Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Elenilson Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:49Z-
dc.date.issued2016-05-25
dc.identifier.citationOliveira, Elenilson Silva de. Educação e currículos escolares: um olhar sobre a importância do ensino agrícola nas escolas do campo do município de Tabatinga,AM. 2016. [57 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12872-
dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado da pesquisa realizada no período de junho de 2014 a maio de 2016, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, teve como objetivo geral caracterizar a relação do ensino agrícola com o currículo na escola do campo do Projeto de Assentamento Urumutum, em Tabatinga-Amazonas. O Projeto de Assentamento Urumutum foi criado pelo INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em 1987, após ter sido planejado como Projeto Integrado de Colonização. No início 65 famílias (142 lotes) foram assentadas, após anos de conflitos por terras no local, atualmente vivem mais de 154 famílias consideradas posseiras em lotes com problemas de posse das terras. Contudo, a pesquisa possibilitou desenvolver seguintes objetivos específicos: identificar as formas de acesso e o desenvolvimento das políticas públicas para a reforma agrária no assentamento Urumutum; analisar os modos de vida e as transformações sociais no assentamento Urumutum a partir do contexto educacional; contextualizar o papel do ensino agrícola para a formação do discente da escola do campo por meio das vozes dos atores sociais. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, que serviu de construção para os referenciais teórico-metodológicos, por meio de inúmeros documentos produzidos pelos movimentos sociais do campo, em parceria, com sindicatos, universidades públicas e secretarias de educação; a pesquisa documental, através da comparação e entrecruzamento de vozes advindas de diversas fontes documentais, escritas e orais, além da nossa participação em reuniões e congressos, com acesso às atas e relatórios e a história oral, com a utilização de entrevistas e registro da história de vida dos sujeitos do campo envolvidos com o processo educativo no assentamento. O estudo buscou responder o seguinte questionamento: como o currículo da escola do campo do município de Tabatinga (AM) trabalha com o ensino agrícola? A partir da aplicação dos instrumentos metodológicos traçamos um caminho que iniciou com a contextualização dos assentamentos rurais na Amazônia, trazendo para a questão agrária no Amazonas e o contexto dos assentamentos de reforma agrária no Alto Solimões. Em seguida, destacamos o histórico da Educação do Campo, os movimentos sociais, a luta pela educação em Tabatinga e os programas e ações de Educação do Campo no âmbito do IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tabatinga. Seguindo, enfatizamos com um breve histórico o ensino agrícola no Brasil, seguida do contexto histórico-cultural da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, e por fim, entrelaçamos as questões relacionadas com o trabalho, educação e ensino agrícola no Assentamento Urumutum. O estudo constatou que as consequências oriundas desde o período de colonização da Amazônia, somadas a política de reforma agrária insipiente, a falta de políticas públicas para a população do campo, principalmente as educacionais, tornaram visíveis à necessidade de reflexão / ação através de novos olhares sobre o papel do estado frente ao desenvolvimento rural sustentável dessas populações. Sobretudo, há a necessidade de estreitar as ações educacionais entre as esferas de governo e a sociedade civil, em especial os movimentos sociais, no sentido de garantir a construção de projetos educacionais participativos, que contemplem os princípios da Educação do Campo como parte fundamental da concepção de educação dos povos do campo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfield educationeng
dc.subjectpublic policyeng
dc.subjectpedagogic-political projecteng
dc.subjecteducação do campo, ,por
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectprojeto político-pedagógicopor
dc.titleEducação e currículos escolares: um olhar sobre a importância do ensino agrícola nas escolas do campo do município de Tabatinga,AMpor
dc.title.alternativeEducation and school curricula: a look at the importance of agricultural education in Tabatinga municipal field schools, AMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is the result of the survey carried out in the period from June 2014 to May 2016, linked to Graduate Program in Agricultural Education, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, had as general objective to characterize the relationship of agricultural education with the curriculum at the school of the field of Settlement Project Urumutum, in Tabatinga-Amazonas.The Urumutum Settlement Project was created by INCRA - National Institute of Colonization and Agrarian Reform in 1987, after having been planned as Integrated Project of colonization. At the beginning 65 families (142 lots) were seated, after years of conflict by land on site, currently live more than 154 families considered posseiras in batches with problems of possession of the land.However, the research allowed us to develop the following specific objectives: to identify the forms of access and the development of public policies for agrarian reform on saddle Urumutum; analyze the ways of life and the social transformations on saddle Urumutum from the educational context; contextualizing the role of agricultural education for the formation of the students of the school of the field through the voices of the social actors.As methodological tools, we use the literature, which served as the construction for the theoretical and methodological frameworks, through numerous documents produced by rural social movements, in partnership with trade unions, public universities and education departments; documentary research, by comparing and interweaving of voices that come from various