Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12873
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Análise sobre a contribuição das empresas júniores na carreira profissional dos egressos do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista |
Other Titles: | Analysis of the contribution of junior companies in the professional career of graduates of the Federal Institute of Minas Gerais, Campus São João Evangelista |
Authors: | Leão, Getro Menezes |
Orientador(a): | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
Primeiro coorientador: | Souza, Marco Antônio Ferreira de |
Primeiro membro da banca: | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
Segundo membro da banca: | Ramos, José Ricardo da Silva |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, André Luis de |
Quarto membro da banca: | Campos, Luís Antônio Monteiro |
Keywords: | Empresa Júnior;Mercado de trabalho;Competências;Junior Enterprise;Job market;Competencies |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 5-May-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | LEÃO, Getro Menezes. Análise sobre a contribuição das empresas júniores na carreira profissional dos egressos do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. 2023. 48 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Abstract: | Nas últimas décadas, o ambiente organizacional tem sofrido mudanças cada vez mais rápidas e profundas. As organizações para se adaptarem a essas mudanças exigem que os futuros profissionais tenham níveis de qualificação mais elevados, bem como um conjunto de competências que sejam capazes de solucionar os problemas relativos à gestão organizacional de maneira rápida, garantindo sua sobrevivência e competitividade. Assim, as Empresas Juniores (EJs) apresentam-se para atender a estas demandas, por proporcionar experiência profissional e o desenvolvimento de competências a seus integrantes ainda no ambiente acadêmico. Contudo, são escassos os trabalhos científicos que se dedicam a apurar a efetividade das EJs capazes de demonstrar tecnicamente se o fato de ter feito parte de uma EJ na graduação possibilitou algum diferencial na carreira profissional de seus membros. A presente pesquisa buscou analisar a contribuição das EJs do Instituto Federal Minas Gerais, Campus São João Evangelista (IFMG/SJE) na formação destes profissionais em condições de atenderem a estas demandas do mercado. Para isso, foi elaborado um questionário com 23 questões enviadas por meio de formulário eletrônico da plataforma Google Forms com perguntas para identificar o perfil do respondente e sua percepção quanto às competências desenvolvidas na Empresa Júnior, bem como sua atuação no mercado de trabalho, tendo a finalidade de conhecer melhor e obter maiores esclarecimentos sobre uma EJ e sua contribuição para o desenvolvimento da carreira profissional de seus membros. O públicoalvo foram os egressos do IFMG Campus São João Evangelista dos Cursos de Sistema de Informação, Engenharia Florestal, Agronomia e Administração do período de 2015 a 2021. Os resultados da pesquisa foram bastante promissores, e sugerem que a participação em uma Empresa Júnior pode ser altamente benéfica para os estudantes envolvidos. As competências desenvolvidas durante a participação em uma EJ são altamente valorizadas pelas empresas e podem fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga de emprego ou de se destacar em uma empresa já atuante. |
Abstract: | In recent decades, the organizational environment has undergone increasingly rapid and profound changes. Organizations, in order to adapt to these changes, require future professionals to have higher levels of qualification, as well as a set of knowledge, skills and attitudes that are capable of quickly solving problems related to organizational management, guaranteeing their survival and competitiveness. Thus, Junior Companies (EJs) present themselves to meet these demands, by providing professional experience and the development of competences to their members even in the academic environment. However, there are few scientific works dedicated to investigating the effectiveness of EJs capable of technically demonstrating whether having been part of an EJ in graduation allowed some differential in the professional career of its members. The present research sought to analyze the contribution of the EJs of the Federal Institute Minas Gerais, Campus São João Evangelista (IFMG/SJE) in the training of these professionals in conditions to meet these market demands. For this, a questionnaire was prepared with 23 questions sent through an electronic form on the Google Forms platform with questions to identify the profile of the respondent and their perception of the competences developed in the junior company, as well as their performance in the labor market, with the purpose of getting to know better and obtain further clarification about an EJ and its contribution to the development of the professional career of its members. The target audience were graduates of the IFMG Campus São João Evangelista from the Information System, Forest Engineering, Agronomy and Administration Courses from 2015 to 2021. The research results were very promising, and suggest that participation in a junior company can be highly beneficial for the students involved. The competences developed during participation in an EJ are highly valued by companies and can make the difference when it comes to getting a job or standing out in an already active company. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12873 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Getro Menezes Leão.Pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.