Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12957
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Isabelle Cristine Mendes da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:32:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:32:17Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabelle Cristine Mendes da. A política de educação inclusiva no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão. 2011. [114 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12957 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos técnico-profissionalizantes desta instituição federal de educação profissional. Também serão discutidos os referenciais teóricos das políticas nacionais e internacionais sobre "educação inclusiva" e as políticas presentes nas diretrizes oficiais. A inclusão educacional é aqui abordada como uma política que garante que esse acolhimento não seja meramente formal e que o aluno com necessidades especiais tenha condições efetivas de realizar e participar das atividades oferecidas pela instituição escolar, com o devido suporte, quando necessário. Nesta investigação seguimos uma abordagem qualitativa, sendo utilizados como procedimentos metodológicos para a coleta de dados: a análise de documentos (legislação, relatórios dos participantes, atas escolares e também fichas de alunos, quando necessárias) e entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos participantes (gravação em áudio). O método de interpretação dos dados utilizado seguiu a proposição conhecida como “análise de conteúdo”. Após a análise dos dados, concluímos que a inclusão, na escola pesquisada, de modo geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos excludentes foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação com o aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos no campo pesquisado a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável um esforço por parte da escola, através de situações de adaptação, essas estão limitadas a uma mobilidade relativa, com a construção de algumas rampas e banheiros adaptados, mas a autonomia ainda é comprometida. Os resultados evidenciaram que o processo de escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais segue muito mais os pressupostos da integração do que da inclusão escolar. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Formação Profissional | por |
dc.subject | Capacitação Docente | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Vocational education | eng |
dc.subject | Staff training | eng |
dc.title | A política de educação inclusiva no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão | por |
dc.title.alternative | The politics of “inclusive education” on the technical-professional teaching: results of a research about the reality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - Vitória de Santo Antão’s Campus. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The objective of this paper is to present the results of a research that happened on the Vitória de Santo Antão‟s campus of the Federal Institute of Pernambuco about the inclusion of students that have special educational needs on the technical-professional courses available on this Federal Institution of professional education. It will also talk about the theoretical references of the national and international politics about “inclusive education” and the politics on the official targets. The inclusive education of this paper is approached as a policy which guarantees that the student acceptance is not only formal and that the student with special needs actually have the real opportunity to perform and participate on the activities offered by the school. When necessary, that will be executed with the correct support. This investigation followed a qualitative approach, being used as instruments to collect data: a review of documents (laws, reports of participants, minutes and also school records of students, when necessary) and semi-structured interviews with the participants (audio recording). The method used for interpretation of the data followedthe proposition known as "content analysis". After analyzing the data, we concluded that the inclusion, on the researched school, has been generally determined as positive and the mechanisms of exclusion were found on a lighter degree on the attitudinal aspect if compared to the architectural aspect. On this last one, we could identify on the researched field the lack of accessible conditions. The school's approach to the subject was noticeable through adaptation attempts but they were limited. The construction of ramps and bathroom that were adapted bring a partial mobility but the complete autonomy is still compromised. The results show that the process of educating the students with special educational needs struggles more with foreshadow of integration than the ones on inclusion | eng |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Lucília Augusta Lino de | |
dc.contributor.advisor1ID | 582372167-68 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6864986517265595 | por |
dc.contributor.referee1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.referee2 | Glet, Rosana | |
