Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPimenta, Cláudia Marisa Ferreira Machado
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:06Z-
dc.date.issued2012-11-28
dc.identifier.citationPIMENTA, Cláudia Marisa Ferreira Machado. Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino agrícola: experiências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista - MG. 2012. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12924-
dc.description.abstractNeste estudo investigamos a inclusão de estudantes com necessidades especiais, com base nas experiências docentes vividas no cotidiano de uma escola de Educação Básica Tecnológica, pertencente à rede pública federal, abordando questões relacionadas à formação de professores, tanto inicial quanto continuada, e às práticas docentes que contribuem para a organização de escolas inclusivas. Tendo como fundamentação teórica o pensamento de Theodor Adorno, representante da teoria crítica da Escola de Frankfurt, e de alguns de seus comentadores, este estudo problematiza a formação docente, que se revela insipiente no que se refere ao atendimento da diversidade dos estudantes com necessidades especiais, por não possibilitar aos professores a reflexão crítica necessária para o desenvolvimento de sua autonomia. Em tempo, analisamos, ainda, as mudanças estruturais que estão ocorrendo nas sociedades pós-modernas, em relação ao convívio com a diversidade, sendo este movimento um pressuposto importante para a inclusão dos estudantes com necessidades especiais, com base no pensamento de Stuart Hall. Problematizamos questões ligadas à educação e emancipação, à educação e política e educação e à sensibilização focada na formação crítica dos professores para a autonomia, com vistas à organização de escolas inclusivas. A inclusão escolar deve ocorrer não apenas com base nos dispositivos legais, mas, principalmente, pela sensibilização dos professores quanto ao processo de democratização educacional e por meio da reflexão crítica acerca das práticas docentes no cotidiano da escola. Foram analisadas as questões legais que amparam a inclusão escolar de estudantes com necessidades especiais na rede regular de ensino e as possibilidades na organização de escolas inclusivas baseadas no desenvolvimento do sentimento de solidariedade e respeito entre professores e estudantes. Esta pesquisa teve como sujeitos os professores de um curso técnico profissionalizante e integrado ao Ensino Médio, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista-MG. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores da referida escola, foi possível perceber que o processo inclusivo ainda está se estruturando no Brasil, em atendimento a uma demanda educacional, configurando-se em um grande desafio aos sistemas escolares. Os resultados obtidos no locus deste estudo permitiram concluir que a formação de professores tem contribuído pouco no combate e na superação da exclusão dos estudantes com necessidades especiais. Mesmo diante desta realidade, os professores da escola pesquisada revelaram que os elementos centrais para a organização inclusiva da escola têm sido as redes de apoio constituídas pelos profissionais da escola e que suas experiências no/do cotidiano envolvido, na tessitura de fazeres e práticas, têm se constituído nas principais estratégias de enfrentamento dos desafios da inclusão de estudantes com necessidades especiais. Pensamos que este estudo oferece subsídios para debates sobre a democratização da escola pública brasileira e sobre os caminhos que ainda estão sendo percorridos na direção da constituição de uma escola mais humana, plural e solidária.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPráticas Docentes e Escola Inclusivapor
dc.subjectEstudantes com Necessidades Especiaispor
dc.subjectTeachers Training; ;eng
dc.subjectTeachers Practice and Inclusive Schooleng
dc.subjectStudents with Special Needseng
dc.titleInclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino agrícola: experiências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista-MGpor
dc.title.alternativeInclusion of students with special needs the agricultural teaching: teachers’ practices at Federal Institute of Education, Science and Technology Minas Gerais – Campus São João Evangelista-MG.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this study we investigated the inclusion of students with special needs, based on teachers’ daily life experiences in a Technological Basic School that belongs to the Federal Public System. We also addressed issues related to teachers’ initial and ongoing training and teachers’ practices that contribute to inclusive school organization. This study problematized teachers’ training, which is stumbling as to the attendance of students’ diversity with special needs, by not allowing teachers the necessary critical reflection towards the development of their autonomy, having as theoretical grounds Theodor Adorno’s thoughts, critical theory representative from Frankfurt School. We also analyzed the structural changes that have taken place in postmodern society, related to the contact with diversity. This movement is an important assumption to the inclusion of students with special needs, having Stuart Hall’s thoughts as a support. We questioned some matters related to education and emancipation, education and politics and education and sensibility focused on teacher’s critical training to their autonomy, bearing in mind inclusive schools organization. School inclusion must occur not only based on legal provisions, but chiefly also by teachers’ sensitivity to educational democratization process and by means of critical reflection about teaching practices in school life. Legal issues that support school inclusion of students with special needs were analyzed in regular teaching system. Possibilities in inclusive schools organization were also analyzed, based on the development of solidarity and respect among teachers and students. Teachers from a technical course integrated to High School in a Federal Institute of Education, Science and Technology, São Joao Evangelista Campus, were the main subjects considered for this research. By semi-structured interviews with teachers from this school it was possible to realize that inclusive processes are still structuring in Brazil, in order to meet an educational demand and they are a great challenge to the schools systems. The results we got from this study allowed us to conclude that teachers’ training has contributed little in combating and overcoming exclusion of students with special needs. Even in face of this reality, school teachers surveyed revealed that central elements to the inclusive school organization are the support networks constituted by school professionals and that their experiences in/from life school, their doings and practices have been the main strategies to face the challenges to students with special needs inclusion. We think this study offers subsidies in order to promote debates about Brazilian schools democratization and about paths that are being driven into the direction of making a more human, plural and solidary school.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.advisor-co1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Costa, Valdelúcia Alves da
