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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Brandão, Caio Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:31:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Caio Teixeira. Ensino técnico e capacitação profissional: um estudo sobre representações sociais no Instituto Federal do Amapá. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12938 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se refere a uma pesquisa de mestrado realizada com os alunos do Instituto Federal do Amapá, nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e da Teoria do Núcleo Central da Representação Social. A pesquisa teve por objetivo investigar as representações sociais do Ensino Técnico e da Capacitação Profissional para os participantes do Programa Bolsa Formação. A Teoria das Representações Sociais, criada por Moscovici em 1961, busca explicar o fenômeno das representações sociais, o conhecimento do senso comum, socialmente elaborado e partilhado, com o objetivo de familiarizar os indivíduos de um grupo com os objetos da realidade. A abordagem do Núcleo Central pressupõe que a representação possui uma estrutura dupla, dividida em núcleo central e sistema periférico, e atribui a cada uma características específicas no funcionamento do sistema representacional. Foi utilizada a Evocação Livre, uma técnica de associação livre criada por Pierre Vergès, para identificar o universo semântico dos termos pesquisados num grupo de 75 participantes, além de um questionário socioeconômico, no intuito de identificar o perfil dos participantes do programa. Por intermédio do Evoc 2000@, um software utilizado para análise dos resultados da evocação livre, foram identificadas as principais associações aos termos pesquisados, seguindo o critério de frequência e ordem de evocação, a partir das quais foi elaborado um quadro com a possível distribuição das evocações, de acordo com a sua centralidade. Os resultados apontaram uma possível relação entre “ensino técnico” e “capacitação profissional” observada na presença de semelhanças nas evocações e nas justificativas dos participantes para a escolha daquelas consideradas mais importantes. Ao “ensino técnico” foram associados termos que denotam aspectos externos aos indivíduos, enquanto à capacitação profissional foram associados atributos individuais ou características pessoais. O universo semântico de ambos os termos, evidencia uma visão de formação profissional restrita à preparação do indivíduo para o exercício de uma profissão e o ingresso no mercado de trabalho, sujeito à existência de circunstâncias favoráveis. Devido aos limites da metodologia utilizada, os resultados da pesquisa não possuem caráter conclusivo, mas espera-se que eles possam contribuir para a elaboração de projetos e ações que visem garantir a permanência dos alunos no Instituto Federal do Amapá. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | social representations | eng |
dc.subject | technical education | eng |
dc.subject | professional training | eng |
dc.subject | representações sociais | por |
dc.subject | ensino técnico | por |
dc.subject | capacitação profissional | por |
dc.title | Ensino técnico e capacitação profissional: um estudo sobre representações sociais no Instituto Federal do Amapá | por |
dc.title.alternative | Technical education and professional training: a study about social representations in Instituto Federal do Amapá | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This paper presents a masters research accomplished with the students of the Federal Institute of Amapa, on the assumptions of the Theory of the Social Representations and the Estructural Theory of the Social Representation. The research had the goal to investigate the social representations of Technical Education and Professional Training for the participants of the Formation Program. The Social Representations Theory, created by Moscovici in 1961, aims to explain the social representation phenomenon, the common sense knowledge, socially developed and shared, with the goal to make the objects of the reality familiar to a group of individuals. The Structural Approach assumes that a representation possesses a double structure, split in central core and peripheral system, and assigns to each one specific characteristics in the representational sytem operation. The Free Evocaction, a free association technique developed by Pierre Vergès, was used to identify the semantic universe of the related words (technical education and professional training) in a group of 75 participants, besides, a socioeconomic questionnaire was used to identify the profile of the program‟s students. With the aid of the software Evoc 2000®, used to analyze the results of free evocation, the main words associated to the researched words were identified, according to the frequence and order of evocation standards, which were used to elaborate a chart with the possible distribution of the evoked words, according to their centrality. The results show a possible relation between technical education and professional training, observed by the presence of similarities in the words and the answers given by the participants explaining the reasons they choose those words. To technical education were associated words that imply that education is something that belongs outside the individuals, while to professional training were associated words that imply that is something within the individual or a personal quality. The semantic universe of both words, implies a professional education view that is restricted to the labor market, to prepare the students to work in a certain job, bound to the existence of propitious circunstances. Given the limits of the method that was used, the results were not conclusive, but we hope they can contribute to the development of projects and actions that aim to ensure the permanence of the students in the Federal Institute Amapa. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.advisor1ID | 627.079.737-34 | por |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Jorge Luis de Goes | |
dc.contributor.referee3 | Naiff, Luciene Alves Miguez | |
dc.creator.ID | 765.285.882-87 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6823296450872020 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Metodologia para uma abordagem estrutural das representações sociais (Grupo de Trabalho Formação de Professores e Profissionalização Docente). In: XI Congresso Nacional de Educação – Educere, 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba: UFPR, 2013. AMORIM, Rodrigo F. Educação Profissional e Formação Integrada do trabalhador na legislação brasileira: avanços retrocessos e desafios. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica, n. 10, vol. 1. ARROYO, Miguel G. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. 12. Ed. Pretropólis, RJ: Vozes, 2013. ARRUDA, Angela. Teoria das Representações Sociais e Teoria de Gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, novembro/ 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf acesso em: 09/12/2014. BRASIL. Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968. Disponível em: _______. Decreto nº 2208 de 1997. Disponível em: _______. 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