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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Silvia Helena Loli | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:27:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-03 | |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Silvia Helena Loli. De professor para professor: a prática da educação ambiental na sala de aula. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12890 | - |
dc.description.abstract | O trabalho teve por objetivo investigar a contribuição de práticas de Educação Ambiental (EA), no projeto pedagógico do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Inicialmente, foi feito um estudo exploratório com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio em Agropecuária Orgânica e uma parte dos funcionários da escola, utilizando-se, como elementos de motivação, vídeos de curta duração, visita pelas instalações do colégio para observação de um problema ambiental específico - o lixo comum, e visita guiada ao depósito de lixo da cidade de Seropédica. Após essas atividades, foi feito um levantamento da percepção ambiental dos participantes, mediante manifestações livres por meio da elaboração de relatórios do que foi visto e discutido nas atividades, seguido de uma exposição de idéias, com apresentação de soluções possíveis para o problema do lixo escolar. À continuação, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões abertas, nas quais o entrevistado manifestou-se livremente por escrito sobre o tema proposto, e com questões fechadas pré-formuladas, mediante as quais assinalava respostas que melhor representavam sua opinião. Responderam ao questionário 65 entrevistados, entre estudantes e funcionários. Os questionários foram analisados estatisticamente por dispersão e pelos resultados, observou-se que os argumentos dos entrevis tados foram tipicamente cartesianos. Essa visão reducionista limita a capacidade de enxergar o problema de uma forma sistêmica, pois são argumentos que apresentam uma concepção mecanicista do universo, cujas leis, de acordo com essa concepção, poderiam em tese, ser aprendidas objetivamente mediante procedimentos científicos. Essas estruturas de pensamento não são exclusivas dos entrevistados, sobretudo dos estudantes. Elas foram certamente consolidadas no convívio familiar, nas relações de vizinhança e nos demais grupos de relacionamento, inclusive na escola. Dentro desta perspectiva, entende-se que à EA cabe a tarefa de desarmar essas estruturas de pensamento que percebem a relação homem/natureza dentro de uma mecânica binária na lógica formal e racionalista. Esta pesquisa serviu-se de uma população especial que pode ser considerada representativa da elite discente do país. Portanto, não se tratam de conclusões generalizadas sobre o conjunto da população brasileira. Se essa premissa é verdadeira, a constatação é de que a situação é preocupante, pois a grande maioria dos brasileiros seguramente encontra-se em condições instrucionais menos privilegiadas do que os participantes dessa pesquisa, sustentando o argumento de que os resultados obtidos são representativos e espelham a realidade brasileira, o que subsidiaria a premência na implementação da EA no currículo das escolas de todo o país. A análise dos resultados obtidos na pesquisa permitiu uma interpretação e um diagnóstico mais preciso e pormenorizado do quadro da EA nos seus mais variados aspectos no âmbito do CTUR. Como resultado, puderam-se identificar equívocos e falhas, decorrente principalmente de uma abordagem superficial da EA na instituição. Foi dado um conjunto de sugestões, de caráter epistemológico, para auxiliar no Projeto Político Pedagógico da instituição e na implementação efetiva da EA, entendendo que a tarefa do professor é, não só complementar essa sugestão, como também encontrar respostas às provocações que o tema evoca e, assim, propor formas alternativas de pensamento e de atuação. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Percepção ambiental | por |
dc.subject | currículo | por |
dc.subject | projeto pedagógico | por |
dc.subject | Environmental perception | eng |
dc.subject | curriculum | eng |
dc.subject | pedagogical project | eng |
dc.title | De professor para professor: a prática da educação ambiental na sala de aula | por |
dc.title.alternative | From teacher to Teacher: The practice of environmental education in the classroom | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The purpose of this research was to investigate the contribution of environmental education practices (EE), on the educational project of the Technical College of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Initially, an exploratory study was done with students of the Organic Farming high school and some school staff, using short videos, visits to the College's campus to observe the school´s garbage, and a guided tour on the city's garbage deposit as elements of motivation. After these activities, a survey was done of the participants’ environmental awareness, through free demonstrations via reports about what was seen and discussed in these activities, followed by a brainstorming with presentation of possible solutions to the school problems. Further, a semistructurade questionnaire was applied with open questions, in which the interviewee had freedom to write about the proposed issue, and pre-formulated closed questions, whereby highlighted the best answers which represented their opinion. 65 students and members of staff filled questionnaire up. The questionnaires were analyzed statistically by dispersion and by the results, it was noted that the arguments of the interviewers were typically Cartesian. This reductive vision limits their ability to see the problem in a systemic way, because they are arguments that show a mechanistic design of the universe, whose laws, according to this conception, could be in theory, objectively learned through scientific procedures. These structures of thought are not exclusive of interviewees, particularly among students. They were certainly consolidated in family conviviality, neighborhood relationship and in other groups of relationship, including the school. Within this perspective, it is understood that EE has the purpose to disarm these structures of thought that perceive the relationship man/nature within a binary mechanics in formal logic and rationalist. This research used a special population that can be considered as been representative of the student elite of the country. So, they are not generalized conclusions about the set of the Brazilian population. If this premise is true, this finding is that the situation is worrying since the vast majority of Brazilians surely has an instructional level lower than the interviewees in this research, supporting the argument that the results obtained are representative and mirror the Brazilian reality, what sustain the urgency of to implement EE in the school’s curriculum across the country. The analysis of the results obtained in this research allowed an interpretation and a more precise and detailed diagnosis of the EE framework in its most varied aspects under CTUR. As a result, could be identified misconceptions and faults, resulted primarily from a shallow approach of the EE at the institution. Was given a set of epistemological suggestions, to assist to the institution's Pedagogical Political Project and to the effective implementation of EE, understanding that the teacher's target is not only complement this suggestion, but also find answers to the questions that issue evokes and thus, propose alternative ways of thinking and acting. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa | |
dc.contributor.advisor1ID | 060.259.138-46 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1958943259995411 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Ana Maria Dantas | |
dc.contributor.referee1 | Hammes, Valéria Sucena | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Gabriel de Araújo | |
dc.creator.ID | 135.550.088-54 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3899814465094989 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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