Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12828
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dc.contributor.authorAguiar, Lenir Lemos Furtado
dc.date.accessioned2023-12-22T02:24:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:24:08Z-
dc.date.issued2015-10-21
dc.identifier.citationAguiar, Lenir Lemos Furtado. Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.citationAguiar, Lenir Lemos Furtado. Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12828-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no processo formativo dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), buscando entender como a participação neste programa pode se constituir como um espaço epistemológico de formação, por meio do qual conhecimentos necessários ao exercício da docência são construídos e ressignificados. Adotamos como caminho metodológico, a história de vida, utilizando ferramentas do método autobiográfico e das narrativas de formação, para conhecer/resgatar através de textos (mensagens eletrônicas, cartas) a historicidade deste momento na formação e como este contribui/ marcou a trajetória destes egressos. Para tal compreensão, procuramos classificar e organizar os textos destacando/separando as seguintes categorias para análise: 1) Importância do PIBID na formação; 2) Impacto do cotidiano escolar na formação; 3) Dissociação teoria-prática na formação; 4) Importância da prática na formação/realização de atividades. De acordo com as análises destas categorias, podemos apontar como para os licenciandos este programa tem significados e pode ser motivador na escolha da profissão docente, como ele também foi considerado importante para o exercício da prática docente. Um Programa que proporcionou a inovação metodológica e proporcionou uma relação de interação entre escola/universidade.por
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no processo formativo dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), buscando entender como a participação neste programa pode se constituir como um espaço epistemológico de formação, por meio do qual conhecimentos necessários ao exercício da docência são construídos e ressignificados. Adotamos como caminho metodológico, a história de vida, utilizando ferramentas do método autobiográfico e das narrativas de formação, para conhecer/resgatar através de textos (mensagens eletrônicas, cartas) a historicidade deste momento na formação e como este contribui/ marcou a trajetória destes egressos. Para tal compreensão, procuramos classificar e organizar os textos destacando/separando as seguintes categorias para análise: 1) Importância do PIBID na formação; 2) Impacto do cotidiano escolar na formação; 3) Dissociação teoria-prática na formação; 4) Importância da prática na formação/realização de atividades. De acordo com as análises destas categorias, podemos apontar como para os licenciandos este programa tem significados e pode ser motivador na escolha da profissão docente, como ele também foi considerado importante para o exercício da prática docente. Um Programa que proporcionou a inovação metodológica e proporcionou uma relação de interação entre escola/universidade.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectlife storyeng
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjecthistória de vidapor
dc.titleFormação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJpor
dc.title.alternativeInitial education of teachers: a study of the impacts of PIBID on the formative process of the graduates in the course of biological scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to evaluate the contributions of the Institutional Program of teaching initiation grant (PIBID) in the formation process of the undergraduate course of Biological Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), searching to understand how participation in this program may be constituted as an epistemological space formation, through which knowledge necessary to carry out teaching are built and reinterpreted. Adopted as a methodological way, the story of life, using tools of the autobiographical method and the narratives of formation, to meet / rescue through texts (email, letter) the historicity of this moment in the formation and how this contributes / marked the trajectory of these graduates. For this understanding, we try to sort and organize texts highlighting / separating the following categories for analysis: 1) PIBID Importance of training; 2) Impact of school routine training; 3) dissociation theory and practical training; 4) practical importance on training / performing activities. According to the analysis of these categories, we can point to for licensing this program has meaning and can be motivator in choosing the teaching profession, as it was also considered important to the practice of teaching practice. It is a program that provided the methodological innovation and provided a list of interaction between school / universityeng
dc.description.abstractOtherThis study aims to evaluate the contributions of the Institutional Program of teaching initiation grant (PIBID) in the formation process of the undergraduate course of Biological Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), searching to understand how participation in this program may be constituted as an epistemological space formation, through which knowledge necessary to carry out teaching are built and reinterpreted. Adopted as a methodological way, the story of life, using tools of the autobiographical method and the narratives of formation, to meet / rescue through texts (email, letter) the historicity of this moment in the formation and how this contributes / marked the trajectory of these graduates. For this understanding, we try to sort and organize texts highlighting / separating the following categories for analysis: 1) PIBID Importance of training; 2) Impact of school routine training; 3) dissociation theory and practical training; 4) practical importance on training / performing activities. According to the analysis of these categories, we can point to for licensing this program has meaning and can be motivator in choosing the teaching profession, as it was also considered important to the practice of teaching practice. It is a program that provided the methodological innovation and provided a list of interaction between school / universityeng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID1398111767por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee1Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3Scarpa, Daniela Lopes
