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Tipo do documento: Dissertação
Title: Resistência ou submissão: a questão ambiental e o currículo das escolas municipais de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ
Other Titles: Resistance or submission: the environmental issue and the curriculum of municipal schools in Mambucaba, Angra dos Reis-RJ
Authors: Kapisch, Adriana da Silva
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro coorientador: Campos, Marilia Lopes de
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Terceiro membro da banca: Benácchio, Rosilda Nascimento
Keywords: Currículo;Meio ambiente;Docência;Curriculum;Environment;Teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: KAPISCH, Adriana da Silva. Resistência ou submissão: a questão ambiental e o currículo das escolas municipais de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: Essa pesquisa buscou investigar se as questões ambientais estão presentes, ou não, no contexto das discussões curriculares das escolas regulares da região de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. Entende-se que a escola é um espaço de interlocução com o real e que propiciar a reflexão, desde os primeiros anos de escolaridade, sobre o que é o ambiente e como somos responsáveis por ele, é essencial para que exista uma verdadeira mudança de atitudes. Pretendeu-se com esse estudo contribui para potencializar uma mudança de concepção acerca do currículo escolar, a partir da inserção da questão ambiental, buscando ações que envolvam toda a comunidade escolar e seu entorno. A fundamentação teórica que permitirá o diálogo com a realidade pesquisada teve como base autores tais como Enrique Leff, Gimeno Sáncristan, Martha Tristão,Isabel de Carvalho entre outros, que trazem contribuições expressivas aos campos da Educação Ambiental e do Currículo. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo virtual, de base implicada e participante, com professores de escolas da rede pública, do município de Angra dos Reis, numa perspectiva qualitativa, buscando através de rodas de conversa trazer à tona a percepção dos sujeitos envolvidos, com seus consensos e conflitos. Pode-se constatar as tensões existentes entre as várias esferas pedagógicas /administrativas no que se refere a fazer currículo em Educação Ambiental em uma perspectiva crítica, fato que acarreta uma interdição da práxis ambiental dos professores, dificultando seu protagonismo docente frente às decisões curriculares e, por consequência, da sua prática docente.
Abstract: This research sought to investigate whether environmental issues are present, or not, in the context of curricular discussions in regular schools in the region of Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. It is understood that the school is a space for dialogue with reality and that providing reflection, from the first years of schooling, on what the environment is and how we are responsible for it, is essential for there to be a real change in attitudes. . It was intended with this study to contribute to enhance a change of conception about the school curriculum, from the insertion of the environmental issue, seeking actions that involve the entire school community and its surroundings. The theoretical foundation that will allow the dialogue with the researched reality was based on authors such as Enrique Leff, Gimeno Sáncristan, Martha Tristão, Isabel de Carvalho, among others, who bring significant contributions to the fields of Environmental Education and Curriculum. A virtual field research was carried out, with an involved and participant basis, with teachers from public schools in the municipality of Angra dos Reis, in a qualitative perspective, seeking through conversation circles to bring to light the perception of the subjects involved, with their consensus and conflict. It can be seen the tensions between the various pedagogical/administrative spheres regarding the curriculum in Environmental Education in a critical perspective, a fact that entails a ban on the environmental praxis of teachers, hindering their teaching protagonism in the face of curricular decisions and, consequently, their teaching practice.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12914
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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