Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrandão, Caio Teixeira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:31:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:31:01Z-
dc.date.issued2016-12-15
dc.identifier.citationBRANDÃO, Caio Teixeira. Ensino técnico e capacitação profissional: um estudo sobre representações sociais no Instituto Federal do Amapá. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12938-
dc.description.abstractO presente trabalho se refere a uma pesquisa de mestrado realizada com os alunos do Instituto Federal do Amapá, nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e da Teoria do Núcleo Central da Representação Social. A pesquisa teve por objetivo investigar as representações sociais do Ensino Técnico e da Capacitação Profissional para os participantes do Programa Bolsa Formação. A Teoria das Representações Sociais, criada por Moscovici em 1961, busca explicar o fenômeno das representações sociais, o conhecimento do senso comum, socialmente elaborado e partilhado, com o objetivo de familiarizar os indivíduos de um grupo com os objetos da realidade. A abordagem do Núcleo Central pressupõe que a representação possui uma estrutura dupla, dividida em núcleo central e sistema periférico, e atribui a cada uma características específicas no funcionamento do sistema representacional. Foi utilizada a Evocação Livre, uma técnica de associação livre criada por Pierre Vergès, para identificar o universo semântico dos termos pesquisados num grupo de 75 participantes, além de um questionário socioeconômico, no intuito de identificar o perfil dos participantes do programa. Por intermédio do Evoc 2000@, um software utilizado para análise dos resultados da evocação livre, foram identificadas as principais associações aos termos pesquisados, seguindo o critério de frequência e ordem de evocação, a partir das quais foi elaborado um quadro com a possível distribuição das evocações, de acordo com a sua centralidade. Os resultados apontaram uma possível relação entre “ensino técnico” e “capacitação profissional” observada na presença de semelhanças nas evocações e nas justificativas dos participantes para a escolha daquelas consideradas mais importantes. Ao “ensino técnico” foram associados termos que denotam aspectos externos aos indivíduos, enquanto à capacitação profissional foram associados atributos individuais ou características pessoais. O universo semântico de ambos os termos, evidencia uma visão de formação profissional restrita à preparação do indivíduo para o exercício de uma profissão e o ingresso no mercado de trabalho, sujeito à existência de circunstâncias favoráveis. Devido aos limites da metodologia utilizada, os resultados da pesquisa não possuem caráter conclusivo, mas espera-se que eles possam contribuir para a elaboração de projetos e ações que visem garantir a permanência dos alunos no Instituto Federal do Amapá.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsocial representationseng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectprofessional trainingeng
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectcapacitação profissionalpor
dc.titleEnsino técnico e capacitação profissional: um estudo sobre representações sociais no Instituto Federal do Amapápor
dc.title.alternativeTechnical education and professional training: a study about social representations in Instituto Federal do Amapáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper presents a masters research accomplished with the students of the Federal Institute of Amapa, on the assumptions of the Theory of the Social Representations and the Estructural Theory of the Social Representation. The research had the goal to investigate the social representations of Technical Education and Professional Training for the participants of the Formation Program. The Social Representations Theory, created by Moscovici in 1961, aims to explain the social representation phenomenon, the common sense knowledge, socially developed and shared, with the goal to make the objects of the reality familiar to a group of individuals. The Structural Approach assumes that a representation possesses a double structure, split in central core and peripheral system, and assigns to each one specific characteristics in the representational sytem operation. The Free Evocaction, a free association technique developed by Pierre Vergès, was used to identify the semantic universe of the related words (technical education and professional training) in a group of 75 participants, besides, a socioeconomic questionnaire was used to identify the profile of the program‟s students. With the aid of the software Evoc 2000®, used to analyze the results of free evocation, the main words associated to the researched words were identified, according to the frequence and order of evocation standards, which were used to elaborate a chart with the possible distribution of the evoked words, according to their centrality. The results show a possible relation between technical education and professional training, observed by the presence of similarities in the words and the answers given by the participants explaining the reasons they choose those words. To technical education were associated words that imply that education is something that belongs outside the individuals, while to professional training were associated words that imply that is something within the individual or a personal quality. The semantic universe of both words, implies a professional education view that is restricted to the labor market, to prepare the students to work in a certain job, bound to the existence of propitious circunstances. Given the limits of the method that was used, the results were not conclusive, but we hope they can contribute to the development of projects and actions that aim to ensure the permanence of the students in the Federal Institute Amapa.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Pereira, Jorge Luis de Goes
