Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Paulo Sérgio Lettiere
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:26Z-
dc.date.issued2016-02-08
dc.identifier.citationMARTINS, Paulo Sérgio Lettiere. Fibra de coco verde: Conscientização ambiental pela arte-educação. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12898-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou métodos de conscientização para uma determinada população sobre um problema que causa enormes danos ao meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida de toda a sociedade, o grande volume de cascas de coco verde gerado pelo crescente consumo de sua água, seu descarte inadequado e o não aproveitamento desse resíduo. Através do emprego da Arte-Educação utilizando como ferramenta didática duas linguagens das Artes Visuais, a Modelagem e o Desenho, em um processo de Educação Ambiental, comprovou-se a possibilidade de aproveitamento desses resíduo como eficiente veículo de conscientização quanto ao problema pesquisado. A Modelagem foi a linguagem empregada em oficinas de arte e artesanato que utilizaram a fibra das cascas do coco verde na produção de diversos objetos utilitários e decorativos. O Desenho foi utilizado na produção de uma revista em formato HQ, História em Quadrinhos, com uma abordagem ambiental referente ao problema das cascas de coco e também didática, apresentando os métodos de aproveitamento da fibra de coco dentro do roteiro da revista. A conscientização dos participantes das oficinas e dos ambulantes, quanto ao problema, foi constatada através de um questionário e um formulário de entrevista. A revista é um instrumento conscientizador que circula na versão impressa e on line, cujos resultados serão comprovados pelas postagens e comentários na página da web (http://arteinterdisciplinaridadel.blogspot.com.br/ ) e nos comentários dos leitores. Para apreciação pública dos trabalhos produzidos nas oficinas, foi criada uma Galeria Virtual no blog http://galeriadearteemfibradecoco.blogspot.com.br/. A área de estudos compreendeu os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, no norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa buscou coletar dados de impactos ambientais e sociais, formas de disposição final desses resíduos em aterros sanitários ou lixões, produção e consumo do fruto nesses municípios e em alguns importantes centros de fluxo de turismo como Cabo Frio, município próximo à região de desenvolvimento desse trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectCascas de coco verdepor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectArte- Educaçãopor
dc.subjectConcienciaspa
dc.subjectcáscaras de coco verdespa
dc.subjectEducación ambientalspa
dc.subjectEducación artísticaspa
dc.titleFibra de coco verde: conscientização ambiental pela arte-educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEsta investigación tuvo como objetivo dar a conocer métodos para una población dada sobre un problema que causa un enorme daño al medio ambiente, la salud y la calidad de vida de toda la sociedad, el gran volumen de cáscaras de coco verde causados por el consumo creciente de sus aguas, su eliminación inadecuada y la no utilización de este tipo de residuos. A través del uso de la educación del arte como herramienta de enseñanza utilizando dos lenguas de Artes Visuales, el modelado y diseño, en un proceso de educación ambiental, ha demostrado la posibilidad de utilizar este tipo de residuos como la conciencia vehículo eficiente del problema investigado. Modelado fue el lenguaje utilizado en los talleres de arte y artesanía que utilizan la fibra de la cáscara del coco de la producción verde de varias utilidades y objetos decorativos. El diseño fue utilizado en la producción de una revista en formato cómic, tebeos, con un enfoque ambiental en el problema de cáscaras de coco y didáctica, con los métodos de uso de fibra de coco en el guión revisado. La conciencia de los participantes del taller y de la calle, ya que el problema se ha encontrado a través de una forma de cuestionario y la entrevista. La revista es una herramienta concientizadora que circula en forma impresa y en línea, los resultados serán certificados por las entradas y los comentarios en la página web (http://arteinterdisciplinaridadel.blogspot.com.br/) y los comentarios de los lectores. Para la apreciación pública de la obra producida en los talleres, una galería virtual fue creado en el blog http://galeriadearteemfibradecoco.blogspot.com.br/. El área de estudio comprende los municipios de Goytacazes Campos, Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana Itaperuna y en el norte y noroeste del estado de Río de Janeiro. La investigación buscó recopilar datos de los impactos ambientales y sociales, formas de disposición final de estos residuos en los rellenos sanitarios o vertederos, la producción y el consumo de la fruta en estos municipios y algunas afluencia importante de centros turísticos como Cabo Frío, un municipio cerca de la zona de desarrollo que trabajo.spa
dc.contributor.advisor1Zaú, André Scarambone
dc.contributor.advisor1ID787.248.727-68por
dc.contributor.referee1Zaú, André Scarambone
dc.contributor.referee2Gonçalves, Heloísa Helena Albuquerque B. Quaresma
dc.contributor.referee3Amaral, Deise
dc.creator.ID323.358.307-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3136770030372259por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7499/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20330/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26647/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33094/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39440/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45856/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52238/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58712/2016%20-%20Paulo%20S%c3%a9rgio%20Lettiere%20Martins.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1812
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-21T18:39:44Z No. of bitstreams: 1 2016 - Paulo Sérgio Lettiere Martins.pdf: 2944414 bytes, checksum: 8b37817c2a47e35faa8641bdbde1418d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-21T18:39:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Paulo Sérgio Lettiere Martins.pdf: 2944414 bytes, checksum: 8b37817c2a47e35faa8641bdbde1418d (MD5) Previous issue date: 2016-02-08eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Paulo Sérgio Lettiere Martins.pdfDocumento principal2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.