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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acessibilidade e Inclusão escolar no ensino agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Câmpus Santa Teresa.
Otros títulos: School Inclusion and accessibility in agricultural education: a research on the conditions of physical accessibility with focus on the student with visual disability at the Federal Institute of Educacion, Cience and Thecnology of Espírito Santo (IFES)- Santa Teresa Campus
Autor: Margon, Sandra
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro membro da banca: Glat, Rosana
Segundo membro da banca: Damasceno, Allan rocha
Palabras clave: School Inclusion;Physical Accessibility;Visual Disability;Agricultural Education;Inclusão Escolar;Acessibilidade Física;Deficiência Visual;Educação Agrícola
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-abr-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: MARGON, Sandra. Acessibilidade e Inclusão escolar no Ensino Agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Câmpus Santa Teresa. 2012. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Este trabalho buscou avaliar a acessibilidade física: urbana, arquitetônica e de produtos, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Câmpus Santa Teresa, no tocante ao aluno com deficiência visual. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário analisar as legislações, normas nacionais, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifes e publicações que permeiam a acessibilidade e inclusão escolar, assim como criar um instrumento próprio de avaliação deste tipo de acessibilidade. Utilizou-se nesta pesquisa o estudo de caso com enfoque qualitativo, tendo em vista a contextualização e métodos utilizados para desenvolver esta proposta. Pode-se evidenciar que a inclusão escolar no ensino agrícola, no tocante ao estudante com deficiência visual, é um grande desafio devido às especificidades do curso técnico em agropecuária e a estrutura física existente, que permanece inalterada desde a criação do Câmpus, em 1941. A partir da aplicação do protocolo de acessibilidade física foi possível avaliar a acessibilidade física do Câmpus Santa Teresa, que não atende aos padrões exigidos, e estabelecer um diálogo entre o real e o ideal, identificando a aplicação da legislação, normas e publicações na área da deficiência visual e a realidade institucional, levantando dados para novas propostas de ações inclusivas e de orientação à gestão educacional.
Abstract: This project tried to avaliate the physical accessibility of architecture, urban and products, at the Federal Institute of science and technology of Espírito Santo-Campus Santa Teresa, concerned to the visual disability of the student. To achieve this goal, it was necessary to analyse the laws, national rules, National Development Plan (PDI) of Ifes and publications that allow inclusion and accessibility of the school, as well as create its own avaliative instrument of this type of accessibility. It was used in this research case study with qualitative approach, observing the context and methods used to develop this proposal. We can evidence that the school inclusion in agricultural education, regard to student with low vision, is a big challenge due to the peculiarities of the technical course in farming and the existing physical structure, which remains unchanged since the Campus creation, in 1941. Since the application of physical accessibility Protocol was possible the physical assess of Santa Teresa‟s Campus, which does not correspond to the required standards, and establish a dialogue between the real and the ideal, identifying the legislation application, rules and publications in the visual disability area as well as the institutional reality
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12852
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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