Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares Neto, José
dc.date.accessioned2023-12-22T02:25:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:25:09Z-
dc.date.issued2016-03-14
dc.identifier.citationSoares Neto, José . Eleição de dirigente escolar: a democracia em questão - estudo de caso do Colégio Agrícola D. Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12845-
dc.description.abstractEsta dissertação trata de uma pesquisa realizada junto à comunidade escolar do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas–Codai, escola vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, localizado no município de São Lourenço da Mata - PE, área metropolitana do Grande Recife. Através do ponto de vista de uma amostra de: gestores, docentes, técnicos administrativos, discentes e pais e/ou responsáveis, propusemo-nos saber como vem sendo construída uma gestão participativa e democrática no Codai em um processo específico: o processo de escolha do dirigente máximo da instituição. Mostramos que os agentes sociais (gestores, servidores, discentes e pais) sabem da importância da participação, afirmam seus direitos de cidadão, e defendem a democracia. Para além desta comprovação, o que este estudo evidenciou é que a comunidade escolar mantém viva a democracia, quando, em suas várias demandas, reclama por direitos que não estariam sendo observados no CODAI, seja no processo eleitoral, seja no Estatuto/Regulamento, seja na obediência à legislação. O resultado a que chegamos revela que os atores sociais afirmam suas diferenças, fazem demandas no sentido de ampliar seus próprios direitos, mostrando que o processo democrático, por sua própria natureza, é inconcluso, sempre comportando algum grau de exclusão. O que não conseguimos investigar é se os atores em questão têm conhecimento teórico ou intuitivo de que o processo democrático não é, e nem pode pretender ser, absolutamente inclusivo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocratic Managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchool Director electioneng
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEleição de Dirigente Escolarpor
dc.titleEleição de dirigente escolar: a democracia em questão – um estudo de caso do Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAS - CODAI/UFRPEpor
dc.title.alternativeElection of school leader: democracy in question - Case study of the Agricultural College D. Augustine Ikas - CODAI/UFRPEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work is a survey conducted by the school community of the Agricultural College Dom Augustine Ikas- Codai School linked to the Rural Federal University of Pernambuco - UFRPE, located in São Lourenço da Mata - PE, the metropolitan area ofGreater Recife. Through the point of view of a sample: managers, teachers, administrative staff, students and parents and / or guardians, we set out to know how has been built a participatory and democratic management in Codai in a specific process: the selection process top manager of the institution. We show that social agents (managers, servers, students and parents) know the importance of participation, claim their rights as citizens, and defend democracy. In addition to this evidence, what this study showed is that the school community keeps alive the democracy, when, in their various demands, demands for rights that were not being observed in CODAI, either in the electoral process, either in the Statute / Regulation, be in compliance with legislation. The result we reached shows that the social actors claim their differences, make demands to broaden their own rights, showing that the democratic process, by its very nature, is unfinished, always behaving some degree of exclusion. What we can not investigate is whether the actors in question have theoretical or intuitive knowledge that the democratic process is not, and can not claim to be absolutely inclusive.eng
dc.contributor.advisor1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.advisor1ID275.569.647-87por
dc.contributor.referee1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.referee2Moraes, Marco Antônio de
dc.contributor.referee3Amaral, Daniela Patti do
dc.creator.ID145.745.274-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3806743287200929por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7532/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19782/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26141/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32528/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38960/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45342/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51728/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58138/2016%20-%20Jos%c3%a9%20Soares%20Neto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1444
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-02-17T18:51:02Z No. of bitstreams: 1 2016 - José Soares Neto.pdf: 3636688 bytes, checksum: 00820fc3971613d6966c6139682d3a19 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-17T18:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - José Soares Neto.pdf: 3636688 bytes, checksum: 00820fc3971613d6966c6139682d3a19 (MD5) Previous issue date: 2016-03-14eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - José Soares Neto.pdfDocumento principal3.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.