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dc.contributor.authorAraújo, Adriana Valéria Barreto de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:31:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:31:26Z-
dc.date.issued2016-10-05
dc.identifier.citationARAÚJO, Adriana Valéria Barreto de. Pesquisando a formação de professores para a Educação Profissional: Um estudo de caso sobre os Cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá.. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12944-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar de forma crítica e reflexiva o processo de formação dos estudantes dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá (IFAP), buscando verificar se o mesmo contribui para o exercício do magistério na Educação Profissional (EP). A investigação toma como referência os cursos de Licenciatura em Informática e em Química ofertados pela Instituição, bem como os documentos norteadores oficiais dos mesmos. Desde o ano de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia e a consequente ampliação da Rede Federal de Educação Tecnológica, a oferta desses cursos integra o projeto de expansão da política governamental para formação de professores que visa à superação do déficit de docentes, sobretudo nas áreas das ciências da natureza e matemática, e no campo da Educação Profissional. Na abordagem metodológica utilizou-se a perspectiva do estudo de caso a partir de uma abordagem qualitativa, no qual se investigou alunos, professores e gestores pedagógicos atuantes nos cursos. Com a finalidade de revelar o objeto, optou-se pela utilização das seguintes estratégias metodológicas: aplicação de questionários, realização de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, como: matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, Projetos Pedagógicos dos Cursos, documentos oficiais do Instituto Federal do Amapá e Conselho Nacional de Educação, bem como dos documentos e das orientações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Os resultados demonstraram que os citados cursos foram concebidos de acordo com a legislação que dispõe sobre os Cursos de formação de professores para Educação Básica, respeitando a carga horária mínima estabelecida para tal, distribuída em três núcleos formativos e contemplando conhecimentos teóricos e práticos, destacando-se tanto os conhecimentos específicos quanto os didáticos – pedagógicos. Ressalte-se que essa distribuição de carga horária mostrou-se desigual, predominando maior carga horária para o núcleo de conhecimentos específicos em comparação com o núcleo de conhecimentos didáticos – pedagógicos, situação que remete ao caráter técnico instrumental e bacharelesco ainda muito presente na estruturação de cursos de licenciatura no Brasil. Quanto ao objetivo maior desse estudo, o de verificar se ao longo do processo de formação esses cursos apresentam contribuições para uma possível atuação docente na Educação Profissional, a pesquisa revelou que, embora este não seja o principal foco de atuação dos egressos, e para tanto não foi localizada expressamente nenhuma disciplina nas matrizes curriculares que aborde as discussões sobre a Educação Profissional como modalidade de ensino, durante a trajetória formativa nos cursos, os estudantes têm contato com os debates que tratam das especificidades da EP, por meio de discussões eventuais em diferentes momentos da formação, tanto em conteúdos vistos em sala de aula quanto na etapa de estágio supervisionado, em projetos e eventos promovidos pela Instituição. Nas considerações finais, apresentam-se propostas que viabilizam melhorias na formação docente ofertada nos cursos de licenciatura do IFAP, tendo como referência o lócus onde a mesma se dá e a preparação para atuação na Educação Profissional.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectIFAP/campus Macapápor
dc.titlePesquisando a formação de professores para a Educação Profissional: um estudo de caso sobre os cursos de licenciatura do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapápor
dc.title.alternativeSearching for teacher training for vocational education: a case study on the undergraduate courses of the Federal Institute of Amapá-Macapá Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this study was to analyze critically and reflectively the process of training of students of the Federal Institute of Amapá Degree Courses - Campus Macapá (IFAP), seeking to verify whether it contributes to the practice of teaching in vocational education. The research takes as reference the Degree courses in Computer Science and Chemistry offered by the institution, as well as official documents guiding them. Since 2008, with the creation of the Federal Institutes of Technology and the consequent expansion of the Federal Technological Education Network, offering these courses is part of the government policy expansion project for teacher training aimed at overcoming the deficit teachers, especially in the areas of natural sciences and mathematics, and in the field of Vocational Education. The methodological approach used the perspective of case study from a qualitative approach, which investigated students, teachers and educational managers operating in these courses. In order to reveal the object, it was decided to use the following methodological strategies: questionnaires application, carrying out semi-structured interviews and analysis of documents, such as: curriculum matrices of degree courses, pedagogical projects of the courses, official documents of the Federal Institute Amapa and the National Council of Education, as well as the documents and guidelines of the Department of Professional and Technological Education (SETEC / MEC). The results showed that the above courses have been designed in accordance with the legislation which provides for teacher training courses for Basic Education, respecting the minimum hours established for this purpose, distributed in three training centers covering theoretical and practical knowledge, highlighting both specific knowledge about the teaching - teaching. It should be noted that this workload distribution proved uneven, predominating more hours to the core of expertise in comparison to the core teaching knowledge - teaching, a situation which leads to instrumental and bacharelesco technical nature still very present in structuring degree courses in Brazil. As the main objective of this study, to verify that throughout the training process these courses present suggestions for possible teaching practice in vocational education, the survey revealed that, although there is expressly no discipline in the curriculum matrices that addresses the discussions on the Professional education as a teaching mode during the training course in the courses students have contact with the debates that address the specifics of the EP through any discussions at different times of training, both seen content in the classroom in the classroom and in stage stage supervised and projects and events organized by the institution. In the final considerations were presented proposals that enable improvements in teacher training offered in IFAP's degree courses, with reference to the locus where it takes place and preparing to operate in Professional Education.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee2Leite Filho, Aristeo
dc.creator.ID628.573.122-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3284497106986771por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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