Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12933
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Desafios de homens na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Paty do Alferes |
Other Titles: | Desafíos de los hombres en la enseñanza en los primeros años de la educación primaria en las escuelas de la Red Municipal de Paty do Alferes Challenges of men teaching in the early years of elementary school in the Municipal Network of Paty do Alferes |
Authors: | Souza, Diego Bacellar de |
Orientador(a): | Berenblum, Andrea Sonia |
Primeiro membro da banca: | Berenblum, Andrea Sonia |
Segundo membro da banca: | Silva, Wanderley da |
Terceiro membro da banca: | Teixeira, Mônica de Carvalho |
Keywords: | Homens;Docência;Gênero;Ensino Fundamental;Hombres;La enseñanza;El género;Escuela primaria;Men;Teaching;Gender;Elementary School |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 31-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SOUZA, Diego Bacellar de. Desafios de homens na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Paty do Alferes. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os desafios de homens na docência nos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Paty do Alferes. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa visou (i) levantar diferentes visões de homens que exercem a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município; (ii) registrar visões de gestoras e professoras que trabalham nas escolas onde esses professores lecionam; (iii) identificar percepções de responsáveis de alunos/as sobre a atuação de professores homens na docência nos anos inicias em escolas do município; (iv) levantar dados acerca da docência e gênero no Município de Paty do Alferes. O caminho metodológico escolhido foi o da pesquisa qualitativa, através de um estudo exploratório e bibliográfico. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas. O marco teórico da pesquisa se apoiou em contribuições de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, e Joan Scott, entre outros, para abordar a problemática do gênero na docência, principalmente nos anos iniciais da escolarização. Foi realizada também uma breve abordagem da historicidade e da gênese da docência e da feminização do magistério no Brasil. A pesquisa de campo foi executada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Paty do Alferes, na qual foram entrevistados quatro professores do gênero masculino, dez gestoras, 15 professoras e 83 responsáveis. A pesquisa apontou que a presença de homens professores nos anos iniciais de escolas públicas de Paty do Alferes tem sido caracterizada como positiva e uma prática bem-sucedida, sendo ao mesmo tempo constatado que as condições masculinas se encontram demarcadas por um conjunto de estranhamentos, estigmatizações e estereótipos. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a necessária diminuição de desigualdades advindas da divisão sexual do trabalho, sendo a escola um espaço propício para debate, discussão e diálogo acerca do gênero frente aos diversos agentes escolares e a sociedade. |
Abstract: | El objetivo general del presente estudio fue investigar los desafíos que enfrentan los hombres
en la enseñanza en los primeros años de las escuelas primarias en la red municipal de Paty do
Alferes. Como objetivos específicos, la investigación se propuso (i) levantar las diferentes
opiniones de los hombres que enseñan en los primeros años de la educación primaria en el
municipio; (ii) registrar las opiniones de los directivos y profesores que trabajan en las
escuelas donde estos profesores enseñan; (iii) identificar las percepciones de los tutores de los
alumnos sobre el papel de los profesores hombres en la enseñanza en los primeros años en las
escuelas de la ciudad; (iv) levantar datos sobre la enseñanza y el género en el municipio de
Paty do Alferes. La vía metodológica elegida fue la investigación cualitativa, mediante un
estudio exploratorio y bibliográfico. La recogida de datos se realizó mediante cuestionarios
con preguntas semiestructuradas. El marco teórico de la investigación se basó en las
contribuciones de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler,
Guacira Lopes Louro y Joan Scott, entre otros, para abordar la cuestión del género en la
enseñanza, especialmente en los primeros años de escolarización. También se realizó una
breve aproximación a la historicidad y génesis de la enseñanza y a la feminización de la
profesión docente en Brasil. La investigación de campo se llevó a cabo en cuatro escuelas de
la Red Municipal de Educación de Paty do Alferes, entrevistamos a cuatro maestros, diez
directivos, 15 maestras y 83 cuidadores. La investigación indicó que la presencia de
profesores varones en los primeros años de las escuelas públicas de Paty do Alferes ha sido
caracterizada como una práctica positiva y exitosa, mientras que al mismo tiempo las
condiciones masculinas están demarcadas por un conjunto de extrañamientos,
estigmatizaciones y estereotipos. Se espera que los resultados alcanzados contribuyan a la
necesaria reducción de las desigualdades, constituyéndose la escuela en el espacio propicio
para el debate, la discusión y el diálogo sobre el género en los espacios escolares y en la
sociedad. The general objective of this study was to investigate the challenges faced by men in teaching in the early years of elementary schools in the municipal network of Paty do Alferes. As specific objectives, the research aimed (i) to raise different views of men who teach in the early years of elementary education in the municipality; (ii) to record the views of managers and teachers who work in schools where these teachers teach; (iii) to identify perceptions of guardians of students about the role of male teachers in teaching in the early years in schools in the city; (iv) to raise data on teaching and gender in the city of Paty do Alferes. The methodological path chosen was qualitative research, through an exploratory and bibliographic study. Data collection was carried out using questionnaires with semi-structured questions. The theoretical framework of the research was based on contributions from authors such as Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, and Joan Scott, among others, to address the problem of gender in teaching, especially in the early years of schooling. A brief approach to the history and genesis of teaching and the feminization of teaching in Brazil was also carried out. The field research was carried out in four schools of the Municipal Education Network of Paty do Alferes, where we interviewed four male teachers, ten female managers, 15 female teachers and 83 male guardians. The research indicated that the presence of male teachers in the initial years of public schools in Paty do Alferes has been characterized as positive and a successful practice, while at the same time it was observed that the masculine conditions are demarcated by a set of estrangements, stigmatizations and stereotypes. It is hoped that the results achieved will contribute to the necessary reduction of inequalities, with the school being the appropriate space for debate, discussion, and dialogue about gender in school spaces and in society. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12933 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Diego Bacellar de Souza.Pdf | 2022 - Diego Bacellar de Souza | 5.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.