto professores quanto especialistas da educação durante a consecução deste trabalho. O que se pretende é que o novo Projeto Pedagógico efetive, de fato, a articulação entre o ensino profissional e a formação geral (Ensino Médio), além de propiciar a necessária atualização curricular. As discussões pautaram-se na legislação vigente para a Educação Básica e Profissional e, em textos e artigos científicos que contemplam a interdisciplinaridade e a trandisciplinaridade. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários semiestruturados dirigidos aos estudantes e aos professores, pastas de estágio de estudantes egressos e documentos postados no Google Docs. Como resultado do processo, mesmo a matriz curricular, mantendo a estrutura disciplinar, conseguimos motivar os docentes a vislumbrarem inúmeras possibilidades de articulação por meio de atividades interdisciplinares e transdisciplinares e com a realização de projetos, já no primeiro semestre de 2012
Abstract: The goal of this research was to contribute to the reformulation of the Pedagogical Project of the Technical Course in Agriculture of the Federal Institute of Triângulo Mineiro – Uberlândia Campus in the year of 2011. For that, we used the methodology of the participant research, with a qualitative approach that was able to face the challenge of involving all those responsible for this course, both teachers and education specialists during the development of this work. The intention is that the new Pedagogic Project can finally make the articulation between the professional education and the general education (High School) possible, and also provide the necessary update in the curriculum. The debates were based on the legislation for the Basic and Professional Education, and on scientific articles and texts that study the interdisciplinary and the transdisciplinarity. The research instruments included semi-structured questionnaires addressed to the students and teachers, folders of graduated student´s internship and documents posted on Google Docs. As a result of the process, even with the curriculum maintaining the disciplinary structure, we were able to motivate teachers to glimpse numerous possibilities of articulation through interdisciplinary and trandisciplinarity activities, through the completion of projects, already in the first half of 2012
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12823
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2012 - Eliane de Souza Silva Bueno.pdf2012 - Eliane de Souza Silva Bueno7.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.