dc.creator.ID | 050047734-59 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1418658599004132 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. ABRAMOWICZ Anete; Moll, Jaqueline (org). Para Além do fracasso escolar. Campinas, SP. Papirus (1997). ARANHA, M. S. F. Educação Inclusiva – Referenciais para a construção de Sistemas Educacionais Inclusivos: a escola. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2004. v. 3. BAPTISTA, C. R.. (org.). Inclusão e escolarização – múltiplas perspectivas. Mediação Porto Alegre, p. 95-106, 2006. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997. BAUMEL, R. C. R. de C. Formação de professores: algumas reflexões. In: BAUMEL, R. C. R. de C. & RIBEIRO, M. L. S. (orgs.). Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo, Ed. Avercamp, 2003. BEYER, H. O. Da Integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, C. R. (Org.) Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 73 -81. BEZ, A. da S.Inclusão escolar e formação docente: um estudo de caso sobre a experiência do grupo de discussões IFC campus Sombrio. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2011. BEZERRA, P. S. Acessibilidade: Da obtenção do lugar a construção de um espaço. Associação Brasileira de Psicologia Social, 2007, Rio de Janeiro. Anais Eletronicos...Belo Horizonte: ABRASPSO, 2007. Cd-rom. BIANCHETTI, Lucídio & FREIRE, Ida Mara (Org). Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania/ organizadores. Campinas, SP. Papirus, 1998. (Série Educação Especial). BLANCO, L. Falando sobre necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro. SME-Rio/Instituto Helena Antipoff, 2001. BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, LTDA, 1994. BRASIL. Programa TECNEP - Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas. IN: BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica: projetos e ações 2010. Brasília: MEC, Editora IFB, 2010. _________. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Concepção e diretrizes. MEC. PDE. Brasília. 2010. _________. (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009. 80 _________. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade de Educação Especial, 2009. _________. INEP. Censo Escolar 2009. _________. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. _________. Contribuição à Construção de Políticas para o Ensino Agrícola da Rede Federal Vinculada ao MRC/SETEC : Versão para Discussão. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília. 2007. _________. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Ministério da Educação, Brasília. 2007. _________. INEP. Censo Escolar 2006. _________. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Secretaria de Educação Especial. Brasília. 2005. _________.Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. BRASÍLIA: MEC/SEESP, 2003. _________. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n°. 1, de 18 e fevereiro de 2002. _________. Decreto nº 3.956. Brasília, 8/10/01 Presidência da República. Brasília, 2001. _________. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP. Brasília. 2001. _________. Lei nº 10.098, de 19/12/2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. 2000. _________. Decreto nº 3.298, de 20/12/99. Secretaria de Educação Especial. Brasília.1999. _________. Portaria nº. 1.679, de 2/12/1999. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade, principalmente no ensino superior. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1999. _________. Lei nº 9394/96 de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. 1996 _________. Lei nº 9394/96 de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. 1996 _________. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial: Área de Deficiência Múltipla. Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP. Brasília. 1995. _________. Lei n.º 8.899, de 29/06/94. Dispõe sobre o passe-livre em transporte coletivo interestadual, Brasília. 1994. 81 _________. Política Nacional de Educação Especial. Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP. Brasília, 1994. _________. Portaria nº 1793, de 27/12/1994. Recomenda a inclusão da disciplina “Aspectos Ético-Político-Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais” prioritariamente nos cursos de Pedagogia, Psicologia e em todas as Licenciaturas. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 dez. 1994. _________. Lei nº 8069, de 13/07/90. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília. 1990. _________. Lei nº 7.853, de 24/10/1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, Institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. 1989. _________. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988. __________. Ministério da Educação. - COAGRI. Colégio Agrícola de Alegre. Escola-Fazenda. Brasília, jul. 1975. __________. Lei nº 5.692, de 11/09/71. Lei de Diretrizes e Bases do Ensino de 1º e 2º graus. Brasília. 1971. _________. Lei nº 4.024/61 de 20/12/61. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. 1961. _________. Decreto nº. 15.706, de 25 de janeiro de 1919. _________. Decreto nº. 12.893, de 28 de fevereiro de 1918. BRAUN, P. & VIANNA, M. M. Atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais e plano de ensino individualizado: desdobramentos de um fazer pedagógico. In: PLETSCH, M. D. (org.). Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Edur Editora, Seropédica/RJ, 2011. (no prelo) BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 110 p. BRUMER, A.; PAVEI, K.: MONCELIN, D. Saindo da "escuridão": perspectiva da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias, São Paulo, ano 6 nº 11, p 300-327, jan./jun.2004. BRUNO, M. M. G. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara, 1993. BRUNO, M. M. G. Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica. São Paulo: Laramara, 1997. 124 p. 82 BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. In: Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 3. n.5, 7-25, 1999. _____________. A inclusão de alunos diferentes nas classes comuns do ensino regular. Temas do Desenvolvimento, v.9 nº 54, p. 21-27, 2001. ______________. Educação Especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. EDUC, São Paulo, 2004. CAPELLINI1, S. A. , et al. Desempenho de escolares bons leitores, com dislexia e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em nomeação automática rápida. In. Revista Sociologia Brasileira de Fonoaudiologia. 2007; p 114-119. CARVALHO-FREITAS, M. N. de./MARQUES, A. L. (org.). O trabalho e as pessoas com deficiência: Pesquisas, Práticas e Instrumentos de Diagnóstico. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas./Antônio Luiz Marques. (organizadores). 1ª Ed. (ano 2008), 1ª reimpr./Curitiba: Juruá, 2009. 304p. CARVALHO-FREITAS, M. N. de./MARQUES, A. L. A Diversidade através da História: A Inserção no Trabalho de Pessoas com Deficiência. Organização & Sociedade. Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 14. N. 41. p. 59-78, abr./jun. 2007. CARVALHO. R. E. A escola inclusiva como a que remove barreiras para a aprendizagem e para a participação de todos. In: GOME. M. (Org.). Construindo as Trilhas para a Inclusão. Ed. Vozes, 2009. p. 36-50. CORREIA, L. de M. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto: Editora Porto, 1999. COSTA, M. C. M. A Educação Inclusiva em uma Unidade do Colégio Pedro II – Um Estudo de Caso. 2009. 90f. Monografia (Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e o Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2009. CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. SãoPaulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Flacso, 2000. DEJOURS, C. Réhabiliter La normalité? Le Passant Ordinaire. V. 45-46, p 21-28, 2003. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Editora UFPR. DUARTE, R. Pesquisa Qualitativa: Reflexões Sobre Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139 – 154, março/ 2002. EAFVSA. Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão. Plano de Desenvolvimento Institucional 2005-2010. Vitória de Santo Antão, 2005. 83 FERREIRA, M. C. C. Os movimentos possíveis e necessários para que uma escola faça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. & VICTOR, S. L. (orgs). Pesquisa e Educação Especial – mapeando produções. Edufes, Espírito Santo, p. 139-176, 2005. FERRETI, C. J. A Reforma do Ensino Técnico da Década de 1990: Entre a Proposta e a Prática. Trabalho e Educação. Vol. 17, nº 1 . jan. / abr. 2008 . FRIGOTTO, G. A nova e a velha faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (org.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. e RAMOS, M. Educação Profissional e Desenvolvimento. Centro Internacional de Educação Técnica e Profissional. UNESCO. 2004. FIGUEIRA, E. Caminhando em Silêncio: Uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na historia do Brasil. – São Paulo: Giz Editora, 2008. FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução Roberto Cataldo Costa; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. – Porto Alegre: Artmed, 2009. FOGLI, B. F. C. S. A dialética da inclusão em educação: uma possibilidade em um cenário de contradições - Um estudo de caso sobre a implementação da política de Inclusão para alunos com deficiências na Rede de Ensino Faetec. 2010. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2010 FONES, R. de S. O desafio da Educação Inclusiva no município de Niterói: das propostas oficiais às experiências em sala de aula. 2007. 160 f. (Tese de Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro. 2007. FRANCO, C.; et al . Eficacia escolar en Brasil: investigando prácticas y políticas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. In: SANTIAGO C. (Org.). Educación y brechas de equidad en América Latina. Santiago: Preal, 2006. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Moraes, 1980. GARCIA, R. M. C. Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2004. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GLAT, R. Educação Inclusiva: uma reflexão sobre a dimensão curricular. Palestra Ministrada no INES, Rio de Janeiro, 2007 84 GLAT, R. & BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Coleção Questões atuais em Educação Especial, v. VI), Editora Sete Letras, p. 15-35, Rio de Janeiro, 2007. _______. & FONTES, R. de S. & PLETSCH, M. D. Uma breve reflexão sobre o papel da Educação Especial frente ao processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em rede regular de ensino. In: Revista Inclusão Social: desafios de uma educação cidadã. Editora Unigranrio, nº 6, Duque de Caxias/RJ, p. 13-33, novembro de 2006. ________. & PLETSCH, M. D. Diferentes dimensões do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais do Município do Rio de Janeiro. In: ANACHE, A. A. & OSÓRIO, A. C. do N. Da Educação Especial à educação na diversidade – escolarização, práticas e processos. Editora da UFMS, Campo Grande/MS, p. 89-106, 2010. ________. & PLETSCH, M. D. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, v. 2, p. 345-356, 2010. GOMES, Márcio. (organizador). Construindo as trilhas para a inclusão. – Petrópolis, RJ Vozes, 2009. – (Coleção Educação Inclusiva) GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. ___________. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8ª edição. Rio de Janeiro - RJ: Civilização Brasileira, 1991. ___________. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fones, 1978. IFPE. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2013. Recife, 2009. JANNUZZI, G. M. de. A educação do deficiente no Brasil – dos primórdios ao início do século XXI. Autores Associados, Campinas, São Paulo, 2004. JESUS, D. M. de. Formação continuada: constituindo um diálogo entre teoria, prática, pesquisa e a educação inclusiva. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. & VICTOR, S. L. (orgs). Pesquisa e Educação Especial – mapeando produções. Edufes, Espírito Santo, p. 203-218, 2006. JIMÉNEZ, R. B. Modalidade de escolarização. A classe especial e a classe de apoio. In: ___. (Cord.) Necessidades educativas especiais. Lisboa: Dinalivro, 1997, p.37-51. 85 LIBANEO, J. C. Igualdade e diversidade: qual proposta de escola inclusiva? In: Educativa. Revista do Departamento de Educação. Universidade Católica de Goiás. v. 5, n. 1, jan./jun. Goiânia, 2002. p. 135-145. _____________. Vozes e narrativas na ação grupal: trajetórias de formação de professores pesquisadores na perspectiva da inclusão escolar. In: JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, L. S. (orgs.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Editora Mediação, Porto Alegre, p. 166-175, 2007. KLEIN, M. Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências? Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p435-449, set./ dez. 2006. LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, S. K. A prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classe regular: um estudo de caso com abordagem etnográfica. 2005 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2005. MARTINS, L. A. R. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In: MARTINS, L. A. R. et. al. (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006. p.17-26. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo. v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004 MARTINS, V. M. A. Evasão e repetência no ensino técnico agrícola: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Agrícola de Vitória de Santo Antão - PE. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2010. MAZZOTTA. M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. Editora Cortez, São Paulo, 2005. MAUÉS, O. C., GOMES, E. MENDONÇA, F. L. Políticas para a Educação Profissional Média nos Anos 1997-2007. Trabalho e Educação . vol.17, n º 1 . jan. / abr. . 2008. MINAYO, M. C. Pesquisa social - teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2000. MIRANDA, J. C. C. de. O ensino agrícola no Ministério da Agricultura. In; Boletim dos Cursos de Aperfeiçoamento, especialização e extensão. Brasil, Rio de Janeiro: CNEPA/Universidade Rural, 1949. 86 MOTA, R. M. S. A educação especial no ensino profissionalizante das escolas agrotécnicas federais: possibilidade de inclusão. 2008. 142f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro. 2008. NETO, O. C. Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade . 21 ed. Petrópolis, RJ. p. 51-66. Editora Vozes. 1993. OIT - Convenção da organização internacional do trabalho nº 159, 20 de junho de 1983 sobre Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1983. OLIVEIRA, E. S. G. e GLAT, R. Educação Inclusiva: ensino fundamental para os portadores de necessidades especiais. In: VALLE, B. de B. R. , NOBRE, D.; 2003. OLIVEIRA, E. S. G. e MACHADO, K. S. Adaptações curriculares: caminho para uma educação Inclusiva. In: GLAT. R et. al. (Org.). Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Editora 7 Letras, 2007. p.36-52. OMOTE, S. Perspectivas para conceituação de deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v.2, n.4, p. 127-135, 1996. ONU. Organização das Nações Unidas. Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes. Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas. 1982. PARIZZI, R. A. A prática pedagógica do professor de educação especial: aprendendo a ensinar com a diversidade. São Carlos, 2000. 237 p. Tese (Doutorado em Educação)- UFSCar PAULA, Lucilia A. L. de. Educação profissional: investigando a interação família escola e seu papel na produção da qualidade do ensino. In: ANAIS do II SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e tecnológica. Belo Horizonte, MG, CEFET-MG, maio de 2010. ___________________. Educação Profissional e Qualidade de Ensino: investigando a interação família-escola. Relatório Final do Projeto apoiado pelo Edital CNPq 19/2004. CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, 2007. _____________________. Ética, Cidadnia e Educação Especial. In: Revista Brasileira de Educação Especial. Vol.4. Piracicaba, ABPEE, 1996. Pag.91-109. PESSOTI, I. Deficiência mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz/Edusp. 