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dc.contributor.authorPereira, Lorena Kelly Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:10Z-
dc.date.issued2021-11-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Lorena Kelly Alves. Diversidade sexual na escola: a experiência de um projeto educativo no IFCE campus Crato. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12861-
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o GDE (Grupo de Estudos sobre Gênero e Diversidade na Escola), projeto educativo que funciona no IFCE campus Crato. O estudo teve como objetivo geral analisar os impactos desse projeto na formação dos/as estudantes participantes do grupo de estudos. Utilizamos como aporte teórico a Teoria Crítica, com ênfase nos pensamentos de Adorno (1995; 2019), além de apoiarmo-nos também na perspectiva Queer e no Pós-estruturalismo, com destaque para Butler (2016), Foucault (2015), Louro (2013; 2016), Bento (2017), entre outros/as autores/as. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino básico (médio integrado e subsequente) e superior, participantes do GDE, mediante aplicação de um questionário online. Os dados coletados foram considerados de acordo com os preceitos da Teoria Crítica, ou seja, a análise foi realizada, tendo o pensamento crítico como principal balizador na elaboração das categorias que permitiram analisar os discursos produzidos pelos/as estudantes, a partir de sua ótica acerca de como ocorre o debate sobre diversidade sexual dentro da escola. Os resultados da pesquisa mostraram a existência de homofobia/LGBTI+fobia no IFCE campus Crato, mas também identificaram as possibilidades e desafios que corroboram com o debate sobre diversidade sexual, uma vez que revelaram a contribuição positiva do projeto GDE, entre outras ações desenvolvidas na instituição. Além disso, os resultados apontaram a necessidade e a importância de a escola abordar temas envolvendo questões de gênero e sexualidade. Concluímos que a instituição ainda possui muitas barreiras a serem derrubadas quando o assunto é respeito aos/às dissidentes sexuais e/ou de gênero no ambiente escolar. Todavia, ao mesmo tempo, a escola possui também algumas potencialidades que precisam ser melhor observadas e incentivadas e que podem auxiliar na construção de uma política institucional efetiva de combate à homofobia/LGBTI+fobia e às desigualdades entre homens e mulheres.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectHomofobiapor
dc.subjectLGBTI+fobiapor
dc.subjectSexual Diversityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectGendereng
dc.subjectHomophobiaeng
dc.subjectLGBTI+phobiaeng
dc.titleDiversidade sexual na escola: a experiência de um projeto educativo no IFCE campus Cratopor
dc.title.alternativeSexual diversity at school: the report of an educational project developed at IFCEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research is a case study about GDE (Grupo de Estudos sobre Gênero e Diversidade na Escola), an educational project developed at IFCE Crato campus. The general objective of this study aimed to analyze the impacts of this project on the formation of the members of the GDE. This paper used the Critical Theory as a theoretical support with emphasis on lessons of Adorno (1995; 2019). It was also based in the Queer perspective and Post-Structuralism, especially Butler (2016), Foucault (2015), Louro (2013; 2016), Bento (2017) and other authors. The research was focused in students of basic education (integrated and subsequent high school) and higher education members of GDE through the application of an online survey. In fact, the data collected were analyzed according to the precepts of the Critical Theory. Thus, the analysis was performed with a critical thinking as the main guide in the development of its categories. It allowed the analysis of the speeches produced by the students from their point of view about the sexual diversity discussion in school. The results of the research pointed the existence of homophobia/LGBTI+phobia in the IFCE Crato campus and also identified the possibilities and challenges that corroborate the discussion on sexual diversity. The study revealed a positive contribution of the GDE project and similar actions developed in the institution. In addition, the results pointed out the need and the importance of the school approaching over gender and sexuality issues. We conclude that IFCE Crato campus has many barriers to be broken down about sexual and/or gender dissidents in the school environment. However, the istitution also has some potentialities to be improved and encouraged. In this sense, certain actions can help the construction of an effective institutional policy to prevent homophobia/LGBTI+phobia and inequalities between men and women.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.contributor.referee3Andrade, Luma Nogueira de
dc.creator.ID010.359.353-50por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1892-161Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9781629790721646por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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