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dc.contributor.authorMorais, Graciele Rocha
dc.date.accessioned2023-12-22T02:27:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:27:00Z-
dc.date.issued2023-04-27
dc.identifier.citationMORAIS, Graciele Rocha. Avaliação da assistência estudantil e a permanência de estudantes cotistas raciais do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12875-
dc.description.abstractEstudos que avaliam o impacto da assistência estudantil na garantia da permanência dos estudantes são importantes, uma vez que demonstram a efetividade da política. Quando essa análise é feita tendo como público específico os estudantes cotistas raciais, torna-se ainda mais relevante, pois esses estudantes, na sua trajetória de vida, sofrem com os efeitos do racismo, que muitas vezes os impedem de ascender socialmente e de ocupar espaços socialmente valorizados, majoritariamente ocupados por pessoas brancas. A pesquisa teve como objetivo compreender o impacto que a assistência estudantil exerce na permanência e formação educacional dos estudantes cotistas raciais no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares. Teve como público alvo os estudantes cotistas raciais dos segundos e terceiros anos do ensino médio técnico integrado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram análise documental, questionário e entrevista. Este estudo evidenciou que, além de garantir o ingresso do estudante negro na instituição de ensino, também é necessário garantir a ele a possibilidade de permanecer na instituição até a conclusão do seu curso. Os dados apresentados na dissertação demonstram que a assistência estudantil auxilia nesse processo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectCotas raciaispor
dc.subjectPermanência escolarpor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectRacial quotaseng
dc.subjectSchool permanenceeng
dc.subjectTechnical education.eng
dc.titleAvaliação da assistência estudantil e a permanência de estudantes cotistas raciais do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadarespor
dc.title.alternativeAssessment in student assistance and the permanence of racial quota students on integrated technical education Federal Institute Minas Gerais - campus Governador Valadareseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherStudies that assess the impact of student assistance in ensuring student permanence are important, as they demonstrate how effective are this policy. When this analysis is carried out with racial quota students as a specific audience, it becomes even more relevant, as these students, in their life trajectory, suffer with the racism effects, which often prevent them from ascending socially and from occupying spaces socially valued, mostly occupied by white people. The research aimed to understand the impact that student assistance has on the permanence and educational training of racial quota students at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG), Governador Valadares Campus. It had as a target audience the racial quota students in the second and third years of integrated technical high school. It was a qualitative and exploratory research, whose data collection instruments were document analysis, questionnaire and interview. This study showed that, besides ensuring the entrance of black students into the educational institution, it is also necessary to guarantee them the possibility of staying in the institution until the conclusion of their course. The data presented in these dissertation demonstrate that student assistance helps in this process.eng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.advisor-co1Marinho Júnior, Lenício Dutra
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.referee2Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.contributor.referee3Souza, Marco Antônio Ferreira de
dc.contributor.referee4Silva, Willerson Custódio da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064261921305316por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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