Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Graça Auxiliadora Nobre
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:42Z-
dc.date.issued2017-04-13
dc.identifier.citationLOPES, Graça Auxiliadora Nobre. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): ferramentas como interface inclusiva de estudantes com deficiência visual no ensino superior público de Macapá.. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12902-
dc.description.abstractNesse estudo discutimos os aspectos político-legais que se voltam para o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual na Universidade, considerando-a como geradora de conhecimento e promotora da emancipação de seu corpo discente, reafirmando o direito de isonomia e equidade de oportunidades. Assim, investigamos as tecnologias, com ênfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), usadas por universitários com deficiência visual em seu processo de aprendizagem no Ensino Superior da cidade de Macapá/AP, tendo como interlocutores dois estudantes cegos da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Estabelecemos como objetivos da pesquisa: Investigar as tecnologias usadas por universitários com deficiência visual no seu processo de aprendizagem; Caracterizar as escolhas das ferramentas pedagógicas destes estudantes no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação; Identificar possíveis barreiras tecnológicas no processo de aprendizagem no Ensino Superior; Caracterizar os impactos das tecnologias utilizadas por estes estudantes no seu processo de aprendizagem. Destaca-se que ao problematizar o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual por intermédio do uso das TIC como mais uma dimensão de acessibilidade ao conhecimento, os objetivos foram desdobrados nas seguintes questões de estudo: “Existem outras ferramentas de tecnologia assistiva no cotidiano da sala de aula?”; “Quais os seus impactos no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior?”; “Quais as barreiras ou obstáculos são evidenciados no processo de escolarização de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior?”; “Quais as ferramentas de tecnologia assistiva são privilegiadas nas escolhas desses estudantes com deficiência visual no seu processo de aprendizagem?”; “Quais são os impactos didático-pedagógico das tecnologias usadas no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência visual?”. Assim, este estudo contribui, adotando a concepção metodológica da Teoria Crítica como método, com ênfase no pensamento de Theodor Adorno, para o desvelar das tramas vivenciadas por estudantes com deficiência visual no Ensino Superior público do Amapá. Para tal, utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. No avanço deste estudo, obtivemos como resultado que mesmo com as possibilidades no acesso a acervos bibliográficos em universidades e bases de dados acadêmicos, com todas as ferramentas disponíveis aos estudantes com deficiência visual, seja por meio do sistema braille, texto ampliado ou em meio digital, os sujeitos de nosso estudo ainda enfrentam inúmeras barreiras didático-pedagógicas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologia assistivapor
dc.subjectdeficiência visualpor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectassistive technologyeng
dc.subjectvisual impairmenteng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titleTecnologias de Informação e Comunicação (TIC): ferramentas como interface inclusiva de estudantes com deficiência visual no ensino superior público de Macapápor
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies (ICT): tools as an inclusive interface of students with visual impairment in public higher education in Macapáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this study, we discuss the political-legal aspects that turn to the process of inclusion of students with visual impairment in the University, considering it as the generator of knowledge and promoter of the emancipation of its student body, reaffirming the right of isonomy and equity of opportunities. Thus, we investigate the technologies, with emphasis on Information and Communication Technologies (ICT), used by university students with visual impairment in their learning process in Higher Education in the city of Macapá / AP, with two blind students from Stadual University of Amapa (UEAP). We established as research objectives: To investigate the technologies used by university students with visual impairment in their learning process; To characterize the choices of pedagogical tools of these students in the scope of Information and Communication Technologies; Identify possible technological barriers in the learning process in Higher Education; Characterize the impacts of the technologies used by these students in their learning process. It is worth noting that in order to problematize the process of inclusion of students with visual impairment through the use of ICT as a dimension of accessibility to knowledge, the objectives were deployed in the following study questions: There are other tools of assistive technology in the daily life of the room of class?; What are its impacts on the learning process of students with visual impairment in Higher Education ?; What barriers or obstacles are evident in the process of schooling of students with visual impairment in Higher Education ?; What assistive technology tools are privileged in the choices of these visually impaired students in their learning process ?; What are the didacticpedagogical impacts of the technologies used in the learning process of students with visual impairment? Thus, this study contributes, adopting the methodological conception of Critical Theory as a method, with emphasis on Theodor Adorno's thought, for the unveiling of the plots experienced by students with visual deficiency in Public Higher Education of Amapá. For this, we use as a data collection procedure the semi-structured interview. In the progress of this study, we obtained as a result that even with the possibilities in the access to bibliographic collections in universities and academic databases, with all the tools available to students with visual impairment, either through braille, extended text or digital media , The subjects of our study still face numerous didactic-pedagogical barrierseng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Correia, Mesaque Silva