dc.contributor.referee3Naiff, Luciene Alves Miguez
dc.creator.ID765.285.882-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823296450872020por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Metodologia para uma abordagem estrutural das representações sociais (Grupo de Trabalho Formação de Professores e Profissionalização Docente). In: XI Congresso Nacional de Educação – Educere, 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba: UFPR, 2013. AMORIM, Rodrigo F. Educação Profissional e Formação Integrada do trabalhador na legislação brasileira: avanços retrocessos e desafios. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica, n. 10, vol. 1. ARROYO, Miguel G. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. 12. Ed. Pretropólis, RJ: Vozes, 2013. ARRUDA, Angela. Teoria das Representações Sociais e Teoria de Gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, novembro/ 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf acesso em: 09/12/2014. BRASIL. Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968. Disponível em: _______. Decreto nº 2208 de 1997. Disponível em: _______. Chamada Pública MEC/SETEC n.º 002/2007, de 12 de dezembro de 2007. Chamada pública de propostas para constituição dos Institutos Federais de educação, Ciência e Tecnologia – IFET. Brasília, 2007. ________. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, 2008. Disponível em: ________. Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: CALDAS, Luis. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da EPT. In: PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Ed Moderna: São Paulo, 2011. CALDAS, Luis et al. Institutos Federais: Lei nº 11.892 de 29/12/2008 – Comentários e reflexões. In: PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Ed Moderna: São Paulo, 2011. CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Revista Educação e Sociedade, vol. 27, n. 96 – Especial, 2006. CIAVATTA, Maria. Arquivos da memória do trabalho e da educação – Centros de memória e formação integrada para não apagar o futuro. In: CIAVATTA, Maria; REIS, Ronaldo. A pesquisa histórica em trabalho e educação. Brasília: Liber Livro, 2010. COLLARES-DA-ROCHA, Julio Cesar; WOLTER, Rafael Pecly; WACHELKE, João. As pesquisas em Representações Sociais na revista Psicologia & Sociedade. Revista Psicologia e Sociedade, n. 28, vol. 3, 2016, p. 582-588. CONCEIÇÃO, Suely Leitão. Imagem Institucional: A Percepção dos moradores do entorno do Câmpus Macapá sobre o Instituto Federal do Amapá. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. CONDE et al. 2016. Os Institutos Federais em três dimensões de análise. Educação Profissional e Formação Integrada do trabalhador na legislação brasileira: avanços retrocessos e desafios. In: Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica, n. 10, vol. 1. DUVEEN, Gerard. Prefácio. In: MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007. FAGIANI, Cilson César (et al.). Trabalho e Educação profissional no Brasil: formação humana ou para o mercado? In: BATISTA, Eraldo Leme; MÜLLER, Meire Terezinha (orgs). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Editora Alínea: Campinas, 2013. FARR, Robert. Representações Sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs). Textos em Representações Sociais. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. Ed. Curitiba: Positivo, 2010 FERRETTI, Celso João. Considerações sobre a apropriação das noções de Qualificação Profissional pelos estudos a respeito da relação entre Trabalho e Educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 401-422, maio/ago, 2004. FRANCO, Maria Ciavatta. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. 12. Ed. Pretropólis, RJ: Vozes, 2013. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobre de profissionais qualificados. Revista Trabalho, Educação e Saúde, vol. 5, n. 3, p. 521-536, nov. 2007/fev. 2008. GALINDO, Jussara. Formação para o trabalho e profissionalização no Brasil: da assistência à educação formal. In: BATISTA, Eraldo Leme; MÜLLER, Meire Terezinha (orgs). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Editora Alínea: Campinas, 2013. GENTILI, Pablo. Educar para o desemprego: a desintegração da promessa integradora. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. 12. Ed. Pretropólis, RJ: Vozes, 2013. GOMES, Hélica Silva Carmo. Os modos de organização e produção do trabalho e a educação profissional no Brasil: uma história de dualismos e racionalidade técnica. In: BATISTA, Eraldo Leme; MÜLLER, Meire Terezinha (orgs). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Editora Alínea: Campinas, 2013. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE). Censo 2010. INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. Macapá, 2014. JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: DENISE, JODELET (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EduERJ, 2001. JORGE, Tiago Antônio. Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador – PLANFOR. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte, UFMG/Faculdade de Educação, 2010. JOVCHELOVITCH, Sandra. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs). Textos em Representações Sociais. