Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12828
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ |
Título(s) alternativo(s): | Initial education of teachers: a study of the impacts of PIBID on the formative process of the graduates in the course of biological sciences |
Autor(es): | Aguiar, Lenir Lemos Furtado |
Orientador(a): | Fonseca, Lana Claudia de Souza |
Primeiro membro da banca: | Machado, Ligia Cristina Ferreira |
Segundo membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
Terceiro membro da banca: | Scarpa, Daniela Lopes |
Palavras-chave: | Teacher training;life story;PIBID;formação docente;história de vida |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Data do documento: | 21-Out-2015 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | Aguiar, Lenir Lemos Furtado. Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . Aguiar, Lenir Lemos Furtado. Formação inicial de professores: um estudo sobre os impactos do PIBID no processo formativo dos licenciados do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ. 2015. [84 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (PIBID) no processo formativo dos licenciandos do curso de Ciências
Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), buscando entender
como a participação neste programa pode se constituir como um espaço epistemológico de
formação, por meio do qual conhecimentos necessários ao exercício da docência são construídos
e ressignificados. Adotamos como caminho metodológico, a história de vida, utilizando
ferramentas do método autobiográfico e das narrativas de formação, para conhecer/resgatar
através de textos (mensagens eletrônicas, cartas) a historicidade deste momento na formação e
como este contribui/ marcou a trajetória destes egressos. Para tal compreensão, procuramos
classificar e organizar os textos destacando/separando as seguintes categorias para análise: 1)
Importância do PIBID na formação; 2) Impacto do cotidiano escolar na formação; 3) Dissociação
teoria-prática na formação; 4) Importância da prática na formação/realização de atividades.
De acordo com as análises destas categorias, podemos apontar como para os licenciandos
este programa tem significados e pode ser motivador na escolha da profissão
docente, como ele também foi considerado importante para o exercício da
prática docente. Um Programa que proporcionou a inovação metodológica e proporcionou
uma relação de interação entre escola/universidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no processo formativo dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), buscando entender como a participação neste programa pode se constituir como um espaço epistemológico de formação, por meio do qual conhecimentos necessários ao exercício da docência são construídos e ressignificados. Adotamos como caminho metodológico, a história de vida, utilizando ferramentas do método autobiográfico e das narrativas de formação, para conhecer/resgatar através de textos (mensagens eletrônicas, cartas) a historicidade deste momento na formação e como este contribui/ marcou a trajetória destes egressos. Para tal compreensão, procuramos classificar e organizar os textos destacando/separando as seguintes categorias para análise: 1) Importância do PIBID na formação; 2) Impacto do cotidiano escolar na formação; 3) Dissociação teoria-prática na formação; 4) Importância da prática na formação/realização de atividades. De acordo com as análises destas categorias, podemos apontar como para os licenciandos este programa tem significados e pode ser motivador na escolha da profissão docente, como ele também foi considerado importante para o exercício da prática docente. Um Programa que proporcionou a inovação metodológica e proporcionou uma relação de interação entre escola/universidade. |
Abstract: | This study aims to evaluate the contributions of the Institutional Program of teaching initiation
grant (PIBID) in the formation process of the undergraduate course of Biological
Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), searching to understand
how participation in this program may be constituted as an epistemological space formation,
through which knowledge necessary to carry out teaching are built and reinterpreted. Adopted
as a methodological way, the story of life, using tools of the autobiographical method and the
narratives of formation, to meet / rescue through texts (email, letter) the historicity of this
moment in the formation and how this contributes / marked the trajectory of these graduates.
For this understanding, we try to sort and organize texts highlighting / separating the
following categories for analysis: 1) PIBID Importance of training; 2) Impact of school routine
training; 3) dissociation theory and practical training; 4) practical importance on training /
performing activities. According to the analysis of these categories, we can point to for licensing
this program has meaning and can be motivator in choosing the teaching profession, as it
was also considered important to the practice of teaching practice. It is a program that provided
the methodological innovation and provided a list of interaction between school / university This study aims to evaluate the contributions of the Institutional Program of teaching initiation grant (PIBID) in the formation process of the undergraduate course of Biological Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), searching to understand how participation in this program may be constituted as an epistemological space formation, through which knowledge necessary to carry out teaching are built and reinterpreted. Adopted as a methodological way, the story of life, using tools of the autobiographical method and the narratives of formation, to meet / rescue through texts (email, letter) the historicity of this moment in the formation and how this contributes / marked the trajectory of these graduates. For this understanding, we try to sort and organize texts highlighting / separating the following categories for analysis: 1) PIBID Importance of training; 2) Impact of school routine training; 3) dissociation theory and practical training; 4) practical importance on training / performing activities. According to the analysis of these categories, we can point to for licensing this program has meaning and can be motivator in choosing the teaching profession, as it was also considered important to the practice of teaching practice. It is a program that provided the methodological innovation and provided a list of interaction between school / university |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12828 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Lenir Lemos Furtado Aguiar.pdf | 2015 - Lenir Lemos Furtado Aguiar | 4.06 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.