dc.creator.ID210.265.132-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3783381994596524por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro-RJ: Editora Paz e Terra, 2011. ___________________. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Tradução de Malta Melena Ruschel. Petrópolis - RJ: Vozes, 1995. AGNOL, Anderson DaLL; CARNIEL, Everaldo; SONZA, Andrea Poletto. Recursos de Tecnologia Assistiva e sua Aplicabilidade Pedagógica Capítulo IV In: SALTON, Bruna Poletto; SONZA, Andrea Poletto; STRAPAZZON, Jair. (Org.). O uso pedagógico dos recursos de tecnologia assistiva. – Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG), 2015. ANDERSEN, Elenice Larroza. (Org.). Multimídia Digital na Escola. São Paulo: ed. Paulinas, 2013. ARENDT, Hannah. O que é política? [editoria, Ursula Ludz]; Tradução de Reinaldo Guarany. – 3ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BEZ, Andrea da Silva; PAULA, Lucília Lino de. Inclusão Escolar em Debate no grupo de Discussão do Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio. In: DAMASCENO, Alan; PAULA, Lucília Lino de; MARQUES, Valéria. (Org.). Educação Profissional Inclusiva Desafios e Perspectivas. Ceropédica, RJ: EDUR, 2012.p. 81 – 103. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Declaração de Salamanca, Espanha: Unesco, 1994. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Acessibilidade na Educação Superior: Impactos na Avaliação in loco. Brasília, DF: Diretoria de Avaliação da Educação Superior – INEP Coordenação-Geral dos Cursos Graduação e Instituições do Ensino Superior – CGCGIES DAES – INEP, out 2013. _______. Ministério da Educação e Cultura. Documento Orientador Programa Incluir Acessibilidade na Educação Superior SECADI/SISU Brasília DF: 2013. _______. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Brasília, DF. _______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 3298 de 20 de dezembro de 1999. Brasília, DF. _______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 5296 de 02 de dezembro de 2004. Brasília, DF. _______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 6949 de 25 de agosto de 2009. Brasília, DF. _______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 7611 de 17 de novembro de 2011. Brasília: DF. _______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 7612 de 17 de novembro de 2011. Brasília: DF. _______. Presidência da República. Casa Civill. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Brasília: DF. _______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 208 p. ________. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. CIF. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Organização Mundial da Saúde. Direção Geral da Saúde. Tradução e revisão de Amélia Leitão. Lisboa, 2004. CASTELLS, Manoel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manoel; CARDOSO, Gustavo. (Org.). A Sociedade em Rede do Conhecimento à Ação Política. Imprensa Nacional – Casa da Moeda janeiro 2006 p. 17 – 31. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br. Acessado em 24/07/2014. CASTELLS, Manoel. Redes de Indignação e Esperança Movimentos Sociais na era da Internet. São Paulo-SP: Editora Jorge Zahar, 2013. DAMASCENO, A. R. A formação dos professores e os desafios para a educação inclusiva: as experiências da escola Municipal Leônidas Sobriño Pôrto. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2006. DROSSOU, Olga; FATHEUER, Thomas; FÜKS, Raul. Sociedade da Informação, democracia e igualdade. In: LIMA, Paulo Henrique; SELAIMEN, Graziela Baroni. (Org.) Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: RJ RITS Brasil, 2004. GARCIA, Jesus Carlos Delgado; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva. São Paulo: ITS (Org.) Brasil/MCTI SECIS, 2012. 68P. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. In: GIROTO, Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini;OMOTE, Sadao. As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas. Oficina Universitária Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2012. p. 11-25. HEREDERO, Eladio Sebastián. Aprendizaje colaborativo en red: una nueva estrategia para el uso de la tic en una escuela inclusiva In: GIROTO, Cláudia Regina Mosca;POKER Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. (Org.). As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas. Oficina Universitária Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2012. p. 41-64. HOGETOP, L; SANTAROSA, L.M.C. Tecnologias Adaptiva/Assistiva Informáticas na Educação Especial: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática. PGIE/UFRGS. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/ Ajudas Técnicas. Acessado em 10 de janeiro de 2014, às 19h43m. HYPERLINK http://painel.mec.gov.br/painel.php?modulo=principal/detalhamentoIndicador&acao=A&detal hes=pais&indid=1596"ᄃ JONTIEN. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, 1990. LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012. MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógicas. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PACIEVITCH, Thaís. Informática. Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao// Acessado em 25 de abril de 2014 às 14h PIMENTEL, Susana Couto. (Org.) Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Construindo caminhos para desconstrução de barreiras na UFBA. Cruz das Almas, BA: NUPI, PROGRAD, UFRB, 2013. QUEIROZ, Marco Antonio de. Acessibilidade web, Usabilidade, Teclado e Leitores de Tela. Disponível em www.acessodigital.net – Acessado em 27 de março de 2014, às 12h45m. SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Orientações Didáticas para Atuação Pedagógica junto a Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Superior. In: VIEIRA DE MELO, Francisco Ricardo Lins. (Org.). Inclusão no Ensino Superior: Docência e Necessidades Educacionais Especiais. Natal: EDUFRN, 2013.p.57 – 83. TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8730/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15504/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21878/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28224/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34598/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41090/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47494/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53916/2017%20-%20Gra%c3%a7a%20Auxiliadora%20Nobre%20Lopes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2484
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-28T17:25:58Z No. of bitstreams: 1 2017 - Graça Auxiliadora Nobre Lopes.pdf: 473058 bytes, checksum: 2a7dd0ee4dcca8d60caadf67db4825d8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-28T17:25:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Graça Auxiliadora Nobre Lopes.pdf: 473058 bytes, checksum: 2a7dd0ee4dcca8d60caadf67db4825d8 (MD5) Previous issue date: 2017-04-13eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Graça Auxiliadora Nobre Lopes.pdfDocumento principal461.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.