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dc.contributor.authorMargon, Sandra
dc.date.accessioned2023-12-22T02:25:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:25:37Z-
dc.date.issued2012-04-20
dc.identifier.citationMARGON, Sandra. Acessibilidade e Inclusão escolar no Ensino Agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Câmpus Santa Teresa. 2012. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12852-
dc.description.abstractEste trabalho buscou avaliar a acessibilidade física: urbana, arquitetônica e de produtos, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Câmpus Santa Teresa, no tocante ao aluno com deficiência visual. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário analisar as legislações, normas nacionais, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifes e publicações que permeiam a acessibilidade e inclusão escolar, assim como criar um instrumento próprio de avaliação deste tipo de acessibilidade. Utilizou-se nesta pesquisa o estudo de caso com enfoque qualitativo, tendo em vista a contextualização e métodos utilizados para desenvolver esta proposta. Pode-se evidenciar que a inclusão escolar no ensino agrícola, no tocante ao estudante com deficiência visual, é um grande desafio devido às especificidades do curso técnico em agropecuária e a estrutura física existente, que permanece inalterada desde a criação do Câmpus, em 1941. A partir da aplicação do protocolo de acessibilidade física foi possível avaliar a acessibilidade física do Câmpus Santa Teresa, que não atende aos padrões exigidos, e estabelecer um diálogo entre o real e o ideal, identificando a aplicação da legislação, normas e publicações na área da deficiência visual e a realidade institucional, levantando dados para novas propostas de ações inclusivas e de orientação à gestão educacional.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSchool Inclusioneng
dc.subjectPhysical Accessibilityeng
dc.subjectVisual Disabilityeng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectAcessibilidade Físicapor
dc.subjectDeficiência Visualpor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.titleAcessibilidade e Inclusão escolar no ensino agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Câmpus Santa Teresa.por
dc.title.alternativeSchool Inclusion and accessibility in agricultural education: a research on the conditions of physical accessibility with focus on the student with visual disability at the Federal Institute of Educacion, Cience and Thecnology of Espírito Santo (IFES)- Santa Teresa Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis project tried to avaliate the physical accessibility of architecture, urban and products, at the Federal Institute of science and technology of Espírito Santo-Campus Santa Teresa, concerned to the visual disability of the student. To achieve this goal, it was necessary to analyse the laws, national rules, National Development Plan (PDI) of Ifes and publications that allow inclusion and accessibility of the school, as well as create its own avaliative instrument of this type of accessibility. It was used in this research case study with qualitative approach, observing the context and methods used to develop this proposal. We can evidence that the school inclusion in agricultural education, regard to student with low vision, is a big challenge due to the peculiarities of the technical course in farming and the existing physical structure, which remains unchanged since the Campus creation, in 1941. Since the application of physical accessibility Protocol was possible the physical assess of Santa Teresa‟s Campus, which does not correspond to the required standards, and establish a dialogue between the real and the ideal, identifying the legislation application, rules and publications in the visual disability area as well as the institutional realityeng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.advisor1ID395.476.632-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130312932739910por
dc.contributor.referee1Glat, Rosana
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan rocha
dc.creator.ID2457347750por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533881555444177por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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