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dc.contributor.authorCosta, Ezilene Pereira da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:28Z-
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.citationCOSTA, Ezilene Pereira da. Ensino remoto: um estudo sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação nas ações de ensino do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12866-
dc.description.abstractO presente estudo buscou abordar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino remoto emergencial do IFMG-SJE durante o período da pandemia, mostrando os impactos causados nos processos de ensino aprendizagem com o uso dessas ferramentas no ensino remoto. A questão investigada do estudo está relacionada a fatores que favoreceram e dificultaram os processos de ensino e aprendizagem no ensino remoto. Tendo as TICs como principais mediadoras do ensino no período pandêmico, buscamos responder à pergunta: que potencialidades as TICs tiveram e podem ter nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMG-SJE no período pós pandemia? O objetivo foi analisar o uso dos recursos tecnológicos por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e professores da instituição enquanto estiveram no período das aulas remotas. Para refletir sobre essa problemática utilizamos autores como Carmo, Paciulli e Nascimento, Moran, Rodrigues entre outros. A metodologia utilizada neste estudo procurou investigar quais foram os recursos tecnológicos utilizados por professores e estudantes, os desafios encontrados e as experiências e aprendizados desse período de pandemia em relação ao contato com as TICs. A justificativa da pesquisa se faz devido à importância que os recursos tecnológicos representam para a educação na atualidade quando utilizadas com uma abordagem pedagógica que busca desenvolver o conhecimento do professor e principalmente o do discente. Com a realização deste estudo foi possível observar que as TICs já eram utilizadas na instituição, porém ainda eram pouco exploradas de forma pedagógica, com a chegada da pandemia o uso dessas ferramentas veio a aumentar, mesmo que de forma inesperada e sem o preparo necessário. Foi possível observar que as TICs foram mediadoras no processo de aulas remotas e que a partir desse período alunos e professores passaram a reconhecer ainda mais a importância que essas ferramentas possuem na contribuição do desenvolvimento intelectual dos estudantes. Por meio do desenvolvimento desse estudo vimos que somente as TICs por si só não farão a diferença, mas sim a abordagem pedagógica que é realizada com esses recursos, para que assim as tecnologias estejam inseridas no meio educacional, contribuindo para a educação de qualidade e na formação de uma sociedade com menos desigualdade social que permita o direito de estudo a todos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectensino remotopor
dc.subjectpráticas pedagógicaspor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectremote teachingeng
dc.subjectpedagogical practiceseng
dc.titleEnsino remoto: um estudo sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação nas ações de ensino do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelistapor
dc.title.alternativeRemote teaching: a study on the use of information and communication technologies in teaching activities at the Federal Institute of Education, of Minas Gerais - São João Evangelista Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study sought to address the use of Information and Communication Technologies in the emergency remote teaching of the IFMG-SJE during the pandemic period, showing the impacts caused in the teaching-learning process with the use of these tools in remote teaching. The question investigated in the study is related to which factors contributed or hindered the teaching and learning process, with ICTs as the main enablers in the Emergency Remote Teaching scenario of the Technical courses Integrated to High School of the IFMG-SJE and how these tools can complement the pedagogical practices? To reflect on this issue we used authors such as Carmo, Paciulli and Nascimento, Moran, Rodrigues among others. The objective was to analyze the use of technological resources by students of technical courses integrated into high school and teachers of the institution while they were in the period of remote classes. The methodology used in this study sought to investigate which technological resources were used by teachers and students, the challenges encountered and the experiences and lessons learned during this pandemic period in relation to contact with ICTs. The justification for the research is due to the importance that technological resources represent for education today when used with a pedagogical approach that seeks to develop the teacher's knowledge and especially that of the student. With the completion of this study, it was possible to observe that ICTs were already used in the institution, but they were still little explored in a pedagogical way, with the arrival of the pandemic, the use of these tools increased, even if unexpectedly and without the necessary preparation. It was possible to observe that ICTs were mediators in the process of remote classes and that from that period onwards, students and teachers began to recognize even more the importance that these tools have in contributing to the intellectual development of students. Through the development of the study, we saw that only the ICTs alone will not make the difference, but the pedagogical approach that is carried out with these resources, so that the technologies are inserted in the educational environment, contributing to quality education and to the formation of a society with less social inequality that allows everyone the right to study.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Mattos, Sanda Maria Nascimento de
dc.contributor.referee3Toman, Alexandre
dc.creator.ID108.798.316-93por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089346213244179por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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