documentary sources, written and oral, as well as our participation in meetings and conferences, with access to the minutes and reports and oral history, using interviews and record of history of life of the subjects of the field involved in the educational process in the settlement: students, teachers, parents and family farmers.The study sought to answer the following question: how the curriculum of the school in the city of Tabatinga field (AM), works with agricultural education? From the application of methodological tools we trace a path that began with the context of rural settlements in the Amazon, bringing the agrarian question in the Amazon and the agrarian reform settlements in the context of Alto Solimões. Then we highlight the history of the field of education, social movements, the struggle for education in Tabatinga and programs and Field Education actions under the IFAM - Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Tabatinga. Following, we emphasize with a brief history of agricultural education in Brazil, followed by the cultural historical context of the School Marechal Castelo Branco, and finally, caught crossing issues related to the work, education and agricultural education in Settlement Urumutum. The study found that the consequences arising from the period of colonization of the Amazon, together with the land reform policy incipient, lack of public policies for the populationof the field, especially the educational, become visible to the need for reflection / action through new perspectives on the role of the state against the sustainable rural development of these populations. Above all, there is a need to strengthen the educational activities between the spheres of government and civil society, especially social movements, to ensure the construction of participatory educational projects that address the principles of the field of education as a fundamental part of the design education of the people of the field.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID1254994777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Rafael dos
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2665142438293953por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ARAÚJO, Bruno Melo de. O ensino agrícola e a educação: a formação do trabalhador rural. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: ANPUH, 2013. ARROYO, M. G. e FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Articulação Nacional por uma Educação do Campo. Coleção por uma Educação do Campo – Vol.2. Brasília-DF, 1999. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo / [Miguel Gonzáles Arroyo]; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 52 p. BLANC, F. W. O espaço agrário, a educação do campo e a formação técnica em agroecologia no MST. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. BOGO, Ademar. A reforma agrária e a sociedade brasileira. São Paulo, 1996. BOURDIEU. Pierre. Escritos de educação (Orgs). Maria Alice Nogueira, Afrânio Mendes Catani). Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. (9ª ed. 2007). BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Imprensa Nacional. Brasília, 2012. 25 de maio de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>. Acesso em 10/01/2016. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012. Imprensa Nacional. Brasília, 2012. 17 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12651.htm>. Acesso em 15/01/2016. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Imprensa Nacional. Brasília, 1964. 30 de novembro de 1964. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4504.htm>. Acesso em 12/01/2016. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.960, de 27 de março de 2014. Imprensa Nacional, 2014. 27 de março de 2014. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12960.htm. Acesso em 10/02/2016. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Imprensa Nacional. Brasília, 2010. 04 de novembro de 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em 10/02/2016. 55 CALDART, Roseli Salete. “Educação do Campo”.In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. 2º ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CALDART, Roseli Salete. ‘Elementos para a construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo’. In: Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. / Mônica Castagna Molina e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (organizadoras). Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo”, 2004. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5. CARDOSO, Fernando Henrique. Reforma agrária: compromisso de todos. Brasília, DF: Brasil, Secretaria de Comunicação Social, 1997. CARVALHEIRO, Katia. TRECCANI, Girolamo. EHRINGHAUS, Christiane. VIEIRA, Pedro Alves. OLIVEIRA, Tessália Inês. GARANTIZADO, Solange Meire. Trilhas da regularização fundiária para comunidades nas florestas amazônicas: como decidir qual a melhor solução para regularizar sua terra? Brasil e Amazonas. 1ª ed. Projeto Comunidades e Florestas. 2013. CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984. CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO, 1., Compromissos e desafios. 1998. Goiás: CNBB, MST, UNICEF, UNESCO, UnB, 1998. COSTA, Ewerton de Brito Oliveira; RAUBER, Pedro. História da educação: surgimento e tendências atuais da universidade no Brasil. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 11 | n. 21| Jan./Jun.2009. FERNANDES, Bernardo Mançano. 27 anos do MST em luta pela terra, In: FERRANTE, V. L. S. B; WHITAKER, D. C. A. (orgs) et. al. Reforma Agrária e Desenvolvimento: desafios e rumos da política de assentamentos rurais. São Paulo: Uniara, 2008. FERNANDES, Bernardo. Mançano. 20 Anos do MST e a perspectiva da Reforma Agrária no governo Lula. [2006]. Disponível em: <http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes.php>. Acesso em: 12 fev. 2010. FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1., Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. 