Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12961
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dc.contributor.authorBastos, Renato De Angeli Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:34Z-
dc.date.issued2021-02-24
dc.identifier.citationBASTOS, Renato De Angeli Ferreira. Política de cotas, função social e perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes: uma análise do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12961-
dc.description.abstractPor todo o Brasil, os campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia registram altos índices de evasão e fechamento de cursos desde suas fundações. No estado do Espírito Santo, as instituições passam por esses mesmos impasses. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre a evasão escolar no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, da Escola Agrotécnica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Itapina, distrito do município de Colatina, ao Norte do Estado, no período de 2016 a 2019. A pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e estatística, com a finalidade de entender a amplitude do fenômeno da evasão entre os alunos cotistas, sob a visão administrativa e docente. O referencial teórico apoia-se em pesquisadores renomados acerca do referido assunto; e quanto à análise documental, utilizou-se a legislação federal que normaliza os Institutos Federais e os documentos internos do Ifes. O objetivo primário foi levantar as características do público evadido na referida unidade de ensino, no período anteriormente apontado. Embora não seja causa única, a pesquisa apontou que o fator econômico parece predominar sobre as demais razões geradoras dos altos índices de evasão, sendo muitas vezes acompanhado da incongruência na conciliação dos estudos com o trabalho, mesmo diante do entendimento, ainda que parcial, de que o curso proporcionará mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Foi possível perceber que a cota social é uma importante ferramenta de inclusão social, uma vez que permite o ingresso de alunos das classes menos favorecidas a uma instituição reconhecidamente de qualidade. Além disso, percebe-se que a questão do acesso é o principal fator limitante quanto à presença de pobres, mulheres, índios e negros nessas instituições, já que o domínio do conteúdo e a sua posterior aprovação ficou evidente na interpretação dos dados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectCotistaspor
dc.subjectIfespor
dc.subjectCursos técnicospor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectQuota holderseng
dc.subjectIfeseng
dc.subjectTechnical courseseng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titlePolítica de cotas, função social e perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes: uma análise do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapinapor
dc.title.alternativeQuota policy, social function and socioeconomic profile of incoming students: an analysis of the technical course in agriculture at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Itapinaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThroughout Brazil, the campuses of the Federal Institutes of Education, Science and Technology register high rates of dropout and closure of courses since their foundations. In the state of Espírito Santo, institutions are experiencing these same stalemates. In this context, this research aims to carry out a case study on school dropout in the Integrated Technical Course for High School in Agriculture, from Escola Agrotécnica, from the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), Campus Itapina, district of the municipality of Colatina, to the North of the State, in the period from 2016 to 2019. The research is of a bibliographic, documentary and statistical nature, with the purpose of understanding the extent of the dropout phenomenon among quota students, under the administrative and teaching view. The theoretical framework is supported by renowned researchers on the subject; and as for documentary analysis, federal legislation that normalizes Federal Institutes and IFES internal documents was used. The primary objective was to survey the characteristics of the evaded public in the aforementioned teaching unit, in the period previously mentioned. Although not a single cause, the research pointed out that the economic factor seems to predominate over the other reasons that generate high dropout rates, being often accompanied by incongruence in the reconciliation of studies with work, even in the face of the understanding, albeit partial, of that the course will provide more opportunities for insertion in the job market. It was possible to perceive that the social quota is an important tool for social inclusion, since it allows students from the less favored classes to enter a recognized quality institution. In addition, it is clear that the issue of access is the main limiting factor regarding the presence of the poor, women, Indians and blacks in these institutions, since the mastery of the content and its subsequent approval was evident in the interpretation of the data.eng
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.advisor1ID052.061.917-01por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee1ID052.061.917-01por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Silva, André Romero da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1497-6093por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3079774974302460por
dc.contributor.referee3Saleme, Estêvão Bissoli
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1856-3824por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757661847246456por
dc.creator.ID077.723.377-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500622732477074por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALKMIM, M. R. G. O perfil do aluno cotista negro do IFNMG Campus Januária no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017. ALMEIDA, G. O. DE. O perfil, as áreas de atuação e competências de licenciados egressos do Curso de Licenciatura em Geografia do IFES-Campus Nova Venécia-ES. Nova Venécia, ES: IFES, 2019. APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009. BARDIN, L. Análise de Conteúdo.Presses Universitaires de France, 1977. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011. BAUER, M. W., GASKELL, G., ALLUN, N. C., Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: Evitando confusões, In: BAUER, M. W., GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som um manual prático. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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