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dc.contributor.authorSilva, Isabelle Cristine Mendes da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:17Z-
dc.date.issued2011-03-31
dc.identifier.citationSILVA, Isabelle Cristine Mendes da. A política de educação inclusiva no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão. 2011. [114 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12957-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos técnico-profissionalizantes desta instituição federal de educação profissional. Também serão discutidos os referenciais teóricos das políticas nacionais e internacionais sobre "educação inclusiva" e as políticas presentes nas diretrizes oficiais. A inclusão educacional é aqui abordada como uma política que garante que esse acolhimento não seja meramente formal e que o aluno com necessidades especiais tenha condições efetivas de realizar e participar das atividades oferecidas pela instituição escolar, com o devido suporte, quando necessário. Nesta investigação seguimos uma abordagem qualitativa, sendo utilizados como procedimentos metodológicos para a coleta de dados: a análise de documentos (legislação, relatórios dos participantes, atas escolares e também fichas de alunos, quando necessárias) e entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos participantes (gravação em áudio). O método de interpretação dos dados utilizado seguiu a proposição conhecida como “análise de conteúdo”. Após a análise dos dados, concluímos que a inclusão, na escola pesquisada, de modo geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos excludentes foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação com o aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos no campo pesquisado a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável um esforço por parte da escola, através de situações de adaptação, essas estão limitadas a uma mobilidade relativa, com a construção de algumas rampas e banheiros adaptados, mas a autonomia ainda é comprometida. Os resultados evidenciaram que o processo de escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais segue muito mais os pressupostos da integração do que da inclusão escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectCapacitação Docentepor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectVocational educationeng
dc.subjectStaff trainingeng
dc.titleA política de educação inclusiva no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antãopor
dc.title.alternativeThe politics of “inclusive education” on the technical-professional teaching: results of a research about the reality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - Vitória de Santo Antão’s Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this paper is to present the results of a research that happened on the Vitória de Santo Antão‟s campus of the Federal Institute of Pernambuco about the inclusion of students that have special educational needs on the technical-professional courses available on this Federal Institution of professional education. It will also talk about the theoretical references of the national and international politics about “inclusive education” and the politics on the official targets. The inclusive education of this paper is approached as a policy which guarantees that the student acceptance is not only formal and that the student with special needs actually have the real opportunity to perform and participate on the activities offered by the school. When necessary, that will be executed with the correct support. This investigation followed a qualitative approach, being used as instruments to collect data: a review of documents (laws, reports of participants, minutes and also school records of students, when necessary) and semi-structured interviews with the participants (audio recording). The method used for interpretation of the data followedthe proposition known as "content analysis". After analyzing the data, we concluded that the inclusion, on the researched school, has been generally determined as positive and the mechanisms of exclusion were found on a lighter degree on the attitudinal aspect if compared to the architectural aspect. On this last one, we could identify on the researched field the lack of accessible conditions. The school's approach to the subject was noticeable through adaptation attempts but they were limited. The construction of ramps and bathroom that were adapted bring a partial mobility but the complete autonomy is still compromised. The results show that the process of educating the students with special educational needs struggles more with foreshadow of integration than the ones on inclusioneng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1ID582372167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Glet, Rosana
dc.creator.ID050047734-59por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1418658599004132por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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