2012, Seminário Nacional. Brasília: FONEC, 2012. GÖRGEN, Frei Sérgio Antônio. Agricultura camponesa. Cadernos de Estudos Cooperfumos, Santa Cruz do Sul, ago. 2009. INCRA. Painel dos Assentamentos. Disponível em: <http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php>. Acesso em 10/01/2015. 56 JANATA, Natacha Eugênia; Edson Marcos de. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, Ahead of print, 2015. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5ª ed. Goiânia, GO: Alternativa, 2004. MARQUES, Marta Inez Medeiros. A atualidade do uso de camponês. Revista NERA. Ano 11. nº 12. Jan-Jun/2008. p. 57-67. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadernos Secad. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. SECAD: Brasília, 2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (Re) significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Final. Brasília, DF, Abril de 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº 01/2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800- rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acessado em 28 de março de 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº 36/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-aeducacao- basica. Acessado em 28 de março de 2016. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. “Currículo, conhecimento e cultura: currículo, cultura e sociedade”. In: Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Indagações sobre o currículo do Ensino Fundamental. Boletim 17. Brasília: 2007. OLINDA, Sílvia Rita Magalhães de. A educação no Brasil no período colonial: um olhar sobre as origens para compreender o presente. Revista Sitientibus, Feira de Santana, n.29, p. 153-162, jul./dez. 2003. OLIVEIRA, Daniel Roberto Amâncio. FERREIRA, Diego Luiz do Nascimento. Reforma Agrária e Meio Ambiente na Amazônia. XX Encontro Nacional de Geografia Agrária. Francisco Beltrão – Paraná, 2010, p. 4121 a 4137. OLIVEIRA, João Pacheco de. “Os caminhos para o Évare: a demarcação Ticuna”. In: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (Orgs). Cadernos de Debates da Nova Cartografia Social: conhecimentos tradicionais e territórios na Pan-Amazônia. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UEA Edições, 2010. PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: Loyola, 2003. RANIEIRI, S.B.L. “Retrospecto da reforma agrária no Mundo e no Brasil”. In: SPAROVEK, Gerd. A qualidade dos assentamentos da reforma agrária brasileira. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2003. 57 RIBEIRO, Marlene. Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo. Educ. Pesqui. vol.41 n.1 São Paulo Jan./Mar. 2015. SACRAMENTA, D. M. O. ; COSTA, B. P. A questão agrária e migrações na Amazônia brasileira: o caso do Assentamento Canoas no município de Presidente Figueiredo/AM. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-ROM), 2009. SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história. Disponível em: <http://www.enfoc.org.br/web/arquivos/documento/17/f1098linha-do-tempo-da-educaodesenvolvida- no-espao-rural-no-brasil.pdf Acesso em: 20 de 03 de 2016. SOBRAL, Francisco José Montório. Novos desafios para a Educação do Campo. Palestra apresentada no Seminário Nacional de Educação Profissional, do PRONERA/INCRA, em 04/06/2008, em Luziânia/GO. SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva Histórica do Ensino Agrícola no Brasil. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica /Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica v. 2, n. 2, (nov. 2009). Brasília: MEC, SETEC, 2009. Anual ISSN: 1983-0408. p. 75 a 95. SPAROVEK, Gerd. A qualidade dos assentamentos da reforma agrária brasileira. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2003. STÉDILE, João Pedro (Orgs). A Questão Agrária no Brasil 1. O debate tradicional:1500- 1960. São Paulo: Expressão Popular, 2005. STÉDILE, João Pedro Stedile. A questão agrária no Brasil: história e natureza das ligas camponesas 1954-1964. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012, 224p. TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. Território da Mesorregião do Alto Solimões. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/mesorregioaltosolimesa m/one-community?page_num=0>. Acesso em 12/01/2016. TREVIZAN, Salvador Dal Pozzo. O que é rural? O que é urbano? E a educação?. Ilhéus, BA: Fórum Estadual de Educação do Campo, 2003 (Texto de Palestra). VEIGA, Ilma Passos Alencastro. “Projeto político-pedagógico da escola:uma construção coletiva”. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição. Papirus, 2002. WITKOSKI, Antônio Carlos. Florestas de trabalho: os camponeses amazônicos de várzea e as formas de uso de seus recursos naturais. II Encontro da ANPPAS. 26 a 29 de maio de 2004 Indaiatuba - Sâo-Paulo – Brasil. Disponível em http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT08/antonio_carlos_witkoski.pdf.Acesso em 11/03/2016.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5421/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20138/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26411/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32840/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39206/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45604/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52018/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58484/2016%20-%20Elenilson%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1603
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-08T13:52:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Elenilson Silva de Oliveira.pdf: 1048621 bytes, checksum: cb2aa57c367db8045adc9850fd5729dd (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-08T13:52:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Elenilson Silva de Oliveira.pdf: 1048621 bytes, checksum: cb2aa57c367db8045adc9850fd5729dd (MD5) Previous issue date: 2016-05-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Elenilson Silva de Oliveira.pdfElenilson Silva de Oliveira1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.