1984. PLAISANCE, E. Sobre a inclusão: do moralismo abstrato à ética real. Disponível em: www.cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/6.doc. Acessado em: 07 de janeiro de 2011. PLETSCH, M. D. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Editoras NAU & EDUR, Rio de Janeiro, 2010. 87 _____________. O professor itinerante como suporte para Educação Inclusiva em escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. _____________. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes política e resultados de pesquisa. Aceito para publicação na Educar em Revista, nº33. Curitiba, 2009. _____________. & BRAUN, P. Acessibilidade e adaptações ao currículo: recursos necessários para o processo de ensino-apredizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Anais do III Seminário Internacional: Escola e cultura. Rio de Janeiro, 2008. _____________. & GLAT, R. A formação de professores na perspectiva da inclusão escolar: a etnografia como pressuposto para a pesquisa-ação. Rio de Janeiro, 2008. (mimeo) _____________. & GLAT, R. O ensino itinerante como suporte para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino. In: Revista UNOPAR Científica, v. 7, nº 1, p 33-40, Londrina/PR, 2006. PIETRO, R. G. Inclusão escolar: algumas considerações sobre o conceito e suas implicações. In: RAMOS, R.. Educação Inclusiva Direitos Humanos na Escola. Passos para a inclusão. 4ª Edição. – São Paulo: Cortez, 2008. POKER, R. B. Surdez, funções cognitivas e libras. São Paulo. Disponível na internet em: http://www.santaluciafilippini.com.br/site%2045%20anos/cslf/Downloads/Downloads%20Biologia/normas_bibliog.pdf. Acessado em 07 de janeiro de 2011. REDIG, A. G. Ressignificando a Educação Especial no contexto da educação inclusiva: a visão de professores especialistas. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2010. RIOS, K. G. Estágio supervisionado externo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim: implicações e perspectivas. Seropédica, UFRRJ, PPGEA, Dissertação de Mestrado, 2010. RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. Summus Editora, São Paulo, 2006. SILVA, I. C. M. da; PLETSCH, M. D. A Política de “Educação Inclusiva” no Ensino Técnico-Profissional: Resultados de um Estudo de Caso. Revista Democratizar, v.IV, n.1, mai./ago. 2010. SILVA, S. A deficiência mental, os espaços educacionais e o processo de integração. Campinas, 1994. 111 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNICAMP SILVA, R. F. C.; LUNA, D. Diversidade Cultural - A percepção dos gestores em organizações da grande Florianópolis. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 28., Curitiba. Anais eletrônico...Curitiba: Em ANPAD, 2004. Cd-rom. 88 SOUZA, J. S. Trabalho, Qualificação, Ciência e Tecnologia no Mundo Contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de educação profissional. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 1-15, jul./dez., 2004. SOARES, A. M. D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária nos anos 90: regulação ou emancipação? Tese (Doutorado em Desenvolvimento Agrícola e Sociedade). CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro, 2003. SUPLINO. M. H. F. O. Retratos e imagens das vivências inclusivas de dois alunos com autismo em classes regulares. 2007.169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007 TANAKA, E. D. O.; MANZINI, J. E. O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência? Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 11, n. 2, p. 273-294, ago. 2005. UNESCO. Convenção da Guatemala. UNESCO, 1999. ________. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990. ___________. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994. UNICEF. Relatório da Situação da Adolescência Brasileira. Brasília, 2003. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/9727/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16024/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22338/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28706/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35260/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41880/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47372/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53788/2011%20-%20Isabelle%20Cristine%20Mendes%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2677 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-05-07T12:29:49Z No. of bitstreams: 1 2011 - Isabelle Cristine Mendes da Silva.pdf: 2886065 bytes, checksum: 5a6dad3e2f537aa79f0dd505e929db1a (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-07T12:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Isabelle Cristine Mendes da Silva.pdf: 2886065 bytes, checksum: 5a6dad3e2f537aa79f0dd505e929db1a (MD5) Previous issue date: 2011-03-31 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Isabelle Cristine Mendes da Silva.pdf | 2011 - Isabelle Cristine Mendes da Silva. | 2.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.