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Tipo do documento: Dissertação
Título: Política de cotas, função social e perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes: uma análise do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
Título(s) alternativo(s): Quota policy, social function and socioeconomic profile of incoming students: an analysis of the technical course in agriculture at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Itapina
Autor(es): Bastos, Renato De Angeli Ferreira
Orientador(a): Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Primeiro membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Segundo membro da banca: Silva, André Romero da
Terceiro membro da banca: Saleme, Estêvão Bissoli
Palavras-chave: Evasão;Cotistas;Ifes;Cursos técnicos;Políticas públicas;Evasion;Quota holders;Ifes;Technical courses;Public policies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Fev-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: BASTOS, Renato De Angeli Ferreira. Política de cotas, função social e perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes: uma análise do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumo: Por todo o Brasil, os campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia registram altos índices de evasão e fechamento de cursos desde suas fundações. No estado do Espírito Santo, as instituições passam por esses mesmos impasses. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre a evasão escolar no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, da Escola Agrotécnica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Itapina, distrito do município de Colatina, ao Norte do Estado, no período de 2016 a 2019. A pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e estatística, com a finalidade de entender a amplitude do fenômeno da evasão entre os alunos cotistas, sob a visão administrativa e docente. O referencial teórico apoia-se em pesquisadores renomados acerca do referido assunto; e quanto à análise documental, utilizou-se a legislação federal que normaliza os Institutos Federais e os documentos internos do Ifes. O objetivo primário foi levantar as características do público evadido na referida unidade de ensino, no período anteriormente apontado. Embora não seja causa única, a pesquisa apontou que o fator econômico parece predominar sobre as demais razões geradoras dos altos índices de evasão, sendo muitas vezes acompanhado da incongruência na conciliação dos estudos com o trabalho, mesmo diante do entendimento, ainda que parcial, de que o curso proporcionará mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Foi possível perceber que a cota social é uma importante ferramenta de inclusão social, uma vez que permite o ingresso de alunos das classes menos favorecidas a uma instituição reconhecidamente de qualidade. Além disso, percebe-se que a questão do acesso é o principal fator limitante quanto à presença de pobres, mulheres, índios e negros nessas instituições, já que o domínio do conteúdo e a sua posterior aprovação ficou evidente na interpretação dos dados.
Abstract: Throughout Brazil, the campuses of the Federal Institutes of Education, Science and Technology register high rates of dropout and closure of courses since their foundations. In the state of Espírito Santo, institutions are experiencing these same stalemates. In this context, this research aims to carry out a case study on school dropout in the Integrated Technical Course for High School in Agriculture, from Escola Agrotécnica, from the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), Campus Itapina, district of the municipality of Colatina, to the North of the State, in the period from 2016 to 2019. The research is of a bibliographic, documentary and statistical nature, with the purpose of understanding the extent of the dropout phenomenon among quota students, under the administrative and teaching view. The theoretical framework is supported by renowned researchers on the subject; and as for documentary analysis, federal legislation that normalizes Federal Institutes and IFES internal documents was used. The primary objective was to survey the characteristics of the evaded public in the aforementioned teaching unit, in the period previously mentioned. Although not a single cause, the research pointed out that the economic factor seems to predominate over the other reasons that generate high dropout rates, being often accompanied by incongruence in the reconciliation of studies with work, even in the face of the understanding, albeit partial, of that the course will provide more opportunities for insertion in the job market. It was possible to perceive that the social quota is an important tool for social inclusion, since it allows students from the less favored classes to enter a recognized quality institution. In addition, it is clear that the issue of access is the main limiting factor regarding the presence of the poor, women, Indians and blacks in these institutions, since the mastery of the content and its subsequent approval was evident in the interpretation of the data.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12961
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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