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dc.contributor.authorOliveira, Daniel Arruda de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:27:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:27:04Z-
dc.date.issued2023-04-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daniel Arruda de. Dilemas e vivências das jovens educandas rurais do curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão - Espírito Santo. 2023. 97 F. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12876-
dc.description.abstractUma situação que marca a saída das jovens rurais do campo são as organizações sociais e a divisão sexual do trabalho na interface com as questões de gênero. Tal reprodução social também é refletida nos espaços escolares e, muito mais quando se referimos aos Cursos Técnicos em Agropecuária no Brasil que têm sua trajetória histórica marcada pelo predomínio masculino no desenvolvimento das atividades e na expressiva presença na formação técnica-profissional. O objetivo geral desse estudo é investigar as situações e as perspectivas das jovens educandas rurais do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão quanto à permanência ou não no meio rural. A presente pesquisa é de natureza quali-quantitativa, exploratória-descritiva. O procedimento metodológico ocorreu pela aplicação de um questionário com fins de identificação de perfil das jovens educandas da 1ª, 2ª e 3ª série do Curso no ano de 2022 e realização de Grupos Focais com intuito reconhecer e interpretar quais as suas concepções de identidades, da valorização e pertencimento do rural ou não-rural. Como resultado verifiquei que as jovens educandas rurais apresentam motivações de permanência no campo e de escolha profissional comuns e específicas de acordo com seus contextos de vida. As influências das gerações passadas, atravessadas pelo viés da desigualdade de gênero no meio rural, acabam levando para essas jovens a não sucessão desses papéis definidos pelo ciclo de vida da família rural, assim, desenhando suas expectativas de futuro fora do meio rural e buscando almejar com as atividades não-agrícolas. Por fim verifiquei que a desigualdade de gênero é uma problemática que está no bojo do Curso Técnico em Agropecuária da instituição escolar em questão.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuventude ruralpor
dc.subjectIdentidades;por
dc.subjectGênero e Educaçãopor
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectGender and Educationeng
dc.titleDilemas e vivências das jovens educandas rurais do curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão - Espírito Santopor
dc.title.alternativeDilemmas and experiences of young rural students in the technical course in agriculture at the Integrated State Center for Rural Education in Vila Pavão - Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOne situation that marks the departure of rural young women from the countryside are social organizations and the sexual division of labor in the interface with gender issues. This social reproduction is also reflected in school spaces and, much more so when we refer to technical courses in agriculture in Brazil that have their historical trajectory marked by male predominance in the development of activities and in the expressive presence in technical-professional training. The general objective of this study is to investigate the situations and perspectives of rural young women of the Technical Course in Integrated Agriculture to High School of the Integrated State Center of Rural Education of Vila Pavão regarding whether or not to stay in rural areas. This research is qualitative-quantitative, exploratory-descriptive. The methodological procedure occurred through the application of a questionnaire with the purpose of identifying the profile of the young women educated in the 1st, 2nd and 3rd grade of the Course in 2022 and the realization of Focus Groups in order to recognize and interpret their conceptions of identities, the valorization and belonging of the rural or non-rural. As a result, I verified that the young rural students present motivations for staying in the countryside and professional choice, both common and specific, according to their life contexts. The influences of past generations, crossed by the bias of gender inequality in the rural environment, end up leading these young women to the non-succession of these roles defined by the life cycle of the rural family, thus drawing their expectations of a future outside the rural environment and seeking to aim at non-agricultural activities. Finally, I verified that gender inequality is a problem that is at the core of the Technical Course in Agricultural and Livestock Husbandry of the school in question.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.referee2Del Rio, Monica Aparecida
dc.contributor.referee3Souza, Fatima Regina Cruz
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3694-3759por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025335865596632por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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