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.creator.ID563.814.176-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0898782872957954por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABNT. NBR 9050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências e edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano. Rio de Janeiro; 1985. ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. AINSCOW, M. Educação para todos: torná-la uma realidade. In: Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, pp. 11-28. 2002. ARROYO, Miguel. Miguel Arroyo: educador em diálogo com nosso tempo / textos selecionados de Miguel Arroyo: Organização Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Shirley Aparecida de Miranda. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Perfis da Educação, 5). BRASIL. Decreto nº. 6.094 de 24 de abril de 2007, Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, DF. Abril de 2007. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em 11 de dezembro de 2011. ______. 2004. Parecer CNE/CEB Nº 39/2004 que trata da aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnic de nível médio e no Ensino Médio. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Brasília, DF. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/legisla_rede_parecer392004.pdf>. Acesso em: 20 de novembro de 2011. ______. 2003. Portaria da Acessibilidade, nº 3284/2003, Ministério da Educação, Brasília, DF. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf>. Acesso em: 02 de novembro de 2011. ______. 2004. Decreto nº 5296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nºs 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF, 2 de dezembro de 2004. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 08 de novembro de 2011. ______. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Protocolo Facultativo à convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF, Setembro de 2009. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2009/decreto/d6949.htm >. Acesso em 18 de agosto de 2010. ______. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. Acesso em 11 de dezembro de 2010. ______. 1994. Portaria nº 1793 de 27 de dezembro de 1994. Recomenda a inclusão da disciplina 'ASPECTOS ÉTICOS POLÍTICOS EDUCACIONAIS DA NORMALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS', nos cursos de Pedagogia, Psicologia, e em todas as licenciaturas e conteúdos relativos nos cursos superiores que especifica". Brasília, DF, dezembro de 1994. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de novembro de 2010 81 ______. Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE): Razões, princípios e programas. Ministério da Educação. Brasília, DF. 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16478&Itemid=1 107 >. Acesso em: 03 de novembro de 2010 ______. 1999. Decreto nº 3298 de 20 de dezembro de 1999 que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, DF.Dezembrode1999.Disponívelem:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.ht m>. Acesso em 11 de dezembro de 2010. ______ . Lei Nº 8.069 de 13 de julho de 1990 - DOU DE 16/07/1990 - ECA. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, Julho de 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em 11 de dezembro de 2010 ______. 2001. Câmara de Educação básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básoica. Brasília, DF, 11 de setembro de 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em 08 de dezembro de 2010 ______. Portaria nº 3.284, de 7 de Novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências. Brasília, DF., 11 de novembro de 2003. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2010 ______. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2000. Disponível em: < http://peei.mec.gov.br/arquivos/Resol_4_2009_CNE_CEB.pdf>. Acesso em 11 de setembro de 2010. ______.Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em 21 de dezembro de 2010 ______. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em 11 de julho de 2011. ______.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, janeiro de 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf >. Acesso em 11 de novembro de 2010. ______. Resolução nº 2 que institui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica, Ministério da Educação/ SEESP, Brasília, 11 de setembro de 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf >. Acesso em 11 de maio de 2011. 82 ______. Decreto nº 5.296 de 02/12/2004 que regulamenta as Leis nºs 10.048 de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e 10.098, Brasília, DF, 19 de dezembro de 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em 18 de agosto de 2011. ______. Lei nº 10.172/2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 9 de Janeirode2001.Disponívelem:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.ht m>. Acesso em 09 de maio de 2011 ______. Decreto nº 7690 de 02/03/2012 que aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Educação. Publicado no D.O.U. DE 06/03/2012, p. 15. Brasília, DF. Disponível em: < ww.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7690.htm>. Acesso em 22 de dezembro de 2010. BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? In: Revista Brasileira de Educação Especial. v. 3, nº. 5, set. , Piracicaba, 1999. pp. 7-25. CADIMA, A., GREGÓRIO, C. e NIZA, S. Relatório Intercalar do Projecto Estratégias de Diferenciação Pedagógica. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.1995. COSTA, Valdelúcia Alves da. Os processos de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais: políticas e sistemas. Rio de Janeiro: UNIRIO/CEAD, 2007. ______. A formação na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade: As experiências dos trabalhadores deficientes visuais do Serviço Federal de Processamento de Dados. Tese de Doutorado, Programa de Educação: História e Filosofia da Educação, da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. 2001, PUC-SP. ______. Educação escolar inclusiva: demanda por uma sociedade democrática. In: Revista Cadernos de Educação Especial. Universidade Federal de Santa Maria, nº. 22, 2003. ______. Políticas de formação de professores, experiências instituintes em educação para a diversidade. ALEPH, Rio de Janeiro, V. 2, n. 2, p. 4-14, 2005. ______. Formação e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt: trabalho, educação, indivíduo com deficiência. Niterói, EdUFF, 2005. ______. Formação de professores para a educação de alunos com deficiência: questões acerca da escola democrática. In: Cadernos de Ensaios e Pesquisas. Niterói, FEUFF, ano 3, janeiro/ junho, 2002, Caderno n.º 7, pp. 39-43. ______. Políticas públicas de educação e formação de professores: experiências de inclusão dos alunos com deficiência na escola pública. In: CHAVES, I. M.; COSTA, V. A. da & CARNEIRO, W. (orgs.). Políticas públicas de educação: pesquisas em confluência. Niterói: Intertexto, 2009. 83 ______. Inclusão de alunos com deficiência: Experiências docentes na escola pública. In: Debates em Educação – ISSN 2175-6600. Maceió, vol. 3, nº5, Jan/Jun.2011. ______. Formação de professores: narrativas e experiências instituintes “na” e “para” a escola inclusiva. Cadernos de Ensaios e Pesquisas, Edição Especial, Niterói, nº 11, p.23-43, Set.2006. CUPOLILLO, A. V. Corporeidade e conhecimento: Diálogos necessários à Educação Física e à Escola. Tese (Doutorado – Área de concentração: Estudos do cotidiano da Educação Popular). Universidade Federal Fluminense. Niterói - Rio de Janeiro, 2007. DAMASCENO, A. R. A formação de professores e os desafios para a escola inclusiva: as experiências da Escola Municipal Leônidas Sobrino Porto. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói - Rio de Janeiro, 2006. ______. Educação inclusiva e organização da Escola: Projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói - Rio de Janeiro, 2010. ______. Relatórios de Pesquisa e Prática Pedagógica dos alunos de licenciatura que cursaram a disciplina Estrutura e Funcionamento de Ensino – Instituto de Educação/UFRRJ. Abril de 2007 a Maio de 2009. (mimeo) FÁVERO, E. A. G. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro, WVA, 2004. FERNANDES, E. M.; ANTUNES, K.; GLAT, R. Acessibilidade ao currículo: pré-requisito para o processo ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano Escolar, Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2009. FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite. (Org.)Método: pesquisa com o cotidiano. DP&A Editora, 2003. FREITAS, S. N. O direito à educação para a pessoa com deficiência: considerações acerca das políticas públicas. In: BATISTA, C. R.; JESUS, D. M. (Orgs.). Avanços em políticas de inclusão. O contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Editoria Mediação,2009. GARCIA, R. L. (Org). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 2003. GLAT, R.; & BLANCO, L. M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar, Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2009. ______.; FONTES, R. de S. &PLETSCH, M. D. Uma breve reflexão sobre o papel da Educação Especial frente ao processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em rede regular de ensino. Revista Inclusão Social: desafios de uma educação cidadã. Duque de Caxias/RJ: Editora Unigranrio, nº 6, pp. 13-33, novembro de 2006. 84 ______.; & NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. In: Revista Integração. V. 24, ano 14; Brasília: MEC/SEESP, pp. 22-27, 2002. GOFFREDO, Vera Lúcia Flor Sénechal de. Educação: Direito de todos os brasileiros. Rio de Janeiro, Faculdades integradas de Jacarepaguá, 2001. (Mimeo) ______. Como formar professores para uma escola inclusiva? Rio de Janeiro, Faculdades Integradas de Jacarepaguá, 2001. (Mimeo) MASINI. Elcie F. Salzano (Org.). A Pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. 1ª edição. São Paulo: Vetor, 2007. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. OLIVEIRA & ALVES (Orgs.) Pesquisa no/do cotidiano das escolas sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 2 edição. 2001. OLIVEIRA, Anna Augusta S. de. Formação de professores em educação especial: a busca de uma direção . In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIANS, L. C. A. (Org.) Temas em Educação Especial - avanços recentes. São Carlos: EDUFSCar, 2004. ONU. (2006). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Organização das Nações Unidas. Washington, EEUU, de 13 de dezembro. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª edição. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2011. SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2002. SILVA. TOMAZ TADEU DA. (Org.) Stuart Hall & Kathryn Woodward. Identidade e diferença – A perspectiva dos Estudos Culturais. 6ª edição. Petrópolis: Vozes. 2006. STAINBACK, Susan e William Stainback. Inclusão: um guia para educadores.Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. WCEFA – Conferência Mundial de Educação para Todos. Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: março de 1990.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60133/2012%20-%20Claudia%20Marisa%20Ferreira%20Machado%20Pimenta.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3591
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-01T17:17:29Z No. of bitstreams: 1 2012 - Claudia Marisa Ferreira Machado Pimenta.pdf: 1235217 bytes, checksum: e124578141d09f937c0dc72629cd966b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T17:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Claudia Marisa Ferreira Machado Pimenta.pdf: 1235217 bytes, checksum: e124578141d09f937c0dc72629cd966b (MD5) Previous issue date: 2012-11-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Claudia Marisa Ferreira Machado Pimenta.pdfClaudia Marisa Ferreira Machado Pimenta1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.