dc.creator.ID66090644749por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8313522521996169por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVARENGA, Beatriz. Licenciatura x Bacharelado. Caminhos, Belo Horizonte, 1991. AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. 4ºed., Universidade de Brasília, 1963. AZEVEDO, Fernando de. A educação na encruzilhada. 2ª . edição, São Paulo, Melhoramentos, 1960. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp. 20-28. ISSN 1413-2478. BRASIL. Decreto-lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946. 1946. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2009. ______. Lei 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971. BRASIL/MEC/CFE. Parecer 349/72. Documenta, n. 137, p. 155- 173, abr. 1972. BRASIL/MEC/CNE/CP. Resolução 1, de 15 de maio de 2006. In: SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 246-253. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 10 Jul. 2014 BRASIL. Referências para Formação de Professores/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1999. BRASIL, 2001. Resolução CNE/CES nº 1301/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas. 06 p. BRASIL, 2002. Resolução CNE/CP nº 01/2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 07 p. BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. 2001a. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. PARECER CNE/CES nº1301/2001, de 6 de Novembro. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf, acesso em 12 de Maio de 2014. BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. 2001b. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. PARECER CNE/CP nº 009/2001, de 8 de Maio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf, acesso em 12 de Maio de 2014. DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 34-51, 2011. 63 DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação (UFSM), v. 36, p. 203-218, 2011 DUARTE, Sérgio Guerra (1986), Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro, Antares/ Nobel. ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: EDUSC, 1999 FERREIRA, Lenira Weil. As contribuições do sistema educacional no Brasil Colônia. In: A paixão de aprender. SME-PMPA, nº 12, abr2000, 79-87 FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986. FREITAS, H. C. L. de., (1993). Trabalho e relação teoria-prática nos estágios supervisionados de 1º grau do curso de pedagogia. Campinas: UNICAMP (mimeo). FREITAS, H.C.L.de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação.Educ. Soc.,Campinas,v. 23, n. 80,set.2002. FONSECA, Lana Claudia de Souza . Será que eu sirvo para ser professor? : reflexões sobre a experiência na formação de professores de biologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/ Comunicação). GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009.(Relatório de pesquisa). GADOTTI, M.. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999. GOEDERT, L.. A formação do professor de Biologia e o ensino da Evolução Biológica.2004. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. HADDAD, Ana Estela;(Org.). A trajetória dos cursos de graduação na área da saúde:1991- 2004. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,2006 KUGELMAS, Eduardo. A difícil hegemonia. São Paulo: tese de doutorado –USP, 1986 JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002. LIMA-TAVARES, Daniele. Estudo sócio-histórico da formação docente em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1968-1986). Niterói: 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. LISOVSKI, L. A.. Organização e desenvolvimento do Estágio Curricular na Formação de- Professores de Biologia. 2006. 288 f. Dissertação de mestrado. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, 2006. LUCKESI, Cipriano C.Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005 64 NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992. ________ A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. _____. Os professores estão na mira de todos os discursos. São o alvo mais fácil a abater. Pátio, Porto Alegre: Artmed, n. 27, ago./out. 2003. p. 25 – 28. Entrevista. ____. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf>. Acesso em: 03 Ago. 2015. NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. OTRANTO, Celia Regina. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a construção da sua autonomia. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), UFRRJ/ICHS/CPDA, Seropédica, RJ, 2003. OTRANTO, Celia Regina - VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: desafios de sobrevivência. 2011. RAMOS, Maurivan Güntzel. Epistemologia e ensino de ciências: compreensões e perspectivas. In: Roque Moraes. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências. 3ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. , p. 13-36. RIBEIRO, Mª Luisa S. História da educação brasileira: a organização escolar. 14ºed.Campinas/SP: Autores Associados, 1995. RIBEIRO JÚNIOR, João. A Formação Pedagógica do Professor de Direito. Campinas-SP: Papirus, 2001. SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: MENDES, Durmeval T. (coord.) et al. Filosofia da educação brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. p. 19-47. SAVIANI, Demerval (2009). 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dc.relation.referencesREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVARENGA, Beatriz. Licenciatura x Bacharelado. Caminhos, Belo Horizonte, 1991. AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. 4ºed., Universidade de Brasília, 1963. AZEVEDO, Fernando de. A educação na encruzilhada. 2ª . edição, São Paulo, Melhoramentos, 1960. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp. 20-28. ISSN 1413-2478. BRASIL. Decreto-lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946. 1946. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2009. ______. Lei 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971. BRASIL/MEC/CFE. Parecer 349/72. Documenta, n. 137, p. 155- 173, abr. 1972. BRASIL/MEC/CNE/CP. Resolução 1, de 15 de maio de 2006. In: SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 246-253. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394/96. 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A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a construção da sua autonomia. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), UFRRJ/ICHS/CPDA, Seropédica, RJ, 2003. OTRANTO, Celia Regina - VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: desafios de sobrevivência. 2011. RAMOS, Maurivan Güntzel. Epistemologia e ensino de ciências: compreensões e perspectivas. In: Roque Moraes. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências. 3ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. , p. 13-36. RIBEIRO, Mª Luisa S. História da educação brasileira: a organização escolar. 14ºed.Campinas/SP: Autores Associados, 1995. RIBEIRO JÚNIOR, João. A Formação Pedagógica do Professor de Direito. Campinas-SP: Papirus, 2001. SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: MENDES, Durmeval T. (coord.) et al. Filosofia da educação brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. p. 19-47. SAVIANI, Demerval (2009). 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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