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. KOYRÉ. Alexandre. Do mundo do mais ou menos ao universo da precisão. In: KOYRÉ, Alexandre. Galileu e Platão. Gradiva: Lisboa, 197?. KUENZER, Acácia. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. 12. Ed. Pretropólis, RJ: Vozes, 2013. LANE, Silvia Tatiana Maurer. Usos e abusos do conceito de Representação Social. In: SPINK, Mary Jane (org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. Brasiliense: São Paulo, 2004. LEÃO, Igor Zanoni Constant. O conceito de tecnologia em Ruy Gama. Revista Economia & Tecnologia, Ano 02, Vol. 6, jul-set de 2006. MACEDO, Pedro Clei S. Educação Profissional e Desenvolvimento Territorial: A implantação, expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. MINAYO, Maria Cecília de S (org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. _________. O conceito de Representações Sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs). Textos em Representações Sociais. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007. MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petropólis: Vozes, 2012. MOURÃO, Arminda Rachel. Tecnologia – um conceito construído historicamente. In: CIAVATTA, Maria; REIS, Ronaldo. A pesquisa histórica em trabalho e educação. Brasília: Liber Livro, 2010. NAIFF, Luciene Alves; NAIFF, Denis Giovani; SÁ, Celso Pereira. Preciso estudar para ser alguém: Memória e representações sociais da educação escolar. Revista Paidéia, vol. 18, n. 39, p. 125-138, abril/2008. Disponível em www.scielo.br/paideia. OLIVEIRA, Ramon. A reforma da educação profissional nos anos 90. In: BATISTA, Eraldo Leme; MÜLLER, Meire Terezinha (orgs). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Editora Alínea: Campinas, 2013. ORTIGARA, Claudino; GANZELI, Pedro. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Permanências e mudanças. In: BATISTA, Eraldo Leme; MÜLLER, Meire Terezinha (orgs). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Editora Alínea: Campinas, 2013. OTRANTO, Célia Regina. Criação e Implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista RETTA, Rio de Janeiro, Ano I, nº1, p. 89-110, jan/jun, 2010. PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Moderna: São Paulo, 2011. PULLIN, Elsa Maria Mendes; ENS, Romilda Teodora. Teoria das representações sociais e teoria do núcleo central: contexto e interfaces. In: ENS, Romilda Teodora; VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor; BEHRENS, Marilda Aparecida (orgs). Representações sociais: fronteiras, interfaces e contextos. Champagnat: Curitiba; Fundação Carlos Chagas: São Paulo, 2013. RODRIGUES, Fernanda Amaral. A Educação Inclusiva na Perspectiva da Teoria das Representações Sociais: Concepções de Docentes e Discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2010. SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. EdUERJ: Rio de Janeiro, 1998. SÁ, Celso P. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary J (Org.). O conhecimento no cotidiano: As Representações Sociais na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 2004. SÁ, Celso Pereira de. Núcleo Central das Representações Sociais. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2002. SCHEPS, Ruth (org). O império das técnicas. Campinas, SP: Papirus, 1996. SOUZA FILHO, Edson Alves. Análise de Representações Sociais. In: SPINK, Mary Jane (org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. Brasiliense: São Paulo, 2004. SPINK, Mary J. O conceito de Representação Social na abordagem Psicossocial. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 300-308, jul/set, 1993. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v9n3/17.pdf acesso em: 09/12/2014 SPINK, Mary Jane Paris. O estudo empírico das Representações Sociais. In: SPINK, Mary Jane (org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. Brasiliense: São Paulo, 2004. VERGÈS, Pierre. Manual do conjunto de programas para análise das evocações Evoc 2000. Aix en Provence: [s.n.], 2003. VILLAS-BÔAS, Lúcia Pintor. Jogo didático: um estudo de Representações Sociais. Dissertação (Mestrado em Educação – Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2003. WEBER, José Fernandes. Objeto técnico, mediação e ensino refletido da técnica em Simondon. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE. N. 20: maio/ out, p. 136-156, 2013. WOLTER, Rafael Pecly; SÁ, Celso Pereira. As relações entre representações e práticas: o caminho esquecido. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, vol. XXIII, p. 87-105, 2013.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6038/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7466/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20782/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27101/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33552/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39908/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46264/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52674/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59164/2017%20-%20Caio%20Teixeira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2235
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-03-23T19:24:21Z No. of bitstreams: 1 2017 - Caio Teixeira Brandão.pdf: 1105126 bytes, checksum: a836adacfc949c0875098a4b4e6bf11a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-23T19:24:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Caio Teixeira Brandão.pdf: 1105126 bytes, checksum: a836adacfc949c0875098a4b4e6bf11a (MD5) Previous issue date: 2016-12-15eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Caio Teixeira Brandão.pdfDocumento principal1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.